Publicações

Nosso Observatório pretende gerar uma série de publicações eletrônicas e um centro virtual de documentação sobre as religiões do Recife e os seus encontros/desencontros. Uma coleção está sendo editada para prestar contas dos primeiros anos de pesquisa da nossa equipe à comunidade acadêmica e à sociedade pernambucana. Abaixo compartilhamos também outros Livros que resultaram de pesquisas do nosso Grupo e alguns números de Revistas assumidos pelo Observatório, além dos Anais de Congressos onde se reuniu o nosso Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo.

– o –

Cartilhas

LACERDA, Luís Felipe et al. As religiões e a natureza.

São Leopoldo: Casa Leiria, 2023.

Qual o lugar da Natureza nas diferentes religiões e cosmologias? Como tais perspectivas podem nos auxiliar na repactuação relacional do Ser Humano com a Natureza, visando a construção de uma sociedade mais saudável? Como podemos alargar nossa compreensão sobre a Natureza, ao ponto de
compreendê-la enquanto organismo vivo, sujeito de Direito? E quanto a dimensão do sagrado pode nos auxiliar neste exercício? Estas são algumas das perguntas que guiaram a construção do livro que chega até você, produzido a partir de um curso de extensão que congregou o diálogo entre 18 lideranças religiosas do Brasil. A iniciativa é da Cátedra Laudato Si’ e do Observatório das Religiões do Recife, ambos da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com apoio do IHU UNICAP, OLMA e do Fórum Diálogos da Diversidade Religiosa de Recife.

Leia e baixe o livrinho por aqui.

BELARMINO, Alef et al. Cartilha de Combate à Intolerância Religiosa no Recife.

Recife: Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, 2023.

O livrinho esclarece conceitos e atitudes muito importantes pra gente enfrentar a intolerância e promover o respeito à diversidade religiosa em nossa região. Traz reflexões sobre Liberdade Religiosa (que não é sinônimo de um pretenso direito absoluto ao proselitismo), avança no aprofundamento sobre o que é Diversidade Religiosa, Intolerância Religiosa e Racismo Religioso; apresenta as discussões sobre a Laicidade do Estado e o Diálogo Inter-religioso, além de cartografar um Mapa Temático de Denúncias e Enfrentamentos e indicar os Canais de Denúncia sobre a intolerância na Região Metropolitana do Recife.

Baixe a cartilha por aqui.

ARAGÃO, Gilbraz; CARVALHO, Adélia e SARTORI, Cláudio. O tesouro dos mais velhos.

Recife: Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, 2022.

Em homenagem a Adélia Carvalho e como presente para as novas gerações, digitalizamos e reeditamos o livrinho “O tesouro dos mais velhos”, sobre a experiência de Deus do povo da Bíblia ou dos nossos irmãos mais velhos na fé, que ela produziu com o professor Gilbraz e o padre Cláudio Sartori, com muito sucesso. Quem era o Deus no qual acreditava o povo de Jesus? Qual a relação dessa “imagem” de Deus com a história do povo? Que inspiração essa experiência pode trazer para as comunidades cristãs de hoje? Esse livrinho, ricamente ilustrado por Adélia, quer ajudar a responder a essas questões, quer ajudar na atualização da mensagem do Antigo Testamento – que é referência tanto para os seguidores de Jesus Cristo, como também para o seu povo judeu e os irmãos muçulmanos.

Baixe a cartilha por aqui.

Diálogo Inter-religioso. Coordenação: Thaís Chianca B. R. do Valle e Mariano Vicente.

São Leopolgo: Casa Leiria, 2021.

