Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

1. Linguagens e Identidade de Gênero

Inovações e rupturas linguísticas: linguagem neutra e os discursos que a (in)formam
Dandara Oliveira, Alessa Francine Silva
DISCUTINDO SOBRE A REALIZAÇÃO DE ARTIGO FEMININO DIANTE DE NOME PRÓPRIO MASCULINO NO PORTUGUÊS BRASIELRIO
Déreck Ferreira Pereira
A INTERFERÊNCIA DAS VARIÁVEIS GÊNERO E SEXUALIDADE NO SENTIMENTO DE INCLUSÃO DE RECIFENSES ACERCA DO USO DE ARTIGO DEFINIDO DIANTE DE ANTROPÔNIMOS
Déreck Ferreira Pereira
MULHER-MÃE: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NO JORNAL FOLHA DO OESTE (1930/1960)
Micheli Rosa

2. Linguagens, Aquisição e Dissolução

Estudos nacionais sobre a linguagem multimodal no processo de atenção conjunta em contextos atípicos: uma revisão
Roberio Gomes da Silva Filho, Renata Fonseca Lima da Fonte
ASPECTOS MULTIMODAIS DA LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA AUTISTA NO DIRECIONAMENTO DA ATENÇÃO DO INTERLOCUTOR: UM ESTUDO DE CASO
Fernanda Carolina Paiva dos Santos, Renata Fonseca Lima da Fonte
A prosódia: uma possibilidade enunciativa no autismo.
Carlos Moraes, Jailson Jackson Faustino, Isabela Barros
A EXPRESSÃO FACIAL EM NARRATIVAS INFANTIS: UM ESTUDO SOBRE A IRONIA VERBAL
Késia Vanessa Nascimento da Silva, Renata Fonseca Lima da Fonte
INTERFACE LINGUÍSTICA: GESTOS ICÔNICOS E HOLÓFRASES EM UMA CRIANÇA AUTISTA
Ádelly Kalyne da Silva Oliveira, Renata Fonseca Lima da Fonte
Cara! Minhola? Associação semântica e a busca pelo significado no livro infantil Caraminholas
Dayane Andrade de Souza, Rafael José Oliveira Ofemann, William Berg Lima da Silva
JARGÃO NA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: ANÁLISE DA CONCEPÇÃO ADOTADA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS
William Berg Lima da Silva, Renata Fonseca Lima da Fonte
A concepção da linguagem no filme “A chegada”: Uma análise da obra pela ótica do Estruturalismo Linguístico
Joanna de Angelis Cavalcanti Mendes Menezes

3. Linguagens e Relações Étnico-Raciais

Por uma formação antirracista, crítica e decolonial de professores
CLEZIO ROBERTO GONCALVES, Erick Soares Drumond
Políticas de formação e educação para as relações étnico-raciais nos cursos de Letras/Espanhol
CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES, Rodrigo Vitorino Ramos Costa
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO RECIFE: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS
senhorita ODAILTA ALVES DA SILVA
Políticas de formação e educação para as relações étnico-raciais nos cursos de Letras/Espanhol
CLEZIO ROBERTO GONCALVES, Rodrigo Vitorino Ramos Costa

4. Linguagens, Literatura e Decolonialidade

O DESBOCAMENTO FEMININO E A ERÓTICA SENIL PRESENTES NA CONSTITUIÇÃO PARÓDICA DO POEMA “A CHAPÉU”, DE HILDA HILST
Rosana Pugina
Drácula e a literatura gótica
Mariana Dias Pinheiro Santos
A literatura comercial como elemento norteador na construção do identitário leitor.
Júlia Maria Correia da Luz
SER MULHER E NEGRA: MOVIMENTOS DE LUTA ANTIRRACISTA EM UM DEFEITO DE COR, DE ANA MARIA GONÇALVES
Adriana Minervina da Silva
Virginia Brindis de Salas, Carolina Maria de Jesus e Celeste Estrela: Gênero, raça e decolonialidade na escrita da mulher negra.
Gerardo Enrique De Ávila Gutiérrez
PERCEPÇÕES DECOLONIAIS NA PERSONAGEM “JU”, DA SÉRIE DE QUADRINHOS “CONFINADA”, DE LEANDRO ASSIS
Fernanda Ferreira Barreto
O mecanismo do bode expiatório como resolução dramática em Júlio César e Hamlet, de William Shakespeare
Emilly Silva Rodrigues
HÁ ESPERANÇA NOS RELATOS DESUMANIZADOS EM “O QUINZE”
Lidiane Da Silva Monteiro, Adrielly Da Silva Gomes, Niciene Dina Campos De Oliveira Nascimento
ASPECTOS DO GROTESCO EM ROMANCE DOS DOIS SOLDADOS DE HERODES, DE OSMAN LINS
ALEXSANDRO SOUTO MAIOR SOUTO MAIOR

