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NOVO CORONAVÍRUS: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO JORNALÍSTICO POR MEIO DAS METÁFORAS
Última alteração: 2021-05-06
Resumo
Partindo da perspectiva sociocognitiva-interacionista, para a qual a linguagem não é um simples código nem que a mente é desvinculada do corpo e ainda que a linguagem não contém um sistema semântico imanente, este trabalho objetiva realizar uma investigação sobre a construção linguística da pandemia do século XXI Covid-19 (coronavírus ou Sars-CoV-2) em textos jornalísticos selecionados do portal Globo (o site de notícias mais acessado de acordo com dados da Alexa), por meio da figura de linguagem metafórica. Logo, a pergunta que buscamos responder é: como o processo de referenciação metafórico contribuiu para a construção do discurso pandêmico? Para tanto, selecionamos textos publicados no mês de março de 2020, mês em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou como pandemia o novo coronavírus. A metodologia a ser utilizada no desenvolvimento deste trabalho é a teórica e a analítica. Para a realização da investigação que propomos, retomamos o estudo da Linguística Cognitiva e da Linguística Textual, sendo relevantes os trabalhos que abordem o Processo de Referenciação. Essa proposta de estudo foi motivada pela quantidade de informações que foram e têm sido veiculadas desde o início do ano de 2020 devido aos portais de notícias na Internet. Por fim, salientamos que nossas primeiras análises mostram que apesar do gênero jornalístico, em tese, ser imparcial metáforas são utilizadas para retomar o objeto do discurso novo coronavírus influenciando na produção de sentido.
Palavras-chave
Pandemia, coronavírus, discurso jornalístico, processo de referenciação, metáforas
Referências
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