SOBRE OS PROFESSORES DO ENSINO RELIGIOSO

GARCIA

O respeito à diversidade e a promoção do diálogo entre as religiões e filosofias dependem, em larga escala, do trabalho dos professores de cultura religiosa, do Ensino Religioso na escola pública. As Diretrizes Curriculares Nacionais para as graduações de Ciências da Religião dizem, no seu artigo 2º, que “o curso de licenciatura em Ciências da Religião constitui-se como habilitação em nível de formação inicial para o exercício da docência do Ensino Religioso na Educação Básica. Para além da docência, o licenciado em Ciências da Religião poderá atuar como pesquisador, consultor e assessor em espaços não formais de ensino, em instituições públicas e privadas”. Ciências da Religião, pois, é que forma os professores de Ensino Religioso, ajudando a transformar esse componente curricular, outrora catequético e doutrinador, em uma aprendizagem transdisciplinar e emancipadora sobre as experiências espirituais na história humana.

Para falar dessa aplicação pedagógica das Ciências da Religião ao Ensino Religioso, e, sobretudo, do que foi preconizado nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para as graduações na área, a UNICAP vai receber o Dr. Gilberto Garcia em uma roda de conversa aberta ao público, no próximo dia 26 de fevereiro a partir das 15h. O encontro será no Auditório do CTCH, que fica no 1º andar do Bloco B da Universidade, em seu campus da Boa Vista no Recife, e interessa a professores do Ensino Religioso, Mestres e Doutores, graduandos e pós-graduandos em Teologia e em Ciências da Religião. Com certeza, teremos uma tarde muito rica para quem trabalha no campo dos estudos de religião e pesquisa o lugar da religiosidade no espaço público em nosso país!

Gilberto Gonçalves Garcia, que presidiu a Comissão das Diretrizes Curriculares de Ciências da Religião no Conselho Nacional de Educação, possui doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2007). Foi Reitor da FAE – Centro Universitário (1998-2007), Reitor da Universidade São Francisco – USF (2002-2009) e Reitor da Universidade Católica de Brasília – UCB (2015-2018). Atuou como presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias – ABRUC (2007-2009) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB (2008-2009). Atuou como Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – CNE de 2010 a 2018. Exerceu a vice-presidência da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – CNE (2010-2011) e presidência da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – CNE (2012-2014). Foi professor adjunto do Programa de Mestrado em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC -GO (2011 – 2018). É membro do Conselho Editorial da Revista de Filosofia Scintilla do Instituto de Filosofia São Boaventura, da FAE, além de professor adjunto da Universidade São Francisco. Participa em conselhos e comissões de educação superior em associações brasileiras de educação. Atualmente é Reitor da Universidade São Francisco – USF e Presidente da Editora Vozes (desde 2016). Possui experiência na área de gestão de instituições de ensino superior. Atua como professor em filosofia, principalmente nas seguintes áreas: fenomenologia, filosofia contemporânea, antropologia e estudos medievais. É palestrante sobre assuntos de educação superior nos seguintes temas: complexidade, educação superior comunitária, avaliação, regulação e gestão de ensino superior.

(Re)veja a palestra por aqui.

Saiba mais:

DCNs de Ciências da Religião

Reflexão sobre Ciências da Religião e Ensino Religioso

Colaborando pro Ensino Religioso

Por uma aprendizagem transreligiosa nas escolas

Graduação em Ciências da Religião na UNICAP

3 comentários Adicione o seu

1. Anderson Alves Barbosa disse:

Falta aos professores do Ensino Religioso material didático que os auxiliem nas aulas. Não sei seria possível, mas o MEC poderia realizar um encontro com professores do Ensino Religioso para traçar metas para a criação de livros didáticos.