Os autores são Adélia Oliveira de Carvalho, Ana Cristina Rodrigues de Vasconcellos, Gilbraz de Souza Aragão, Gustavo Albuquerque, Maria Edjane Paixão, Maria Lúcia Gomes dos Prazeres, Mariano Vicente e Thaís Chianca B. R. do Valle. A bela capa é uma obra de arte da irmã salesiana e artista da caminhada Adélia Carvalho, e a editoração da Cartilha, que é bem didática e sairá em papel mas também como ebook, foi coordenada por Mariano Vicente e Thaís Chianca. Ela entrelaça sete temas: Diálogo Inter-religioso, Fundamentalismo, Mística Inter-religiosa, Ética Global e Religiões, Liberdade religiosa, Laicidade do Estado e Pluralidade Religiosa Brasileira. Em cada tema, traz uma sequência de seções para ir organizando o pensamento: O que é (questões e dinâmicas envolvidas na temática), Contextualizando (fatos e fotos que ilustram os desafios e questionamentos), Interagindo (sugestões de relacionamento com vivências e experiências de vida), Mobilizando (conhecimentos e habilidades para envolver pessoas e grupos em atitudes críticas e construtivas) e Conectando (audiovisuais para saber mais e seguir aprofundando o estudo).

Leia ou baixe a cartilha por aqui.

ARAGÃO, G. Diálogo inter-religioso: impasses e passos.

Brasília: OLMA, 2020.

O Observatório Nacional de Justiça Socioambiental dos Jesuítas (OLMA) publica uma série chamada Lendo e Refletindo: cartilhas escritas por pessoas que são referências nas áreas socioambientais e espirituais, compartilhando em linguagem simples um apanhado dos seus pensamentos e práticas atuais. O público alvo são grupos de estudo e engajamento na interface da religiosidade progressista com os direitos humanos integrais. Os últimos temas abordados foram “A nova normalidade depois da pandemia” e “Terras indígenas e territórios quilombolas”. E a décima segunda edição da série, que acaba de sair, traz a temática “Diálogo inter-religioso: impasses e passos”, e foi escrita pelo professor Gilbraz, coordenador do nosso Observatório das Religiões no Recife. Termina oferecendo o testemunho da caminhada do próprio Observatório, mas começa mapeando os desafios do diálogo entre as tradições religiosas, bem como nas fronteiras das experiências trânsfugas de fé e convicção mais pessoais. Além disso, recupera um pouco da história da busca moderna pelo diálogo, apontando os seus novos horizontes teóricos e práticos.

Baixe a cartilha por aqui.

– o –

Série Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo

.

ARAGÃO, G. e VICENTE, M. (Orgs.). Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo – vol. 4: Mística e morte.

Recife: Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife – UNICAP, 2023.

Este é o quarto e-book da série Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo, onde o nosso Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife vai compartilhando os seus estudos e pesquisas na área do diálogo inter-religioso. O presente volume apresenta, sobretudo para educadores interessados nos estudos de religião, as pesquisas mais recentes da equipe do Observatório, seja em seus projetos de pós-graduação, seja no grupo de estudo comum. Elas foram articuladas em dois grandes blocos: mística e política, que traz textos mais desenvolvidos e aprofundados sobre as novas fronteiras da espiritualidade humana; e morte e além, com resumos mais didáticos da visão de transcendência nas principais tradições religiosas da região. Com certeza, este livro interessa aos professores do Ensino Religioso e a todos que se iniciam na compreensão da pluralidade de experiências de fé e descentramento existencial do nosso povo.

Baixe o livro por aqui.

ARAGÃO, G. e VICENTE, M. (Orgs.). Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo – vol. 3: Desafios dos fundamentalismos.

Recife: Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife – UNICAP, 2020.

“Desafios dos fundamentalismos” entra na série “Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo”, que vem recolhendo a produção acadêmica do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, com sede na Universidade Católica de Pernambuco. Este volume traz os textos recolhidos para o III Seminário do Grupo de Pesquisa “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo”, e pretende subsidiar os debates desse evento, almejando contextualizar uma onda de religiosidade reacionária, buscando aprofundar o seu significado e apontar pistas para a sua terapeutização, desde um princípio teórico pluralista e dialogal.

Baixe o livro por aqui.

ARAGÃO, G. e VICENTE, M. (Orgs.). Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo – vol. 2 (e-book).

Recife: Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife – UNICAP, 2018.

