1. Linguagens e Identidade de Gênero
Inovações e rupturas linguísticas: linguagem neutra e os discursos que a (in)formam | |
Dandara Oliveira, Alessa Francine Silva |
DISCUTINDO SOBRE A REALIZAÇÃO DE ARTIGO FEMININO DIANTE DE NOME PRÓPRIO MASCULINO NO PORTUGUÊS BRASIELRIO | |
Déreck Ferreira Pereira |
A INTERFERÊNCIA DAS VARIÁVEIS GÊNERO E SEXUALIDADE NO SENTIMENTO DE INCLUSÃO DE RECIFENSES ACERCA DO USO DE ARTIGO DEFINIDO DIANTE DE ANTROPÔNIMOS | |
Déreck Ferreira Pereira |
MULHER-MÃE: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NO JORNAL FOLHA DO OESTE (1930/1960) | |
Micheli Rosa |
2. Linguagens, Aquisição e Dissolução
Estudos nacionais sobre a linguagem multimodal no processo de atenção conjunta em contextos atípicos: uma revisão | |
Roberio Gomes da Silva Filho, Renata Fonseca Lima da Fonte |
ASPECTOS MULTIMODAIS DA LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA AUTISTA NO DIRECIONAMENTO DA ATENÇÃO DO INTERLOCUTOR: UM ESTUDO DE CASO | |
Fernanda Carolina Paiva dos Santos, Renata Fonseca Lima da Fonte |
A prosódia: uma possibilidade enunciativa no autismo. | |
Carlos Moraes, Jailson Jackson Faustino, Isabela Barros |
A EXPRESSÃO FACIAL EM NARRATIVAS INFANTIS: UM ESTUDO SOBRE A IRONIA VERBAL | |
Késia Vanessa Nascimento da Silva, Renata Fonseca Lima da Fonte |
INTERFACE LINGUÍSTICA: GESTOS ICÔNICOS E HOLÓFRASES EM UMA CRIANÇA AUTISTA | |
Ádelly Kalyne da Silva Oliveira, Renata Fonseca Lima da Fonte |
Cara! Minhola? Associação semântica e a busca pelo significado no livro infantil Caraminholas | |
Dayane Andrade de Souza, Rafael José Oliveira Ofemann, William Berg Lima da Silva |
JARGÃO NA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: ANÁLISE DA CONCEPÇÃO ADOTADA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS | |
William Berg Lima da Silva, Renata Fonseca Lima da Fonte |
A concepção da linguagem no filme “A chegada”: Uma análise da obra pela ótica do Estruturalismo Linguístico | |
Joanna de Angelis Cavalcanti Mendes Menezes |
3. Linguagens e Relações Étnico-Raciais
Por uma formação antirracista, crítica e decolonial de professores | |
CLEZIO ROBERTO GONCALVES, Erick Soares Drumond |
Políticas de formação e educação para as relações étnico-raciais nos cursos de Letras/Espanhol | |
CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES, Rodrigo Vitorino Ramos Costa |
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO RECIFE: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS | |
senhorita ODAILTA ALVES DA SILVA |
Políticas de formação e educação para as relações étnico-raciais nos cursos de Letras/Espanhol | |
CLEZIO ROBERTO GONCALVES, Rodrigo Vitorino Ramos Costa |
4. Linguagens, Literatura e Decolonialidade
O DESBOCAMENTO FEMININO E A ERÓTICA SENIL PRESENTES NA CONSTITUIÇÃO PARÓDICA DO POEMA “A CHAPÉU”, DE HILDA HILST | |
Rosana Pugina |
Drácula e a literatura gótica | |
Mariana Dias Pinheiro Santos |
A literatura comercial como elemento norteador na construção do identitário leitor. | |
Júlia Maria Correia da Luz |
SER MULHER E NEGRA: MOVIMENTOS DE LUTA ANTIRRACISTA EM UM DEFEITO DE COR, DE ANA MARIA GONÇALVES | |
Adriana Minervina da Silva |
Virginia Brindis de Salas, Carolina Maria de Jesus e Celeste Estrela: Gênero, raça e decolonialidade na escrita da mulher negra. | |
Gerardo Enrique De Ávila Gutiérrez |
PERCEPÇÕES DECOLONIAIS NA PERSONAGEM “JU”, DA SÉRIE DE QUADRINHOS “CONFINADA”, DE LEANDRO ASSIS | |
Fernanda Ferreira Barreto |
O mecanismo do bode expiatório como resolução dramática em Júlio César e Hamlet, de William Shakespeare | |
Emilly Silva Rodrigues |
HÁ ESPERANÇA NOS RELATOS DESUMANIZADOS EM “O QUINZE” | |
Lidiane Da Silva Monteiro, Adrielly Da Silva Gomes, Niciene Dina Campos De Oliveira Nascimento |
ASPECTOS DO GROTESCO EM ROMANCE DOS DOIS SOLDADOS DE HERODES, DE OSMAN LINS | |
ALEXSANDRO SOUTO MAIOR SOUTO MAIOR |
5. Linguagens, Política e Sociedade
NEOLOGISMOS CRIADOS A PARTIR DA XXI EDIÇÃO DO PROGRAMA BIG BROTHER BRASIL | |
Larissa Vitória Ferreira de Andrade, Antonina Emanoela Monteiro Santos, Micaely Gomes Pacheco da Silva |
