Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

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A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E A LITERATURA DE CORDEL NOS PROCESSOS DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA
Helayne Julliane Lima dos Santos, Flávia Tavares da Costa Ramos

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


A proposta do artigo é analisar comparativamente como se estabelecem as relações entre a literatura de cordel e os mecanismos de letramento em sala de aula, tomando como referência, os processos da variação linguística, à luz das teorias pertinentes à sociolinguística e dos multiletramentos na perspectiva da linguística aplicada. A metodologia e o corpus investigativo da pesquisa centram-se na observação da estrutura composicional dos cordéis, e o modo como a tipologia textual em questão pode ser empregada no contexto escolar, com o objetivo de desenvolver e promover o letramento no espaço educacional, objetivando os processos de ensino e aprendizagem. Resultados preliminares apontam a presença de um processo de recognição, sobretudo a partir das características delineadas nas narrativas contidas nos cordéis, à medida que o gênero retrata vivências cotidianas e contempla uma linguagem popular, que congraça a forma como a sociedade constrói as suas significações, de maneira simbólica e material, não apenas no âmbito da oralidade, mas também, na seara da escrita. Nos folhetos há o reconhecimento e a produção de valores propiciada pelas dinâmicas culturais, preponderantes para a constituição das práticas atreladas aos processos comunicativos, na esfera da linguagem, para a maneira como os sujeitos inferem e operam os seus processos de socialização e, por último para o modo como os usuários da língua concebem os seus signos e significados através da linguagem articulada e dos contextos interacionais.

Palavras-chave


Linguística; Sociolinguística; Variação Linguística; Letramentos; Multiletramentos

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