5. Linguagens, Política e Sociedade

NEOLOGISMOS CRIADOS A PARTIR DA XXI EDIÇÃO DO PROGRAMA BIG BROTHER BRASIL
Larissa Vitória Ferreira de Andrade, Antonina Emanoela Monteiro Santos, Micaely Gomes Pacheco da Silva
AS FALHAS NAS EXIGÊNCIAS DA GRAMÁTICA TRADICIONAL E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO: ESTUDOS E HIPÓTESES SOBRE OS DESVIOS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL
Larissa Caroline Wanderley Carvalho
O sonho americano reacentuado: uma análise dialógica dos discursos de Donald Trump
Graziella Steigleder Gomes, Tamiris Machado Gonçalves
NOVO CORONAVÍRUS: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO JORNALÍSTICO POR MEIO DAS METÁFORAS
Raquel Couto Galácio, Karine Silveira
O IMPACTO SOCIAL DOS TEXTOS NA CULTURA: ANÁLISE DO FESTIVAL ITAQUIENSE DE TEATRO
Eduardo Vieira da da Silva
O IMPACTO SOCIAL DOS TEXTOS NA CULTURA: ANÁLISE DO FESTIVAL ITAQUIENSE DE TEATRO
Eduardo Vieira da da Silva
UMA ANÁLISE SEMÂNTICA ENUNCIATIVA DA “AMIZADE” ENTRE OS EUA E O BRASIL, ATRAVÉS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA DE WALT DISNEY
Monika Lira Malhoit, Isabela Barbosa Rêgo Barros
“SÓ O PROFESSOR NÃO QUER TRABALHAR NA PANDEMIA”: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO DISCURSIVA
Jussivania de Carvalho Vieira Batista Pereira
Pontos de vista em jogo: como argumentam as notícias?
GOMES Emanuelli Barbosa
"REPENSEMOS A TAREFA DE PENSAR O MUNDO": A POLÍTICA DA LITERATURA NA POESIA DE HILDA HILST
Anderson Felix dos Santos
Teologia da Libertação e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra: Um entrelaçamento político-discursivo que permeia a língua
Alessandra Stefanello
PRODUÇÃO DO GÊNERO “BOOKTRAILER” NA ESCOLA SOB A ÓTICA DOS MULTILETRAMENTOS: diálogos propositivos para sala de aula
DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA
NOVO CORONAVÍRUS: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO JORNALÍSTICO POR MEIO DAS METÁFORAS
Karine Silveira
O significado das cores na Idade Média: um estudo sobre a influência socio-cultural nos vestidos de casamento
Natália Barlavento da Mota Maciel, Karen Evelin Ramos da Silva
ASPECTOS DAS CANTIGAS DE ESCÁRNIO E MALDIZER NAS FAKE NEWS — PROCESSOS DE MANIPULAÇÃO DE MASSA QUE TRANSPASSAM O TEMPO
Adrielly Gomes, Matheus Henrique Ferreira, Andressa Maria Souza
O apelo ao pathos na construção argumentativa de quadrinhos digitais
Miranda Silva de Allan Márcio

