Última alteração: 2021-10-21
Resumo
Nos últimos anos, o ensino de línguas no Brasil vem dando ênfase aos gêneros textuais como ferramenta para o ensino da leitura e da escrita em salas de aula. As discussões que dizem respeito aos gêneros textuais têm sido ampliadas a partir de diversas abordagens, características composicionais e funcionais dos gêneros em diversos contextos: escolares, acadêmicos e profissionais, voltadas, sobretudo, à leitura e à produção de textos pertencentes a essas práticas de linguagem, como forma de agir socialmente. Este trabalho propõe-se apresentar as diferentes abordagens teórico-metodológicas para o ensino-aprendizagem dos gêneros textuais nas aulas de línguas; socializar uma proposta didática e apresentar percursos metodológicos para a produção dos gêneros textuais, especificamente a produção do gênero resenha no ensino de línguas na Educação Básica. O estudo está fundamentado na abordagem de gêneros de Swales (1990) e da proposta do ciclo de ensino-aprendizagem da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) a partir das contribuições de ROSE & ACEVEDO (2017), a fim de orientar a produção de textos com ênfase na análise de movimentos e passos dos textos produzidos por estudantes da Educação Básica e no modelo descritivo da organização retórica do gênero resenha de Bezerra (2001). Dessa forma, o estudo propõe a objetividade na escrita e adequação aos gêneros textuais na Educação Básica, especificamente, o gênero resenha, uma vez que este é constantemente solicitado como instrumento avaliativo nas aulas de línguas. Além disso, esperamos poder contribuir para o processo formativo discente e docente no processo ensino-aprendizagem do gênero resenha para a Educação Básica.