Com mais de quatrocentas páginas, este é o segundo volume da coletânea “Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo”, uma série de e-books aonde o nosso Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife vai compartilhando os seus estudos e pesquisas na área do diálogo inter-religioso. Estas são as temáticas do livro: Transdisciplinaridade e diálogo inter-religioso no Recife, Novos movimentos religiosos: reinventando o velho sagrado (Uma breve história do reconstrucionismo pagão báltico, Afoxé: a espiritualidade expressa em dança e música), Diálogos trans-religiosos: outras tecnologias, novas espiritualidades? (Transdisciplinaridade, ciberpsicologia e jogos digitais: o sagrado em diálogo, A igreja católica e a Internet), Diálogos entre religiões: história e geografia (Religiões abraâmicas, semelhanças e diferenças, Geografia da religião, (des)encontros entre espaços sagrados, O processo da transmutação entre as religiões), Transformações religiosas no brasil: para além do censo (Tendências do campo religioso brasileiro, O fenômeno pós-pentecostal no Brasil, Espiritismo e sua dinâmica), Direitos humanos e espiritualidades: interfaces (Espiritualidades, Direitos Humanos e suas interfaces, Maracatu estudantil Rainha Adelaide, Direitos Humanos e diversidade religiosa), A fé do povo: exercícios de religião comparada (Devoções do Juazeiro, entre as romarias e o turismo, Ibiapina: o advogado, o missionário e o padre-mestre, Religião do fogo e das festas, Da evangelização do popular à evangelização pelo popular), O sagrado dos artistas: entre simbólico e diabólico (Arte e religião em Roberto Van der Ploeg, Ciranda do Arco-íris: confluências entre beleza e fé na arte de Adélia Carvalho), Dom Helder, mística e diálogo com os outros.

Baixe o livro integralmente por aqui.

12066028_916080788481603_1025278683801477179_nARAGÃO, G. e VICENTE, M. (Orgs.). Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo – vol. 1 (e-book).

Recife: Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife – UNICAP, 2015.

Em suas quase duzentas páginas, a publicação partilha o trabalho do Grupo de Estudos do professor Gilbraz, apresentando os seguintes capítulos: Do transdisciplinar ao transreligioso, Fenômenos religiosos tradicionais (Pelas mãos das rezadeiras, Espiritualidade do caminho, Xamanismo no Brasil), Novas configurações da espiritualidade (Cristianismo e espiritualidade pós-metafísica, A expansão da Wicca, Mensagens da internet e novas vias espirituais, Religiosidade e novos mercados), Educação e diálogos espirituais (Diálogo inter-religioso nas escolas pernambucanas, Dançando com os orixás na escola pública, Ensino religioso e cultura audiovisual). Na conclusão, o livro apresenta ainda: Uma teologia transreligiosa e libertadora, Fé cristã e espiritualidade transreligiosa.

Leia ou baixe o livro integralmente por aqui.

– o –

Livros e capítulos

.

MELO, C. Religiões afro-brasileiras: o que pensam os estudantes nas escolas estaduais do Recife.

Maceió: Editora Olyver, 2020.

O livro que Constantino está lançando resulta da pesquisa do seu mestrado, que analisou as representaçõs sociais das religiões afro-brasileiras, apresentadas por estudantes de três Escolas de Referência da Rede Pública Estadual. As religiões afro-brasileiras foram geradas no processo de enfrentamento com o colonizador português escravocrata, resultando em um processo de reelaboração e ressignificação dos símbolos de força e orientação culturais de negros e nativos. A avaliação dos dados coletados foi realizada através da análise de discurso, a partir do “construcionismo” proposto pela psicologia social, que tem como representantes Moscovici (2010) e Spink (1999). Os resultados contribuem para valorizar a dimensão religiosa e espiritual, fortalecendo a concepção de educação crítica e emancipadora de estereótipos, preconceitos e discriminações, e, assim, favorecendo a construção de uma sociedade mais justa e democrática, onde a diversidade e o diálogo inter-religioso possam ser respeitados.

Baixe o livro por aqui.

PEREGRINO, A. Herança das Reformas: papel de mulheres e homens em 500 anos de história.

São Paulo: Fonte Editorial, 2019.

José Artur Tavares de Brito, conhecido nos quatro cantos do mundo como Artur Peregrino, faz jus ao cognome: tanto porque é um cristão herdeiro da mística missionária e caminheira dos conselheiros do Nordeste brasileiro, como porque é um acadêmico irrequieto e sempre em busca de novas fronteiras para conhecer e transformar a história, unindo assim a poeira dos livros com o pó das estradas. Neste seu livro “Herança das Reformas: papel de mulheres e homens em 500 anos de história”, Artur faz uso do seu método peregrino e acorda uma releitura teórica, histórica e teológica, da Reforma Protestante, com o ensaio prático, ecumênico e reformado, que vem sendo desenvolvido nas andanças do seu Grupo de Peregrinas e Peregrinos do Nordeste. Decantam-se, assim, fundamentos antropológicos e lógicos, esperançosos, para um jeito novo de ser cristão.

Leia a apresentação do livro por aqui.

PRAZERES, L. Terça Negra no Recife: narrativas sobre dança, música, espiritualidade e sagrado.

Recife: Centro do Educador Popular, 2019.

Este livro resulta da pesquisa desenvolvida por Maria Lúcia Gomes dos Prazeres no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco, onde ela defendeu com brilhantismo uma dissertação de mestrado sobre o Projeto Cultural Terça Negra. Lúcia é uma guerreira que trabalha com educação popular para promover jovens pobres no Recife, uma artista que articula grupos de dança e música para empoderar a gente negra da periferia, uma contadora de histórias que resgata com poesia a força espiritual da cultura afro-negro-pernambucana. Então, com essa trajetória, ela se lançou em busca da espiritualidade que emerge em um dos maiores eventos político-culturais do Movimento Negro Unificado de Pernambuco.

Leia a apresentação do livro por aqui.

SOUZA, M. Diversidade religiosa e Direitos Humanos: desafios e perspectivas.

Recife: Bagaço, 2018.

Este livro de Mailson Cabral de Souza, fruto de elogiada pesquisa para o seu Mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da UNICAP, analisa o discurso político do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (CNRDR) e suas implicações para a promoção da liberdade e da diversidade religiosa no Brasil. Mailson adotou como marco teórico e metodológico a Análise de Discurso de linha francesa, pressupondo que a linguagem das atas e notas do Comitê oculta, mas pode revelar, divisões e disputas políticas da sociedade. Sua conclusão é de que a noção de diversidade resulta muito heterogênea, dando margem, por exemplo, a que a bandeira da liberdade religiosa seja levantada por bancadas da bíblia para defender o seu proselitismo, ou que grupos religiosos minoritários, como os afro, reivindiquem a criminalização da intolerância religiosa – sem que o Estado ainda tenha definido o que é mesmo uma religião.

Leia o prefácio do livro por aqui.

BEZERRA, K. Wicca no Brasil: magia, adesão e permanência.

São Paulo: Fonte Editorial, 2017.

Este é um livro sobre a Wicca e trata, pois, do neopaganismo, da bruxaria. Falar de paganismo é, ao mesmo tempo, um exercício de desconstrução do imaginário cristão vigente em nosso mundo, que associou o habitante dos “pagus”, dos campos, com o praticante das religiões indígenas da Europa: “pagãos”, cultuadores das forças naturais. Falar de bruxaria, de rituais das sacerdotisas ou “feiticeiras” dessas religiões tradicionais ou primais, traz à nossa mente o velho dito popular castelhano, que dissimula o contexto inquisitorial onde não se devia acreditar em bruxas – embora se reconhecesse a sua força mágica para a cura e para o desenvolvimento pessoal. O livro A Wicca no Brasil, de Karina Bezerra, trata então dessas coisas, da recriação moderna do paganismo e da revoada de bruxas pelo Atlântico.

Leia o prefácio do livro por aqui.

VELOZO, M. Fé e vida: viva a boa vontade.

Recife: Edições Livro Rápido, 2017.

Os cristãos do Recife agradecem ao Grupo da Boa Vontade pela sua história, que deve fecundar outras, e agradecemos também à escriba desse relato, que tem sabor de história da salvação: uma narrativa de pessoas que se retiram do centro de suas vidas, colocando aí os outros que refletem os desejos de um Grande Outro. Pois bem, já sabíamos que ela era uma santa, pela convivência com Maristela Velozo no Liceu e na Universidade Católica de Pernambuco, onde colabora sem medidas para a educação das novas gerações do Recife. Mas, com este livro, descobrimos que a santidade dela tem raízes e antigas, em uma comunidade viva em que dá gosto ser cristão.

