Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

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Estudos nacionais sobre a linguagem multimodal no processo de atenção conjunta em contextos atípicos: uma revisão
Roberio Gomes da Silva Filho, Renata Fonseca Lima da Fonte

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


Este trabalho foca nos estudos nacionais realizados entre 2011 a 2020 sobre os aspectos multimodais da linguagem de crianças atípicas em contextos de atenção conjunta. Desse modo, o objetivo geral foi investigar o funcionamento multimodal da linguagem no processo de atenção conjunta de crianças atípicas a partir de um levantamento bibliográfico de estudos nacionais, para isso, os objetivos específicos foram identificar as especificidades/distúrbios de linguagem de crianças que caracterizam condições atípicas na dinâmica multimodal do processo de atenção conjunta e analisar os aspectos multimodais da linguagem de crianças em interações de atenção conjunta. A pesquisa envolveu um estudo bibliográfico de natureza qualitativa e, para coleta de dados, realizamos uma busca de artigos científicos nacionais, que abordaram o tema multimodalidade no processo de atenção conjunta em condições atípicas, nas bases eletrônicas de dados Scientific Eletronic Library Online – SciELO, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Em relação aos estudos sobre atenção conjunta em condições atípicas de crianças, o autismo foi a temática mais estudada nas pesquisas nacionais, totalizando 6 trabalhos; as especificidades da cegueira, da síndrome de Down e da surdez também foram abordadas em diferentes pesquisas, totalizando 3, 4 e 3 respectivamente. Os aspectos multimodais coatuantes em cenas de atenção conjunta encontrados foram as produções vocais, gestos dêiticos e movimentos corporais, no Autismo; tato e produção vocal, na Cegueira; gesto de apontar, na síndrome de Down; sinais, gestos e olhar, na Surdez. Observamos que cada contexto atípico estudado revela uma singularidade do funcionamento multimodal em contextos de atenção conjunta.

Palavras-chave


atenção conjunta; multimodalidade; crianças atípicas

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