Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

Tamanho da fonte: 
O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM INGLÊS EM MEIO AO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Letícia Batista Dornelas, Ana Paula Domingos Baladeli

Última alteração: 2021-05-04

Resumo


O presente trabalho relata a experiência do estágio de regência obrigatório em língua inglesa, realizado entre os meses de março e abril de 2021 no Centro de Línguas da Universidade Federal de Jataí, na modalidade do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O planejamento e a regência das aulas nos permitiram refletir sobre os impactos do ERE na prática de ensino e, sobretudo na formação de professores de línguas. Para tanto, pesquisamos sobre o ensino de línguas e o estágio obrigatório na EAD e no ERE, como os artigos de Santos, Silva e Alves (2020), Souza e Ferreira (2020), Sousa, Oliveira e Martins (2020), Veloso e Walesko (2020). Estas pesquisas foram feitas com vistas a problematizarmos as características do ensino mediados por tecnologias digitais. Tais leituras e reflexões culminaram na elaboração de três planos de aula e execução de três regências em uma turma de inglês instrumental. Fomos capazes de observar que a necessidade de utilização do método remoto nos fez buscar métodos e materiais de ensino que talvez não fossem contemplados anteriormente. No entanto, a mediação da tecnologia interferiu no ensino conforme nossa concepção, que se beneficia da abordagem comunicativa. Concluímos, portanto, que, apesar das questões como acesso e interação serem desafiadoras no ERE, o desenvolvimento de aulas de língua inglesa para a modalidade remota se mostrou proveitoso para professores em formação inicial.


Palavras-chave


Formação inicial de professores; Ensino de língua inglesa; Ensino Remoto Emergencial.

Referências


SANTOS, E. M.; ISIDORO DA SILVA, W.; ALVES MENDES, A. Ensino Remoto e o Estágio Curricular em Língua Inglesa: relatos de caso do CESAD-UFS. EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 11, n. 1, p. 1303-1319, 25 nov. 2020.

SOUZA, E.M.F.; FERREIRA, L.G. Ensino Remoto Emergencial e o Estágio Supervisionado nos Cursos de Licenciatura no Cenário da Pandemia COVID-19. Revista Tempos e Espaços em Educação. Sergipe, v. 13, n. 32, 2020.

SOUSA, C.H.A.; OLIVEIRA, F.T.C.; MARTINS, E.S. Ensino de Língua Inglesa e Cultura Digital em Tempos de Pandemia: o desafio de superar o curto espaço de tempo entre o dito e o vivido. ReDoC: Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, 2020. pp. 141 - 161.

VELOSO, Fernanda S.; WALESKO, Angela M.H. Estágio supervisionado remoto de línguas estrangeiras em tempos de pandemia: experiências e percepções na UFPR. Revista Nova Paideia. Brasília/DF, v. 2, n. 3, 2020.  pp. 35 – 57.