Última alteração: 2021-05-06
Resumo
Esta pesquisa pretende realizar uma discussão sobre as relações entre Literatura e História no ensino de literaturas de língua inglesa. Neste sentido, foi desenvolvida uma sequência expandida, baseada nas propostas de Cosson (2007), tendo como objeto, o conto Rip Van Winkle de Washington Irving. A sequência foi realizada com uma turma de 3ª série do ensino médio, em uma escola de ensino integral no estado da Paraíba. Nesse sentido, foi visto a necessidade de construir uma efetiva relação entre a história e a literatura na sala de aula, não apenas como disciplinas que compõem um currículo formado por diferentes áreas, mas por meio de um trabalho interdisciplinar que promova a conscientização e reflexão de como são intrínsecas, as relações entre essas produções para o fortalecimento do conhecimento adquirido pelos alunos na sala de aula. Sendo assim, os resultados foram consolidados por meio de atividades que promoveram o conhecimento e interesse pela literatura em língua inglesa, da análise das relações que o conto constrói com a história da Independência dos Estados Unidos e da compreensão de fatos históricos ocorridos no século XIX.
Palavras-chave
Referências
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In. ______. Textos de Intervenção, seleção, apresentações e notas de Vinícius Dantas, São Paulo: Livraria Duas Cidades; Editora 34, 2002, p. 77-92.
CHARTIER, Roger. A História Cultural. RJ: Bertrand, 1990.
COSSON, Rildo. Letramento Literário:teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2007.
ECO, Umberto. Seis Passeios pelos Bosques da Ficção. S. Paulo: Companhia das Letras, 1999.
IRVING, Washington. Rip Van Winkle. São Paulo: CERED, Ed.SOL, 2006.
ISER. W. La Ficcionalización: dimensión antropológica de lãs ficciones literárias. In:
GARRIDO DOMINGUEZ. A.(Comp). Teorias de La Ficción Literaria. Madrid: Arcos, 1997.
JANTSCH, A. P. & BIANCHETTI, L. (Orgs.) Interdisciplinaridade:para além da filosofia do sujeito (Petrópolis: Vozes, 2002).
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In.______ História e Memória. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 1994, p 535-549.
PAVEL, T. Las Fronteras de La Ficción. In: GARRIDO DOMINGUEZ. A.(Comp). Teorias de La Ficción Literaria. Madrid: Arcos, 1997.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SEGRE, Cesare. La Ficción Literaria. In. Principios de análisis Del Texto Literário, Barcelona: Crítica: 1985.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1983.
WHITE, Hayden. O Texto Histórico como Artefato Literário. In.______. Trópicos do Discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: Edusp, 1994, p. 97-116.