Última alteração: 2021-10-21
Resumo
Embora os múltiplos recursos didático-pedagógicos que são, hodiernamente, disponibilizados, o livro didático ainda é um instrumento relevante da prática pedagógica brasileira (CASSIANO, 2017). Assim, quando se quer analisar o fazer pedagógico, esse material didático é um importante ponto de reflexão. Tomamos, portanto, a coleção Tecendo Linguagens (OLIVEIRA; ARAÚJO, 2018) como corpus de análise para discutir as abordagens pedagógicas dos textos considerados de humor. A partir, principalmente, das noções de gênero do discurso, compreensão responsiva, alteridade e dialogismo da Teoria Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2010, 2012, 2015, 2016; VOLOCHÍNOV, 2013; VOLÓCHINOV, 2017), analisamos a forma como as atividades de compreensão leitora, na coleção, propõem a construção de sentido. Para isso, observamos o modo como os enunciados de tais questões relaciona-se com os textos, isto é, buscamos identificar se há, ou não, o “fechamento de sentido” (MENDONÇA, 1995, 2006) ou uma “leitura autoritária” (KLEIMAN, 2008). A partir dos dados obtidos, podemos dizer que uma parte substancial das questões analisadas não permite que os alunos construam um sentido próprio para o texto, pois os enunciados exigem que o aluno corrobore o suposto humor que existe nas propostas de leitura. Portanto, essas propostas rompem com a atual concepção hegemônica de leitura, segundo a qual o sentido não está imanente no texto, mas na relação entre autor-texto-leitor (KLEIMAN, 1997; MARCUSCHI, 2008).
Palavras-chave
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Problemas de poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
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CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. Mercado editorial, políticas públicas e educação no séc. XXI. In: ABREU, Tardelli, Lília Santos; BUNZEN, Clecio. Livro didático: dos contextos aos usos em sala de aula.
KLEIMAN, Angela. Texto & Leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, SP: Pontes, 1997.
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MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MENDONÇA, Marina Célia. Silenciamentos produzidos em questões de leitura. 1995. 177 f, Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade de Campinas, Campinas, 1995.
______. Língua e ensino: políticas de fechamento. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v. 2. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
OLIVEIRA, Tania Amaral; ARAÚJO, Lucy Aparecida Melo. Tecendo Linguagens: 6º ano, 7º ano, 8ºano, 9º ano. 5ªed. Barueri, SP, 2018.
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.