A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E A LITERATURA DE CORDEL NOS PROCESSOS DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA
Helayne Julliane Lima dos Santos, Flávia Tavares da Costa Ramos
Última alteração: 2021-10-21
Resumo
A proposta do artigo é analisar comparativamente como se estabelecem as relações entre a literatura de cordel e os mecanismos de letramento em sala de aula, tomando como referência, os processos da variação linguística, à luz das teorias pertinentes à sociolinguística e dos multiletramentos na perspectiva da linguística aplicada. A metodologia e o corpus investigativo da pesquisa centram-se na observação da estrutura composicional dos cordéis, e o modo como a tipologia textual em questão pode ser empregada no contexto escolar, com o objetivo de desenvolver e promover o letramento no espaço educacional, objetivando os processos de ensino e aprendizagem. Resultados preliminares apontam a presença de um processo de recognição, sobretudo a partir das características delineadas nas narrativas contidas nos cordéis, à medida que o gênero retrata vivências cotidianas e contempla uma linguagem popular, que congraça a forma como a sociedade constrói as suas significações, de maneira simbólica e material, não apenas no âmbito da oralidade, mas também, na seara da escrita. Nos folhetos há o reconhecimento e a produção de valores propiciada pelas dinâmicas culturais, preponderantes para a constituição das práticas atreladas aos processos comunicativos, na esfera da linguagem, para a maneira como os sujeitos inferem e operam os seus processos de socialização e, por último para o modo como os usuários da língua concebem os seus signos e significados através da linguagem articulada e dos contextos interacionais.
Palavras-chave
Linguística; Sociolinguística; Variação Linguística; Letramentos; Multiletramentos
Referências
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico – o que é, como se faz. São Paulo: 56 ed. Parábola Editorial, 2015.
BORTONI-RICARDO. Educação em Língua Materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
CRUZ, Antonio Donizeti da; MEZAVILA, Albertina. A literatura de Cordel e sua aplicabilidade no estudo da Variação Linguística. In: Os desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Paraná: Governo do Estado do Paraná, 2016.
ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O Português da Gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Editora Contexto, 2012
LUYTEN, Joseph Maria. O que é Literatura de Cordel. São Paulo: Brasiliense, 2005.
MELO, Veríssimo de, Literatura de Cordel: visão histórica e aspectos principais. In: Literatura de Cordel: antologia. Ceará: Banco do Nordeste do Brasil S.A, 1994.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar Gramática na Escola. São Paulo: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.
ROJO, Roxanne; MOURA, Eduardo. Letramentos, Mídias, Linguagens. 1.ed. São Paulo: Editora Parábola. 2019
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1.ed. São Paulo: Editora Contexto, 2020.
STREET, Brian. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. 1. ed. São Paulo: Editora Parábola. 2014.