Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

Tamanho da fonte: 
PRODUÇÃO DO GÊNERO “BOOKTRAILER” NA ESCOLA SOB A ÓTICA DOS MULTILETRAMENTOS: diálogos propositivos para sala de aula
DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA

Última alteração: 2021-05-06

Resumo


Este trabalho tem por objetivo propor uma sugestão didática que traz como premissa o desenvolvimento de um itinerário par o ensino do gênero “Booktrailler” nas aulas de Língua Portuguesa para alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para isso, recorremos, teórico-metodologicamente, aos estudos da Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012), do Letramento crítico (STREET, 2014) articuladas à noção de texto (CAVALCANTE et al., 2019), como também o que traz o Currículo de Pernambuco (2019) para o eixo da escrita.  Para o desenvolvimento dessa proposta, é essencial a escolha de uma metodologia ativa no âmbito de (re)significação da prática docente, tomando a aula de Língua Portuguesa como acontecimento. Assim, tendo em vista nosso itinerário didático,  ou seja, o trabalho didático com os processos de produção escrita do gênero digital “booktrailler“ que se organiza pela multimodalidade (RIBEIRO, 2016; 2021), reconhecemos os gêneros  textuais/discursivos como instrumentos necessários à diversidade de letramentos ancoradas nas práticas de linguagens contemporânea para inserção do discente num diálogo de agentividade na vida social.  Uma vez que a aula de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental deve formar cidadãos críticos e autônomos, em que o nosso aluno tenha condições de atuar como eficiente leitor e produtor de textos multimodais.


Palavras-chave


Itinerário didático; Produção escrita; Pedagogia dos multiletramentos; Currículo de Pernambuco; Anos finais do Ensino Fundamental.

Referências


CAVALCANTE, M. M. et. al. O texto e suas propriedades: definindo perpspectivas para análise. Revista (Com)textos Linguísticos, v. 13, n. 25, 2019.

PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco. Caderno de Linguagens. Governo do Estado de Pernambuco: Secretaria de Educação e Esportes/UNDIME, 2019.

RIBEIRO, A. E. Textos Multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

RIBEIRO, A. E. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2021.

ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia w na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.