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Por uma formação antirracista, crítica e decolonial de professores
Última alteração: 2021-10-21
Resumo
O mito da democracia racial - entendido aqui como a ideia que paira no imaginário coletivo de que todas as raças vivem em harmonia, não havendo distinções ou segregações na maneira como são tratadas ou como interagem socialmente - é uma das muitas sequelas deixadas pelo violento processo de exploração dos negros sequestrados em África e trazidos ao Brasil, e que também merece destaque nesta pesquisa. Este trabalho se propõe a investigar de que maneira a presença do negro é representada na coleção de livros didáticos de língua inglesa, adotada no curso de formação inicial de professores de língua inglesa, ou seja, no Curso de Letras: Licenciatura de Língua Inglesa. São analisadas imagens nos livros didáticos, a partir dos estudos da semiótica, da formação crítica de professores, das relações étnico-raciais, refletidas no livro didático, das relações étnico-raciais no Brasil, sobre branqueamento e branquitude. O estudo procura perceber e analisar como o livro didático, i) contribui para a formação racial crítica desse futuro professor, ii) traz as posições/condições de pessoas negras e iii) trata/retrata a imagem do negro. Investigamos em que medida o estudante é preparado, nos cursos de licenciatura em língua inglesa, para atender ao que será exigido no exercício da profissão com especial atenção à lei 10.639/2003. Para isso, verificamos em que medida a coleção de livros didáticos adotada pelo Departamento de Letras da IES contempla a temática referente à história e à cultura africana e, além disso, analisamos as crenças dos professores em formação no que se refere à pertinência da discussão do tema nas aulas de Língua Inglesa.O mito da democracia racial - entendido aqui como a ideia que paira no imaginário coletivo de que todas as raças vivem em harmonia, não havendo distinções ou segregações na maneira como são tratadas ou como interagem socialmente - é uma das muitas sequelas deixadas pelo violento processo de exploração dos negros sequestrados em África e trazidos ao Brasil, e que também merece destaque nesta pesquisa. Este trabalho se propõe a investigar de que maneira a presença do negro é representada na coleção de livros didáticos de língua inglesa, adotada no curso de formação inicial de professores de língua inglesa, ou seja, no Curso de Letras: Licenciatura de Língua Inglesa. São analisadas imagens nos livros didáticos, a partir dos estudos da semiótica, da formação crítica de professores, das relações étnico-raciais, refletidas no livro didático, das relações étnico-raciais no Brasil, sobre branqueamento e branquitude. O estudo procura perceber e analisar como o livro didático, i) contribui para a formação racial crítica desse futuro professor, ii) traz as posições/condições de pessoas negras e iii) trata/retrata a imagem do negro. Investigamos em que medida o estudante é preparado, nos cursos de licenciatura em língua inglesa, para atender ao que será exigido no exercício da profissão com especial atenção à lei 10.639/2003. Para isso, verificamos em que medida a coleção de livros didáticos adotada pelo Departamento de Letras da IES contempla a temática referente à história e à cultura africana e, além disso, analisamos as crenças dos professores em formação no que se refere à pertinência da discussão do tema nas aulas de Língua Inglesa.
Palavras-chave
Lei. 10.639/03; Formação de professor; Livro didático.
Referências
GOMES, Janaína D. (2016). Por uma educação antirracista. In: GONÇALVES, Clézio R., MUNIZ, Kassandra da. Educação como prática da igualdade racial na escola. Belo Horizonte: Mazza, pp. 79-141.
GONÇALVES, Clézio R., GOMES, Janaína D.; MUNIZ, Kassandra da S. (orgs.) (2015). Pensando Áfricas e suas diásporas: aportes teóricos para a discussão negro-brasileira. Belo Horizonte (MG): Nandyala.
GONÇALVES, Clézio R., MUNIZ, Kassandra da Silva (2016). Educação como prática da igualdade racial na escola. Belo Horizonte: Mazza.