Última alteração: 2021-07-10
Resumo
Resumo: Sabe-se que, historicamente, o estudo de língua foi pautado por um aspecto indelével: a dicotomia léxico x gramática, vindo esta última a redundar no inegável centro das atenções (ANTUNES, 2005; 2007; 2012). Acredita-se, porém, que um conhecimento mais amplo do léxico é preponderante para o indivíduo avançar além do repertório comum, construindo ambientes favoráveis para uma comunicação adequada em contextos sociais diversos (BIDERMAN, 2001; LEFFA, 2000). Apoiado na Abordagem Lexical – AL (LEWIS, 1993; 1997; 2000), este trabalho tem por objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem do léxico da língua portuguesa na coleção “Português: Linguagens”, do ensino médio. A AL sugere um estudo de léxico evitando o estudo de palavras isoladas, estimulando o estudo simultâneo e integrado do léxico e da gramática, ou seja, o estudo de padrões léxico-gramaticais. Para alcançar esse objetivo foram analisados os exercícios de léxico na coleção em questão, chegando-se à conclusão de que os seus autores optam pelo uso tradicional de glossários, estimulando o estudo de palavras isoladas e descontextualizadas, modelo esse que não favorece uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, consideradas as orientações da AL.
Palavras-chave: Língua portuguesa; Léxico; Abordagem lexical.