Última alteração: 2021-10-21
Resumo
A associação semântica é fundamental para o exercício da memória, assim como pode ser importante também para a construção do léxico, sobretudo na infância. Atividades de comparação paronímica podem funcionar como uma ferramenta para impulsionar a descoberta de novas palavras para crianças que estejam no princípio de sua vida escolar. No livro Caraminholas, um menino, de forma lúdica, busca, por meio da associação semântica, compreender o significado da palavra 'caraminholas', associando conjuntos de sílabas a palavras cujo significado já é conhecido por ele. Diante disso, este trabalho teve por objetivo investigar, no livro, como a associação semântica pode contribuir na busca do significado das palavras por crianças. Para isso, realizamos a análise do livro infantil à luz das teorias da semântica estrutural e da epistemologia genética de Piaget. Desta forma, pudemos realizar uma discussão acerca da maneira como é demonstrada na obra a formação do léxico por uma criança, na passagem do período pré-operatório para o operatório concreto. Constatamos que a criança personagem está no estágio operatório concreto por ser capaz de operar mentalmente, mas não absorver a subjetividade. É nessa fase do desenvolvimento intelectual que a criança mostra uma ascensão do pensamento lógico em busca de um significado. Diante da palavra 'caraminholas', o menino a divide em duas partes, “cara” e “minhola”, e faz uso da associação semântica, quando parte delas em busca de palavras semelhantes que podem compartilhar um mesmo campo lexical, desse modo, levando-as ao significado da palavra-alvo. Outrossim, a paronímia está presente em sua ação, pois ele parte de palavras com semelhança morfológica e fonológica. Destarte, concluímos que o uso de atividades educativas que estimulem a descoberta de novas palavras pode ser importante não apenas para formação do léxico da criança, mas, também, pode inspirá-la a buscar novos conhecimentos.
Palavras-chave
Referências
ABREU,LuizCarlosdeetal.AepistemologiagenéticadePiageteo construtivismo.Rev.bras.crescimentodesenvolv.hum.,SãoPaulo, v.20,n.2,p.361-366,ago.2010.
ANTUNES,Irandé.Lutarcom palavras:coesãoecoerência.São Paulo:Parábola.2005.
AZEVEDO,BelAssunção.Caraminholas.BeloHorizonte:Autêntica Editora,2013.
JACKENDOFF,Ray.SemânticaLexical:umaentrevistacom Ray Jackendoff.ReVEL,vol.11,n.20,2013[www.revel.inf.br].Tradução deGustavoBreunig.
SALLES,JerusaFumagallide;HOLDERBAUM,CandiceSteffen; MACHADO,LetíciaLeuze.Normasdeassociaçãosemânticade50 palavrasdo PortuguêsBrasileiro paracrianças:tipo,forçade associaçãoesetsize.Interam.j.psychol.,PortoAlegre,v.43,n.1, p.57-67,abr.2009.