Última alteração: 2021-05-06
Resumo
Dada a normatividade da BNCC (BRASIL, 2018), as redes de ensino reelaboraram seus currículos a fim de atender tais aspectos. Nesse sentido, a SEDUC-SP reformula sua base comum e, em consequência, reconstrói os materiais didáticos, nível de concretização curricular apresentado ao professor, à luz dessa nova base comum. Assim, este trabalho objetiva refletir sobre como se dá a seleção e trato dos gêneros discursivos nos materiais didáticos da rede estadual paulista, SP Faz Escola. Para tanto, a ancoragem teórica dá-se na perspectiva dos estudos Bakhtinianos da linguagem (BAKHTIN, 2006 [1979]; BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2014 [1929]), dos estudos dos novos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2012) e multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996, 2006 [2000]), os quais viabilizam analisar a inserção e trato dos gêneros no currículo paulista. Ampara-se ainda na pesquisa quantitativa (MOITA-LOPES, 1994) de caráter documental (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; LÜDKE; ANDRÉ, 2018), na área da Linguística Aplicada (PENNYCOOK, 1998; RAJAGOPALAN, 2003), o cotejo entre os textos (BAKHTIN, 2006 [1979]; GERALDI, 2012) possibilita a compreensão das relações estabelecidas, tendo em vista que a materialidade linguístico-semiótica é sempre ancorada socialmente (BAKHTIN, 2006 [1979]; BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2014 [1929]). Os resultados parciais mostram que, de fato, há uma preocupação com gêneros contemporâneos, os quais, inseridos no âmbito digital, os alunos possuem maior contato. Por fim, por meio deste trabalho espera-se contribuir com as discussões sobre ensino de língua portuguesa, para o contexto básico e público.
Palavras-chave
Referências
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