6. Linguagens e Ensino

A importância da linguagem na educação segundo Quintiliano
Yasmim Andrade Pontes
A LINGUAGEM LITERÁRIA E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA DISCUSSÃO
Lucas Evangelista Saraiva Araújo, Natanael de Mâcedo Carvalho
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E A LITERATURA DE CORDEL NOS PROCESSOS DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA
Helayne Julliane Lima dos Santos, Flávia Tavares da Costa Ramos
RESENHAR EM UM DIA: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA
Darlene da Silva Ribeiro Andrade
MULTISSEMIOSES E MULTILETRAMENTOS: UMA ANÁLISE DOS INFOGRÁFICOS EM PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM E DAS REDAÇÕES NOTA MIL
Josemeire Caetano Silva, Roseli Wanderley de Araújo Serra, Roberta Varginha Ramos Caiado
Revista de Estudos de Português Língua Internacional: potencial para o ensino e a pesquisa
Giuliana Giglio, Jefferson Evaristo
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÉXICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA COLEÇÃO “PORTUGUÊS: LINGUAGENS” DO ENSINO MÉDIO
Severino Carlos da Silva
O humor no livro didático: "quando achar" graça é uma obrigação
Alexandre Duarte Gomes, Yasmim da Silva Gomes, Maria Luiza Cintra Bione
ENTRE AS TRILHAS E PERSPECTIVAS DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: OLHARES POSSÍVEIS AOS SEUS LETRAMENTOS E OS ASPECTOS SOCIODISCURSIVOS DA LINGUAGEM
Manuela Solange Santos de Jesus
A organização retórica de introduções de artigos científicos em literatura.
Penelope Moura Lopes
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO NAS CHARGES SOBRE AS PANDEMIAS DO SÉCULO XXI
Izadora Pedruzzi, Karine Silveira
Aspectos multimodais e valorativos em sequência de leitura do curta-metragem “Float”
Gislaine Huk, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo
Educação Musical numa reflexão dialógica com as Práticas de Letramento
EDIVALDO FERREIRA DE ARRUDA, ILKA VERLANE DA SILVA ARRUDA, ROBERTA VARGINHA RAMOS CAIADO
O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM INGLÊS EM MEIO AO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Letícia Batista Dornelas, Ana Paula Domingos Baladeli
OS GÊNEROS DISCURSIVOS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DA REDE ESTADUAL PAULISTA
Renata Cristina Alves
A CHARGE E O PROCESSO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA: um relato de experiência sobre uma intervenção na produção textual dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental
ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO
“O melhor de dois mundos”: uma abordagem interativa de gêneros
Maria Ladjane dos Santos Pereira
LINGUAGEM, ENSINO E AUTORREFLEXÃO METODOLÓGICA
Ketllyn Izadora Ferreira da Silva, Wedja Nívea da Silva Cavalcanti
A leitura literária sob a perspectiva do mapeamento da experiência estética
Kayo Henriky Lima da Silva, Josuel Belarmino de Oliveira
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO NAS CHARGES SOBRE AS PANDEMIAS DO SÉCULO XXI
Karine Silveira
O vocabulário-temático e seu ensino: Proposta didática para a leitura de textos de ficção em FLE
Natália Barlavento da Mota Maciel, Rosiane Xypas
LINGUAGEM, ENSINO E AUTORREFLEXÃO METODOLÓGICA
Ketllyn Izadora Ferreira da Silva, Wedja Nívea da Silva Cavalcanti
Experiências de leitura e produção de artigos científicos por estudantes de graduação do curso de letras
Lidya Rafaella da Silva Morais
Literatura e História: Um relato de experiência no ensino de Língua Inglesa
Renato da Silva Oliveira

8. Linguagens e Inclusão

O QUE PROPÕEM AS ESCOLAS INCLUSIVAS PARA SURDOS?
Leonardo da Silva Santos, Izabelly Correia dos Santos Brayner
DESAFIOS NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REMOTO
Leonardo da Silva Santos

9. Linguagens e Tecnologias

UMA LEITURA STEAMPUNK E TECNOLÓGICA DA OBRA "A LIÇÃO DE ANATOMIA DO DR. LOUISON" (2014), DE ENÉIAS TAVARES
Andreza Braga Modesto
TRILHAS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS
Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeire Caetano da Silva, Roberta Varginha Ramos Caiado
MULTILETRAMENTO DIGITAL: FANFICTION EM SALA DE AULA
ANA KARLA DA SILVA MARTINS, MÔNICA Laís Granja Cordeiro, Luciano de Souza Santos
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NO WHATSAPP: UMA ANÁLISE DOS STICKS E DOS MEMES NAS CONVERSAS DE WHATSAPP
Luciano de Souza Santos, ANA KARLA DA SILVA MARTINS, Mônica Laíz Granja Cordeiro
Experiência de monitoria remota: uma análise sobre o letramento digital
Everton Henrique Souza da Silva, Andreza Kaisa dos Santos Gomes
DISCUTINDO OS MULTILETRAMENTOS E AS TDICS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO REMOTO
Elizabhett Christina Cavalcante da Costa
A INTERFACE DOS LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PARA ALÉM DO TECNICISMO
Ana Paula Domingos Baladeli
LÍNGUA PORTUGUESA E TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS: A UBIQUIDADE DA APRENDIZAGEM DA LEITURA NA ERA PANDÊMICA
Cristina Albert Mesquita, Roberta Varginha Ramos Caiado
LÍNGUA PORTUGUESA E TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS: A UBIQUIDADE DO ENSINO DA LEITURA NA ERA PANDÊMICA
Fábio Albert Mesquita, Roberta Varginha Ramos Caiado
O USO DO PROJETO DE JOGO LLABRAD COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Bruna Emanuelly Signori, Heidy Elizia Sauer
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E OS MÉDIA DIGITAIS NA ESFERA DA LUSOFONIA
JOAO DA SILVA DE SOUSA
A interação dialógica nas redes sociais: como o dialogismo está presente nas interações entre usuários do TikTok.
Karina Gomes da Silva
PONTOS DE MUTAÇÃO NAS CIÊNCIAS NATURAIS SOB A PERSPECTIVA DAS INTERAÇÕES DIALÓGICAS
EDIVALDO FERREIRA ARRUDA
“TINHA DE SER DE PERNAMBUCO”: Imaginário(s), Memória(s) e Resistência(s) em/na rede
João Victor da Silva Carvalho


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Realização
Universidade Católica de Pernambuco
Coordenação da Graduação em Letras
Rua do Príncipe, 526, Boa Vista, bloco B, 1º andar.
CEP. 5050-900.
Santo Amaro, Recife, PE.