Experiências de leitura e produção de artigos científicos por estudantes de graduação do curso de letras
Lidya Rafaella da Silva Morais
Última alteração: 2021-10-21
Resumo
Ao adentrarem na universidade, os estudantes de graduação lidam com a necessidade de dominar a escrita e a produção dos diversos gêneros que são requeridos nesse ambiente por meio das práticas e eventos de letramento de seus cursos, construindo uma identidade própria condizente com as suas comunidades. Contudo, a maioria dos graduandos, especialmente recentemente saídos do ensino médio, sentem dificuldades ao entrarem em contato, muitas vezes pela primeira vez, com os gêneros acadêmicos. A partir dessa problemática, o presente trabalho tem como finalidade apresentar um estudo sobre como estudantes do curso de graduação de Letras da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) enxergam e lidam com a produção do gênero artigo científico. O corpus é formado por 6 questionários sobre a leitura de graduandos da referida instituição analisados a partir do arcabouço teórico dos estudos sobre letramentos acadêmicos e sobre a escrita de artigos científicos, com base em autores como Araújo e Bezerra (2013), Juchum (2014), Lea e Street (1998) e Silva Júnior e Silva (2017), entre outros. A análise das respostas revela que os estudantes, em sua maioria, enfrentaram dificuldades para se apropriarem do gênero artigo científico, uma vez que não tiverem contato anterior no ambiente escolar, mas que, embora ainda exista uma certa insegura ocasionada pelas eventuais falhas que ocorreram na produção dos seus primeiros textos, em geral, sentem-se capazes de produzir artigos coesos e bem estruturados, dominando métodos e técnicas. O presente estudo permitirá o desenvolvimento de debates e pesquisas sobre a questão das vivências acadêmicas de graduandos, contribuindo para a compreensão de como ocorrem a assimilação e produção dos gêneros acadêmicos e da escrita por esses estudantes.
Palavras-chave
Letramentos acadêmicos, Estudantes de graduação, Artigos científicos
Referências
ARAÚJO, Camila Maria de; BEZERRA, Benedito Gomes. Letramentos Acadêmicos: leitura e escrita de gêneros acadêmicos no primeiro ano do curso de letras. Diálogos – Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, n. 9, p. 5-37, 2013.
JUCHUM, Maristela. A escrita na universidade: uma reflexão com base no que os alunos dizem em seus textos. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 13, n. 1, p. 107-129, 2014.
LEA, Marie R.; STREET, Brian. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998.
SILVA JÚNIOR, Silvio Nunes da; SILVA, Maria Claudicélia Curvelo da. A construção do letramento acadêmico, o letramento existente ao desejado: análise da escrita acadêmica e da fragmentação identitária do estudante de letras. Revista Philologus, ano 23, n. 67, p. 132-142, jan,/abr.2017.