O apelo ao pathos na construção argumentativa de quadrinhos digitais
Miranda Silva de Allan Márcio
Última alteração: 2021-05-06
Resumo
Tomando como aspecto basilar os pressupostos da Linguística Textual, esta pesquisa convoca para a realização de seus objetivos uma base teórica que trata das noções de língua, texto, referenciação, bem como a de pathos e de argumentação no discurso. Para tanto, concebemos o texto como um evento o qual compreende os sujeitos como agentes sociais capazes, como afirma Cavalcante (2012), de estabelecer a sua própria realidade e universo de discurso. À vista disso, o texto é materializado por meio dos gêneros, os quais permitem a realização de diferentes modos em prol de uma significação. A partir dos pressupostos teóricos contidos em Cavalcante (2012), Custódio Filho (2011) e Matos (2018), Amossy (2018) e Oliveira (2020), busca-se nesta pesquisa entender e analisar como o fenômeno textual-discursivo, que é a referenciação, contribui para o estabelecimento de uma construção argumentativa nos quadrinhos, bem como a forma a qual pathos é mobilizado. Dessa maneira, fazendo uso do aparato teórico até aqui discorrido e explicitado, como resultado das análises desta pesquisa, percebemos a intrínseca relação da mobilização do apelo ao pathos na construção argumentativa em quadrinhos digitais que circulam na plataforma Instagram, atentando especificamente para o modo como o locutor mobiliza processos referenciais na tentativa de influenciar o(s) interlocutor(es) a aderir(em) a determinada visão de mundo.
Palavras-chave
Linguística Textual; Argumentação; Quadrinhos digitais
Referências
AMOSSY, R. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.
CAVALCANTE, M.M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.
CUSTÓDIO FILHO, V. Múltiplos Fatores; Distintas Interações; Esmiuçando o Caráter Heterogêneo da Referenciação. 2011. 330f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2011.
MATOS, J. G. As redes referenciais na construção de notas jornalísticas. 2018. 259f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2018.
OLIVEIRA, R. L. de. Uma análise textual do phatos em polêmicas. 2020. 133f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2020.