AS FALHAS NAS EXIGÊNCIAS DA GRAMÁTICA TRADICIONAL E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO: ESTUDOS E HIPÓTESES SOBRE OS DESVIOS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL | |
Larissa Caroline Wanderley Carvalho |
O sonho americano reacentuado: uma análise dialógica dos discursos de Donald Trump | |
Graziella Steigleder Gomes, Tamiris Machado Gonçalves |
NOVO CORONAVÍRUS: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO JORNALÍSTICO POR MEIO DAS METÁFORAS | |
Raquel Couto Galácio, Karine Silveira |
O IMPACTO SOCIAL DOS TEXTOS NA CULTURA: ANÁLISE DO FESTIVAL ITAQUIENSE DE TEATRO | |
Eduardo Vieira da da Silva |
O IMPACTO SOCIAL DOS TEXTOS NA CULTURA: ANÁLISE DO FESTIVAL ITAQUIENSE DE TEATRO | |
Eduardo Vieira da da Silva |
UMA ANÁLISE SEMÂNTICA ENUNCIATIVA DA “AMIZADE” ENTRE OS EUA E O BRASIL, ATRAVÉS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA DE WALT DISNEY | |
Monika Lira Malhoit, Isabela Barbosa Rêgo Barros |
“SÓ O PROFESSOR NÃO QUER TRABALHAR NA PANDEMIA”: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO DISCURSIVA | |
Jussivania de Carvalho Vieira Batista Pereira |
Pontos de vista em jogo: como argumentam as notícias? | |
GOMES Emanuelli Barbosa |
"REPENSEMOS A TAREFA DE PENSAR O MUNDO": A POLÍTICA DA LITERATURA NA POESIA DE HILDA HILST | |
Anderson Felix dos Santos |
Teologia da Libertação e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra: Um entrelaçamento político-discursivo que permeia a língua | |
Alessandra Stefanello |
PRODUÇÃO DO GÊNERO “BOOKTRAILER” NA ESCOLA SOB A ÓTICA DOS MULTILETRAMENTOS: diálogos propositivos para sala de aula | |
DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA |
NOVO CORONAVÍRUS: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO JORNALÍSTICO POR MEIO DAS METÁFORAS | |
Karine Silveira |
O significado das cores na Idade Média: um estudo sobre a influência socio-cultural nos vestidos de casamento | |
Natália Barlavento da Mota Maciel, Karen Evelin Ramos da Silva |
ASPECTOS DAS CANTIGAS DE ESCÁRNIO E MALDIZER NAS FAKE NEWS — PROCESSOS DE MANIPULAÇÃO DE MASSA QUE TRANSPASSAM O TEMPO | |
Adrielly Gomes, Matheus Henrique Ferreira, Andressa Maria Souza |
O apelo ao pathos na construção argumentativa de quadrinhos digitais | |
Miranda Silva de Allan Márcio |
6. Linguagens e Ensino
A importância da linguagem na educação segundo Quintiliano | |
Yasmim Andrade Pontes |
A LINGUAGEM LITERÁRIA E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA DISCUSSÃO | |
Lucas Evangelista Saraiva Araújo, Natanael de Mâcedo Carvalho |
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E A LITERATURA DE CORDEL NOS PROCESSOS DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA | |
Helayne Julliane Lima dos Santos, Flávia Tavares da Costa Ramos |
RESENHAR EM UM DIA: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA | |
Darlene da Silva Ribeiro Andrade |
MULTISSEMIOSES E MULTILETRAMENTOS: UMA ANÁLISE DOS INFOGRÁFICOS EM PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM E DAS REDAÇÕES NOTA MIL | |
Josemeire Caetano Silva, Roseli Wanderley de Araújo Serra, Roberta Varginha Ramos Caiado |
Revista de Estudos de Português Língua Internacional: potencial para o ensino e a pesquisa | |
Giuliana Giglio, Jefferson Evaristo |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÉXICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA COLEÇÃO “PORTUGUÊS: LINGUAGENS” DO ENSINO MÉDIO | |
Severino Carlos da Silva |
O humor no livro didático: "quando achar" graça é uma obrigação | |
Alexandre Duarte Gomes, Yasmim da Silva Gomes, Maria Luiza Cintra Bione |
ENTRE AS TRILHAS E PERSPECTIVAS DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: OLHARES POSSÍVEIS AOS SEUS LETRAMENTOS E OS ASPECTOS SOCIODISCURSIVOS DA LINGUAGEM | |
Manuela Solange Santos de Jesus |
A organização retórica de introduções de artigos científicos em literatura. | |
Penelope Moura Lopes |
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO NAS CHARGES SOBRE AS PANDEMIAS DO SÉCULO XXI | |
Izadora Pedruzzi, Karine Silveira |
Aspectos multimodais e valorativos em sequência de leitura do curta-metragem “Float” | |
Gislaine Huk, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo |
Educação Musical numa reflexão dialógica com as Práticas de Letramento | |
EDIVALDO FERREIRA DE ARRUDA, ILKA VERLANE DA SILVA ARRUDA, ROBERTA VARGINHA RAMOS CAIADO |
O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM INGLÊS EM MEIO AO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Letícia Batista Dornelas, Ana Paula Domingos Baladeli |
OS GÊNEROS DISCURSIVOS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DA REDE ESTADUAL PAULISTA | |
Renata Cristina Alves |
“O melhor de dois mundos”: uma abordagem interativa de gêneros | |
Maria Ladjane dos Santos Pereira |
LINGUAGEM, ENSINO E AUTORREFLEXÃO METODOLÓGICA | |
Ketllyn Izadora Ferreira da Silva, Wedja Nívea da Silva Cavalcanti |
A leitura literária sob a perspectiva do mapeamento da experiência estética | |
Kayo Henriky Lima da Silva, Josuel Belarmino de Oliveira |
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO NAS CHARGES SOBRE AS PANDEMIAS DO SÉCULO XXI | |
Karine Silveira |
O vocabulário-temático e seu ensino: Proposta didática para a leitura de textos de ficção em FLE | |
Natália Barlavento da Mota Maciel, Rosiane Xypas |
LINGUAGEM, ENSINO E AUTORREFLEXÃO METODOLÓGICA | |
Ketllyn Izadora Ferreira da Silva, Wedja Nívea da Silva Cavalcanti |
Experiências de leitura e produção de artigos científicos por estudantes de graduação do curso de letras | |
Lidya Rafaella da Silva Morais |
Literatura e História: Um relato de experiência no ensino de Língua Inglesa | |
Renato da Silva Oliveira |
8. Linguagens e Inclusão
O QUE PROPÕEM AS ESCOLAS INCLUSIVAS PARA SURDOS? | |
Leonardo da Silva Santos, Izabelly Correia dos Santos Brayner |
DESAFIOS NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REMOTO | |
Leonardo da Silva Santos |
9. Linguagens e Tecnologias
UMA LEITURA STEAMPUNK E TECNOLÓGICA DA OBRA "A LIÇÃO DE ANATOMIA DO DR. LOUISON" (2014), DE ENÉIAS TAVARES | |
Andreza Braga Modesto |
TRILHAS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS | |
Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeire Caetano da Silva, Roberta Varginha Ramos Caiado |
MULTILETRAMENTO DIGITAL: FANFICTION EM SALA DE AULA | |
ANA KARLA DA SILVA MARTINS, MÔNICA Laís Granja Cordeiro, Luciano de Souza Santos |
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NO WHATSAPP: UMA ANÁLISE DOS STICKS E DOS MEMES NAS CONVERSAS DE WHATSAPP | |
Luciano de Souza Santos, ANA KARLA DA SILVA MARTINS, Mônica Laíz Granja Cordeiro |
Experiência de monitoria remota: uma análise sobre o letramento digital | |
Everton Henrique Souza da Silva, Andreza Kaisa dos Santos Gomes |
DISCUTINDO OS MULTILETRAMENTOS E AS TDICS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO REMOTO | |
Elizabhett Christina Cavalcante da Costa |
A INTERFACE DOS LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PARA ALÉM DO TECNICISMO | |
Ana Paula Domingos Baladeli |
LÍNGUA PORTUGUESA E TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS: A UBIQUIDADE DA APRENDIZAGEM DA LEITURA NA ERA PANDÊMICA | |
Cristina Albert Mesquita, Roberta Varginha Ramos Caiado |
LÍNGUA PORTUGUESA E TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS: A UBIQUIDADE DO ENSINO DA LEITURA NA ERA PANDÊMICA | |
Fábio Albert Mesquita, Roberta Varginha Ramos Caiado |
O USO DO PROJETO DE JOGO LLABRAD COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA | |
Bruna Emanuelly Signori, Heidy Elizia Sauer |
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E OS MÉDIA DIGITAIS NA ESFERA DA LUSOFONIA | |
JOAO DA SILVA DE SOUSA |
A interação dialógica nas redes sociais: como o dialogismo está presente nas interações entre usuários do TikTok. | |
Karina Gomes da Silva |
PONTOS DE MUTAÇÃO NAS CIÊNCIAS NATURAIS SOB A PERSPECTIVA DAS INTERAÇÕES DIALÓGICAS | |
EDIVALDO FERREIRA ARRUDA |
“TINHA DE SER DE PERNAMBUCO”: Imaginário(s), Memória(s) e Resistência(s) em/na rede | |
João Victor da Silva Carvalho |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Realização
Universidade Católica de Pernambuco
Coordenação da Graduação em Letras
Rua do Príncipe, 526, Boa Vista, bloco B, 1º andar.
CEP. 5050-900.
Santo Amaro, Recife, PE.