Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

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Aspectos multimodais e valorativos em sequência de leitura do curta-metragem “Float”
Gislaine Huk, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


Os enunciados com os quais os sujeitos interagem nas diferentes circunstâncias de interação social são formados por uma vasta gama de elementos multimodais, como as palavras, os efeitos sonoros, os gestos e as expressões faciais, as cores, a tipografia, as imagens estáticas e em movimento, os símbolos, dentre outros. Compreender como esses aspectos multissemióticos se inter-relacionam nos diferentes gêneros discursivos a produzir sentidos e gerar réplicas é uma habilidade necessária ao cidadão contemporâneo; por isso a necessidade de ampliar as pesquisas, os estudos e o ensino em relação à multimodalidade.  Com base na concepção dialógica de linguagem, a partir do Círculo de Bakhtin, e de conceitos da teoria da multimodalidade, este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência prospectiva de atividades de leitura para o curta-metragem “Float”, de Bobby Rubio, visando a contribuir com as práticas de leitura de textos multimodais na escola.  A sequência, que tem como público-alvo alunos do 6º ano do ensino fundamental, compõe-se de atividades que examinam os aspectos multimodais do filme, especialmente os movimentos, os efeitos sonoros, as cores, a iluminação, a entonação, o silêncio e as expressões faciais dos personagens, bem como de atividades que exploram apreciações valorativas acerca do curta-metragem, o qual tem como tema a questão do autismo. O estudo e elaboração da sequência de leitura evidenciaram a potencialidade do gênero curta-metragem para analisar aspectos da vida humana e as várias semioses que marcam a sua composição, a funcionar como ferramenta propiciadora do pensamento reflexivo e crítico no ensino de Língua Portuguesa.


Palavras-chave


Multimodalidade; Curta-metragem; Sequência de Leitura

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de: BEZERRA, P. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Curta-Metragem, Float. Direção de  Bobby Rubio. Estados Unidos, 2019, 7min.

ROJO, R., MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

VIEIRA, J. Introdução à Multimodalidade.Brasília: Silvestre, 2015.

VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de: GRILLO, S.; AMÉRICO, E. V. São Paulo: Editora 34, 2017.