Leia a apresentação do livro por aqui.

ARAGÃO, G. Conversaciones sobre diversidad religiosa (III) – Espiritualidad, transdisciplinariedad y diálogo.

Bogotá: ODREC/USBBOG, 2016.

Téngase en cuenta que transdisciplinar y transreligioso son dos términos claves en la apuesta que hace el autor para fundamentar la lógica del tercero incluido. Para ello vale la pena remitirse a la Real Academia de la Lengua, para confrontar que se utiliza el prefijo trans cuando se quiere hacer referencia a una cosa que está ‘al otro lado de’ o ‘a través de’. En consecuencia, entiéndase rápidamente por transdisciplinar lo que está ‘a través de las disciplinas’ y por transreligioso, ‘a través de las religiones’. Finalmente, infiera el lector otras ideas que complementen el concepto, mientras de paso descubre porqué es posible afirmar que el principio del tercero incluido es también un fin común a todas las religiones.

Baixe a entrevista por aqui.

Scanner_20151029SOUZA, M. Teologia das e para além das religiões.

São Paulo: Associação de Ensino Metodista Livre, 2015.

O texto de Maruilson Souza começa lembrando os anseios por uma nova teologia, tanto da comunidade católica quanto da protestante, principalmente de quem vive nas fronteiras desse mundo pós-moderno e precisa encontrar palavras mais benditas para testemunhar a fé cristã em contextos culturalmente plurais. Depois ele apresenta a proposta da coleção “Pelos muitos caminhos de Deus”, destacando as suas convergências metodológicas e hermenêuticas, apontando as questões que ficaram em aberto dessa empreitada teológica. E, por fim, partindo de entrevistas esclarecedoras com os coordenadores da obra, apresenta algumas reflexões prospectivas e algumas balizas epistemológicas para o prosseguimento do projeto, que deve ser assumido por todo mundo que tenha boa vontade… e um pouco de coragem!

Leia a apresentação do livro por aqui.

capa do livro[1]AVELLAR, V. Internet e espiritualidade: o despertar através das mensagens de e-mail.

Rio de Janeiro: Calibán, 2010.

O pesquisador Valter Avellar, Mestre em Ciências da Religião pela UNICAP, busca entender neste livro o porquê de tantas pessoas se utilizarem do e-mail para divulgar mensagens de atitude positiva, valores, otimismo, sabedoria, espiritualidade e sentido da vida. O que as motivam e quais são os efeitos em suas vidas? Partindo da experiência de um grupo de troca de mensagens humanísticas e espirituais, o autor aborda alguns aspectos como a sociabilidade em rede, a propagação da fé, o diálogo inter-religioso e os efeitos terapêuticos. A internet, com efeito, modifica profundamente os hábitos culturais pelo mundo afora, desestabilizando todas as relações sociais pela democratização possível, do saber e do poder, que as redes livres de colaboradores vêm ensaiando em computadores interconectados. Quais as consequências desse processo para a compreensão da espiritualidade?

Veja o prefácio do livro por aqui.

– o –

Revistas e artigos

.

Dossiê Interpretação pluralista das religiões

A Revista Paralellus, em seu v.12, n.29 (2021), trouxe um dossiê sobre a “interpretação pluralista das religiões”. Para além da constatação da pluralidade de fato, busca-se avançar na compreensão de um pluralismo religioso por princípio. O dossiê, então, vai selecionar artigos que trabalhem as bases conceituais do “princípio pluralista”, fundamentando-as epistemológica e metodologicamente, para análise da diversidade espiritual do campo religioso brasileiro, dos espaços fronteiriços entre e dentro das religiões, em especial das experiências de diálogos interculturais e inter-religiosos, entre tradições de fé e de convicções.

