Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

Tamanho da fonte: 
MULTISSEMIOSES E MULTILETRAMENTOS: UMA ANÁLISE DOS INFOGRÁFICOS EM PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM E DAS REDAÇÕES NOTA MIL
Josemeire Caetano Silva, Roseli Wanderley de Araújo Serra, Roberta Varginha Ramos Caiado

Última alteração: 2021-05-04

Resumo


É notório que as práticas sociais dos jovens contemporâneos dialogam com a cultura de massa das mídias, com os avanços da internet, com a cultura hibridizada do crescimento tecnológico e com as multissemioses dos textos do hodierno. As multissemioses presentes nos textos de diferentes gêneros, que circulam nas diversas esferas comunicativas, possibilitam análises e interpretações multissemióticas, as quais também estão presentes nos infográficos das propostas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, a comunicação, que também é baseada em imagens, tem influenciado amplamente nossas vidas em todos os sentidos, especialmente com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), visto que os infográficos mesclam semioses diversas, além de dados estatísticos que auxiliam na construção da argumentação da redação modelo ENEM. O objetivo de nossa pesquisa é analisar as multissemioses presentes nos infográficos, das últimas cinco propostas de redação do ENEM, e suas influências na construção da competência discursiva e na aquisição de multiletramentos dos candidatos que obtiveram a nota máxima no exame. Nosso corpus constitui-se de propostas de redação do ENEM e de redações de candidatos que conseguiram a nota máxima no exame nacional, todos de domínio público. Para tanto, utilizaremos uma releitura da análise semiótica proposta por (SANTAELLA; 2012; 2017); no tocante à Pedagogia dos Multiletramentos, estudos com base em (BEVILAQUA; 2013; ROJO; 2013; ROJO; MOURA; 2012; 2019); e nos pressupostos teóricos da Linguística Textual apoiados em (Marcuschi; 2008; KOCH; 2015); (KOCH; ELIAS; 2009). Nossos resultados atestam a influência das multissemioses, presentes nos infográficos de propostas de redação do ENEM, na construção da competência discursiva e na aquisição de multiletramentos em candidatos que tiraram mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio.

 


Palavras-chave


Multissemioses; Infográficos; Redação do ENEM.

Referências


BEVILAQUA, R. Novos estudos do letramento e multiletramentos: divergências e confluências. RevLet-Revista Virtual de Letras, v. 5, n. 1, 2013.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 3. ed. – São Paulo: Contexto, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

ROJO, R. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SANTAELLA, L. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. 2. ed. São Paulo: Cengage Learrning, 2017.