Última alteração: 2021-05-04
Resumo
O descrédito em volta da literatura infanto-juvenil comercial percorre os âmbitos escolar e acadêmico há algum tempo. É perpetuada a ideia de que adolescentes e jovens que consomem esse tipo de obra não são totalmente leitores pois essas não são obras clássicas e, em alguns casos, até consideradas banais. Com o intuito de desmistificar o estigma existente para com a literatura infanto-juvenil, essa pesquisa tem como objetivo analisar o impacto cultural de obras literárias e comerciais voltadas para o público jovem e como essas histórias contribuem para a construção de suas identidades ao longo do crescimento. Temos a intenção, através de uma pesquisa qualitativa, de levantar dados, a partir de enquetes realizadas no Google Formulários, de quais obras são mais relevantes para cada faixa etária e discutir como ela contribui na formação do identitário leitor. Com base no estudo de Vasques (2007), que foi essencial para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi possível refletir sobre as carências e possibilidades na formação do leitor contemporâneo.