Programação 2019

28872698_2109455086008103_2832161611769184256_o
Acolhida da Comunidade Morada da Paz pelo Observatório das Religiões

Grupo de Estudo

O Grupo de Estudos sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, coordenado pelo prof. Gilbraz na UNICAP, reúne-se desde 2005, sempre nas quartas-feiras, das 17 às 18h, no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (8º andar do bloco G4). O Grupo é aberto à participação de pesquisadores, doutorandos, mestrandos e também a graduandos interessados na iniciação científica, além de militantes do diálogo inter-religioso. Os membros que estão registrados no Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo devem, ao menos, participar de 1/3 das reuniões e apresentar uma produção acadêmica qualificada anualmente.

Nas reuniões semanais do Grupo os participantes compartilham o andamento de suas pesquisas e depois prosseguem com o estudo de uma obra: em 2019 vamos estudar o livro Vida e eternidade nas grandes religiões, do historiador e antropólogo belga Julien Ries. Trata-se de uma história comparada das religiões, através da temática transversal da morte e do além. Essa “passagem” é a experiência mais desafiadora da vida humana. O impacto do desaparecimento das pessoas queridas leva as sociedades a desenvolverem ritos fúnebres e as tradições de fé a apontarem para o reencontro com os antepassados, para a reencarnação ou ressurreição, para o mergulho no nada.

Nesse livro, Julien Ries traz os mais variados ritos e teorias religiosas em torno da morte, subsidiando diacronicamente os estudiosos de religião e também as pessoas que se interessam pelas variações culturais em torno desse assunto. Nós já andamos refletindo um pouco sobre esse tema instigante (veja aqui no blog) e pretendemos concluir o estudo produzindo um material pedagógico sobre a morte e o além nas tradições espirituais da nossa região, tendo em vista a aplicação das Ciências da Religião nas aprendizagens críticas do Ensino Religioso.

.

Encontros e Seminários

A equipe do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife está envolvida igualmente na animação de vários eventos relacionados ao diálogo, em parceria com outros grupos universitários e de educação comunitária:

Dia de combate à intolerância religiosa – 21 de janeiro, encontro e celebração nos Terreiros, Olinda.

A reinvenção do demônio – 17 de fevereiro, participação no Programa Realidades da Rádio Universitária, UFPE.

Magia e paganismo – 22 de fevereiro, defesa da tese de Karina Oliveira no PPGCR-UNICAP.

Diálogo e Ensino Religioso – 26 de fevereiro, roda de conversa sobre Diretrizes Curriculares com Gilberto Garcia na UNICAP.

Todos somos um – 8 de março, assessoria na Escola Popular de Justiça Socioambiental, em Belém-PA.

Cultura, rito e inculturação – 22 e 23 de março, seminário intensivo nos Programas dos estudos de religião na UNICAP.

Protagonismo feminino nas religiões – 26 de março, 14 às 17h mesas de debate das mulheres e sobre as mulheres nas religiões, no auditório Dom Helder da UNICAP.

Articulando a Diversidade – 28 e 29 de março, participação na Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa, em Brasília-DF.

Santos negros – 30 de março, 16h visita guiada a exposição no Museu de Arte Sacra em Olinda.

Artes e ofícios em Educação Popular – 8 a 12 de abril, participação em seminário nacional do OLMA, São Paulo-SP.

O sagrado e o diálogo – 23 de abril, 17 às 19h conferência com Jean-Jacques Wunenburger, sala 5 do bloco G4 da UNICAP.

Religiões e desafios da cidade – 9 de maio, participação na semana teológica da UNICAP.

Pluralismo e Ensino Religioso – 21 a 23 de maio, participação em congresso nordestino da ABHR, na UFPB.

Unidade dos cristãos – 5 de junho, participação em encontro da Semana de Oração pela Unidade na UNICAP.

Escola de diálogo – 17 a 23 de junho, participação no Interreligious Dialogue Meeting, Roma.

Religiões e emancipação – 9 a 12 de julho, participação do nosso GT no Congresso da SOTER na PUCMinas.

Articulando justiça socioambiental – 11 a 13 de setembro, participação no conselho de coordenação do OLMA, Brasília-DF.

Religiões e crise socioambiental – 17 a 20 de setembro, participação do nosso GT no Congresso da ANPTECRE na PUCRio.

O Dom do diálogo – 26 de setembro, participação em roda de conversa na Primavera dos Museus na Casa de Dom Helder, no Recife.

Espiritualidade e diálogo – 27 de outubro a 14 de dezembro, participação no Curso de Imersão em Espiritualidade Inaciana, Espanha.

Desafios e perspectivas para o diálogo – 27 a 29 de outubro, assessoria em encontro sobre Sagrado e Diálogo  na Amazônia na UFAM.

Religião, inculturação e interculturalidade – 31 de outubro 14h, apoio na palestra de Reginaldo Veloso sobre inculturação da liturgia, anfiteatro do bloco G4 da UNICAP.

Religiões afro e pesquisas – 6 de novembro 17h, roda de diálogo na Semana da Consciência Negra, auditório Dom Helder da UNICAP. 

O amor comeu minha intolerância – 12 de novembro, celebração do Fórum Diálogos da Diversidade Religiosa em Pernambuco, no Sinspire, Recife.

Intolerância religiosa no Estado Laico – 13 de novembro 17h, participação em roda de conversa na Semana da Liberdade Religiosa da OAB, na sala 4 do bloco G4 da UNICAP.

Ensino transreligioso – 18 a 20 de novembro, participação no Congresso Nacional de Ensino Religioso na PUCPr.

Libertação e arte – 29 de novembro 14h, apoio na palestra da irmã Adélia Carvalho sobre cultura visual no cristianismo de libertação, biblioteca da UNICAP.

Diálogo inter-religioso e construção da paz – 30 de novembro 15h, assessoria no Encontro da Partilha, Casa de Dom Helder no Recife.

Espiritualidade negra – 17 de dezembro 19h, lançamento do livro Terça Negra no Recife, no Pátio de São Pedro, Recife.

Religiões pela justiça e paz – 27 a 31 de dezembro, Encontro Horas de Paz, em Viamão-RS.

.

Participação em Comissões

O Observatório das Religiões no Recife, através de representações dos seus membros, participa ativamente de articulações e serviços, nacionais e regionais, de promoção do diálogo e do ecumenismo:

Comitê de Respeito à Diversidade Religiosa do Ministério dos Direitos Humanos, que inspira o Programa de TV e WEB Entre o Céu e a Terra, na Rede EBC. Participação de Rosália.

– Equipe de Reflexão da Comissão Episcopal de Comunidades de Base e Cristãos Leigos da CNBB.

Comissão de Pastoral para Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Arquidiocese de Olinda e Recife, que participa do Programa de Rádio Bom Dia Universidade, na RádioWebUPE. Participação de Artur.

Fórum Diálogos – Associação civil para Promoção da Diversidade Religiosa em Pernambuco. Participação de Karina e Thaís.

Observatorio de la diversidad religiosa y de las culturas en América Latina y el Caribe.

Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida.

 
VEJA PROGRAMAÇÕES ANTERIORES POR AQUI.

..