Última alteração: 2021-05-06
Resumo
O nosso trabalho tem como tema o processo de leitura literária. Diante disso, objetivamos investigar e apresentar uma estratégia de leitura mediada pela Teoria do Efeito Estético, de Wolfgang Iser, e pela Teoria Histórico-Cultural, de Vygotsky. Tal associação é corroborada na tese de Santos (2009), a qual também sustenta a fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa. Para basear a nossa proposta, também utilizamos como material o Roteiro Didático Metaprocedimental (RDM), que apresenta caminhos para se pensar em como o processo de leitura literária pode ser realizada em sala de aula, contribuindo, dessa forma, com o ensino de leitura, especificamente, a literária. Assim, através dos processos mentais percebidos na elaboração do mapeamento da experiência estética com o texto literário, espera-se que os alunos se tornem autoconscientes desses processos e em como esses eventos podem influenciar nos sentidos atribuídos ao texto, a partir de sua experienciação propiciada pela interação entre o leitor e o suporte ficcional (texto literário).