Última alteração: 2021-05-04
Resumo
Percebemos que pedagogias implícitas de gêneros, ainda que considerem o elemento sociológico, tendem a negligenciar a dimensão pedagógica. Por outro lado, pedagogias explícitas centralizam suas forças em apresentar conteúdos estruturados, pensados pedagogicamente, mas abandonam a dimensão social inerente à natureza do conhecimento. Entendida a educação no contexto das relações sociais, parece urgente a necessidade de se equilibrar tais concepções, de forma a abarcar a complexidade inerente ao processo de ensino-aprendizagem e, portanto, não caberia dissociar o pedagógico do social. Nesse sentido, nosso objetivo é buscar articular essas duas dimensões, normalmente, postas em oposição. Para tanto, apoiamo-nos nas contribuições dos estudos de Devitt (2004; 2009) e de Paltridge (2001), cujas pesquisas corroboram para a elaboração de uma abordagem de ensino de gêneros que possibilita, dentre outras coisas, promover o acesso aos gêneros de prestígio na academia a estudantes menos favorecidos. Compreendemos que o gênero abriga uma dimensão ideológica, associada às relações de poder que variam nos diversos contextos. Assim, apresentamos um relato da aplicação de uma abordagem interativa para ensino da resenha, coletada por meio de uma pesquisa-ação, em uma turma iniciante do curso de Direito, de uma instituição de ensino localizada no interior do estado. Os resultados parciais apontam que os estudantes necessitam de uma orientação mais explícita sobre a organização estrutural da resenha. No entanto, percebemos ainda que, para uma escrita bem sucedida, isso não era suficiente, pois ao analisar diferentes exemplares de resenhas da área, junto com os estudantes, identificamos regularidades e variações, fato que um modelo estático, possivelmente, não contemplaria. Dessa forma, chegamos à conclusão de que, diante da heterogeneidade dos estudantes, da área disciplinar e da complexidade própria dos gêneros, por meio de uma abordagem interativa, poderemos alcançar melhores resultados para o desenvolvimento de uma consciência crítica de gêneros.
Palavras-chave
Referências
DEVITT, Amy J. Writing genres. Southern Illinois University Press, 2004.
DEVITT, Amy J. Teaching Critical Genre Awareness. In: BAZERMAN, C. BONINI, A. Figueiredo (Eds). Genre in a changing world. Fort Collins; West Lafayette: Parlor Press, 2009.
PALTRIDGE, B. Genre and the language learning classrroom. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2001.