Última alteração: 2021-05-04
Resumo
O presente trabalho relata a experiência do estágio de regência obrigatório em língua inglesa, realizado entre os meses de março e abril de 2021 no Centro de Línguas da Universidade Federal de Jataí, na modalidade do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O planejamento e a regência das aulas nos permitiram refletir sobre os impactos do ERE na prática de ensino e, sobretudo na formação de professores de línguas. Para tanto, pesquisamos sobre o ensino de línguas e o estágio obrigatório na EAD e no ERE, como os artigos de Santos, Silva e Alves (2020), Souza e Ferreira (2020), Sousa, Oliveira e Martins (2020), Veloso e Walesko (2020). Estas pesquisas foram feitas com vistas a problematizarmos as características do ensino mediados por tecnologias digitais. Tais leituras e reflexões culminaram na elaboração de três planos de aula e execução de três regências em uma turma de inglês instrumental. Fomos capazes de observar que a necessidade de utilização do método remoto nos fez buscar métodos e materiais de ensino que talvez não fossem contemplados anteriormente. No entanto, a mediação da tecnologia interferiu no ensino conforme nossa concepção, que se beneficia da abordagem comunicativa. Concluímos, portanto, que, apesar das questões como acesso e interação serem desafiadoras no ERE, o desenvolvimento de aulas de língua inglesa para a modalidade remota se mostrou proveitoso para professores em formação inicial.
Palavras-chave
Referências
SANTOS, E. M.; ISIDORO DA SILVA, W.; ALVES MENDES, A. Ensino Remoto e o Estágio Curricular em Língua Inglesa: relatos de caso do CESAD-UFS. EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 11, n. 1, p. 1303-1319, 25 nov. 2020.
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