Última alteração: 2021-10-21
Resumo
ASPECTOS DO GROTESCO EM ROMANCE DOS DOIS SOLDADOS DE HERODES, DE OSMAN LINS
Alexsandro Souto Maior de Macêdo
Resumo
Objetivos - Estudar, brevemente, a estética do grotesco ao longo da história; Corroborar a versatilidade estética da poética de Osman Lins; Contribuir para divulgação e estudo da dramaturgia osmaniana. Quadro teórico-metodológico – A pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica. Este resumo fundamenta-se no estudo sobre a presença da estética do grotesco no texto dramatúrgico Romance dos dois soldados de Herodes, de Osman Lins, que compõe a trilogia Santa, automóvel e soldado. Aqui, percorre-se o estudo do grotesco da Grécia Antiga às leituras mais contemporâneas, a fim de se justificarem os diversos aspectos do grotesco, presentes no referido texto osmaniano. Resultados – Romance dos dois soldados de Herodes faz uma releitura da matança de crianças ordenada por Herodes, possivelmente, uma alegoria para o momento da ditadura no Brasil. Nada melhor do que a arte grotesca para exprimir os horrores do abuso do poder com sátira numa narrativa, essencialmente, política. No entanto, a categoria do grotesco vai além da visão política. O grotesco também revela a deformidade do espírito humano, o aspecto original na arte e a representação alegórica das festas populares. Todas essas faces do grotesco estão no texto dramatúrgico em análise e redimensionam esteticamente o teatro experimental osmaniano. Conclusões - Compreendemos que a nossa contribuição é lançar um olhar para o teatro osmaniano rejeitado naquela época, mas que nunca esteve tão em voga em um tempo de crises institucionais que atingem esferas como a Igreja, a política e a família, por exemplo. Reler Osman Lins é reconhecer a rica literatura constituinte de sua dramaturgia, mas também um teatro de feitura regionalista-universal, que trata, sobretudo, da condição humana. Palavras-chave: grotesco; dramaturgia; estética.
Palavras-chave
Referências
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