AMOR COME INTOLERÂNCIA?

O nosso “Diálogos – Fórum da Diversidade Religiosa em Pernambuco” está completando sete anos. O número sete é um número místico em muitas culturas, fechando um ciclo de existência em que a gente se detém para somar os conhecimentos adquiridos e buscar novos desafios. Nesse espírito queremos avaliar quem somos e o que temos realizado juntos, descobrir com mais gente destinos renovados e visões ampliadas para o coletivo.

São lideranças que se encontram e refletem sobre os desafios da liberdade religiosa e da laicidade no estado, promovendo ações para sedimentar a convivência das crenças e o seu trabalho comum por um povo mais humano. Vamos celebrar juntos essa caminhada, para recuperar as asas do desejo e nos encantar com @s outr@s, para descobrir tradições espirituais diferentes e ensaiar uma ciranda de paz, para deixar o amor comer toda intolerância da gente.

Aproveitando a ocasião e para motivar um momento importante da celebração, uma roda de conversa sobre enfrentamentos da intolerância religiosa, o Observatório das Religiões da UNICAP, que sempre assessora o Fórum, vai lançar o documentário “Sacrifício Votivo”. Pois o STF declarou que é constitucional a sacralização de animais pelo Povo de Santo, mas há quem defenda que a fronteira entre o animal e o humano é muito tênue e não temos direito de sacrificar outros pelas nossas crenças. Assim, entrevistamos Pai Ivo do Terreiro Xambá, Vera Baroni da Rede de Mulheres de Terreiro e o Padre Marcelo Barros das Comunidades de Base.

Eles argumentam que há pouca compreensão das culturas religiosas dos outros, das diversas formas da religiosidade humana e do caráter sagrado das oferendas. Além disso, tem uma militância em favor do trato “humano” dos animais, que acaba discriminando os nossos povos indígenas e os terreiros afro-negro-brasileiros como cultuadores de tradições atrasadas. Esse documentário promete render muito debate na celebração e para além dela, nas comunidades envolvidas com religiões e cidadania na região.

Então, dia 12 de novembro venha s’inspirar e celebrar os sete anos do Fórum Diálogos, coletivo que promove o respeito à diversidade religiosa em Pernambuco: vai ter dança e palestra, comidas sagradas e filme, roda de conversa e também o pré-lançamento de livro: a publicação que, mesmo em processo, já está disponível abaixo e onde cada tradição religiosa no estado apresenta um pouco da sua história, das suas crenças e rituais, além dos principais endereços físicos e virtuais. Mas nada substitui o encontro com as pessoas: por isso não perca a festa, que é das 9 às 17h no SinsPire do Recife Antigo, com entrada gratuita.

Baixe por aqui o esboço do Livro do Fórum Diálogos

Mais sobre o tema:

Guia de luta contra intolerância

O contrário da intolerância

Da intolerância ao diálogo

4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *