Última alteração: 2021-10-21
Resumo
A regência de aula no Ensino Fundamental se constitui para muitos graduandos em licenciatura, uma oportunidade de desenvolver habilidades docentes. A atividade de ministrar aula estimula no discente o interesse pelo ramo da docência, conduzindo-o no desenvolvimento do planejamento de aulas práticas inovadoras de ensino-aprendizagem. Calcados nessa ótica, esta pesquisa teve como objetivo analisar as metodologias e práticas de ensino de língua portuguesa, com ênfase nas práticas adotadas pela Base Comum Curricular Nacional (BNCC), na escola Humberto Soares, em uma turma do 9º do ensino fundamental. Para tanto, apoiou-se nos estudos sobre metodologias e práticas didáticas no ensino de Língua Portuguesa, com ênfase na realização de uma oficina de leitura utilizando o gênero multimodal fanfic. Nesse sentido, vale destacar que os principais autores que contribuíram para este estudo foram: Rojo (2013), Cosson (2014) e Grossi (2008). Como resultados, a análise do corpus desta pesquisa evidenciou que a utilização do gênero textual fanfic possibilita que diante da leitura de textos multimodais na construção identitária do perfil leitor, não só os professores, como também cabe à escola se ambientarem às novas tecnologias da informação e comunicação, a fim de alcançar melhores desempenhos nos processos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Espera-se que essa pesquisa possa iluminar futuros docentes sobre a necessidade de inserir o digital no ambiente escolar, com o propósito de capacitar os alunos nas mais variadas práticas de letramento que circulam na sociedade, por meio de interações midiáticas.
Palavras-chave
Referências
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed., 5ª impressão. São Paulo: Contexto, 2014.
GROSSI, Gabriel Pillar. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola, São Paulo, SP, n° 18, abr. 2008.
ROJO, Roxane (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.