Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

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Literatura e História: Um relato de experiência no ensino de Língua Inglesa
Renato da Silva Oliveira

Última alteração: 2021-05-06

Resumo


Esta pesquisa pretende realizar uma discussão sobre as relações entre Literatura e História no ensino de literaturas de língua inglesa. Neste sentido, foi desenvolvida uma sequência expandida, baseada nas propostas de Cosson (2007), tendo como objeto, o conto Rip Van Winkle de Washington Irving. A sequência foi realizada com uma turma de 3ª série do ensino médio, em uma escola de ensino integral no estado da Paraíba. Nesse sentido, foi visto a necessidade de construir uma efetiva relação entre a história e a literatura na sala de aula, não apenas como disciplinas que compõem um currículo formado por diferentes áreas, mas por meio de um trabalho interdisciplinar que promova a conscientização e reflexão de como são intrínsecas, as relações entre essas produções para o fortalecimento do conhecimento adquirido pelos alunos na sala de aula. Sendo assim, os resultados foram consolidados por meio de atividades que promoveram o conhecimento e interesse pela literatura em língua inglesa, da análise das relações que o conto constrói com a história da Independência dos Estados Unidos e da compreensão de fatos históricos ocorridos no século XIX.


Palavras-chave


Literatura; História; Ensino.

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