EDITORIAL

INTERPRETAÇÃO PLURALISTA DAS RELIGIÕES

DOSSIÊ

ESTRATÉGIA DE INTERAÇÕES EFETIVAS TRANSABERES: UMA ANÁLISE COM BASE NA CIÊNCIA PÓS-NORMAL E NO PRINCÍPIO PLURALISTA

Claudio de Oliveira Ribeiro, Bobiquins Estevão de Mello             

PRINCÍPIO PLURALISTA E RECONHECIMENTO: PROVOCAÇÕES ÉTICAS E EPISTEMOLÓGICAS

Jefferson Zeferino, Raquel de Fátima Colet        

“DEUS TRANSCENDE SEU PRÓPRIO NOME”: PAUL TILLICH E O DESCORTINAR DE NOVAS FRONTEIRAS HERMENÊUTICAS

Gilbraz de Souza Aragão, João Inácio Bezerra da Silva    

PENSAR TEOLOGICAMENTE AS RELIGIÕES A PARTIR DA AUTOCOMPREENSÃO CRISTÃ

Paulo Sérgio Lopes Gonçalves, Felipe de Moraes Negro

SOBRE A PLURALIDADE RELIGIOSA NA OBRA “GRANDE SERTÃO: VEREDAS”, DE GUIMARÃES ROSA: UMA LEITURA DOS CONCEITOS DE POLIDOXIA E TRANSRELIGIOSIDADE

Bruna Milheiro Silva     

A TRANSNACIONALIZAÇÃO RELIGIOSA BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS

Kelly Thaysy Lopes Nascimento, Fernanda Lemos, Dario Paulo Rivera Barrera

A ESPIRITUALIDADE TRANSRELIGIOSA NAS ROMARIAS E PEREGRINAÇÕES: O CASO DO JUAZEIRO DO PADRE CÍCERO ROMÃO

José Artur Tavares de Brito       

EVANGELIZAÇÃO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: APONTAMENTOS NO DOCUMENTO DE PUEBLA E NA EVANGELII GAUDIUM PARA O O CONTEXTO PLURAL BRASILEIRO.

Jefferson Grijo Brasil, Chrystiano Gomes Ferraz

OS UPANIṢADS E O PROJETO SOTERIOLÓGICO DA ESCOLA VEDĀNTA

Dilip Loundo     

A HIPÓTESE DA GRANDE DEUSA ENTRE OS ROMÂNTICOS E ACADÊMICOS

Karina Oliveira Bezerra

O TERREIRO DE RITUAL SAGRADO DA BOA VISTA E SUAS PRÁTICAS HÍBRIDAS E PLURAIS NA RELIGIÃO INDÍGENA DO POVO XUKURU DO ORORUBÁ

Constantino José Bezerra de Melo         

RESENHA

O PRINCÍPIO PLURALISTA

José Pascoal Mantovani

PLURALISMO E TEOLOGIA

Claudio de Oliveira Ribeiro        

NOS CAMINHOS DA TRADIÇÃO CONGO/ANGOLA

José Marcos Brito Rodrigues

Artigo Uma experiência de pluralismo e diálogo

MAILSON SOUZA

Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife: uma experiência de pluralismo e diálogo

Caderno Teológico. v. 5, n. 1 (2020)

Este artigo tem por propósito apresentar uma reflexão crítica sobre a trajetória e experiência do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, localizado na Universidade Católica de Pernambuco. Esse grupo de pesquisa e de estudos sobre as religiosidades tem se mostrado, ao longo dos anos, como um espaço privilegiado de diálogo e pluralismo religioso. Com o intuito de traçar o percurso desse grupo e demonstrar como ele se articula com a abordagem transdisciplinar e o conceito de princípio pluralista, apresentaremos a história e as principais ações por ele promovidas ao longo de seus quinze anos existência.

Baixe o artigo por aqui.

Revista The Officer

MARUILSON SOUZA

Territorial Education and Programme Secretary Brazil Territory of The Salvation Army

WHAT WE CAN LEARN FROM OTHERS

THE OFFICER, Oct-December 2019, P.28-31

Engagement with other faiths: a latin american perspective. This four-part series, written by members of The Salvation Army’s International Theological Council, looks at meangingful ways in which Salvationists can engage with believers of other faiths. This second contribution is written from a Latin American perspective.

Baixe o artigo por aqui.

Revista sobre Diálogos a partir das religiões

cover_issue_22_pt_BR

O Observatório colaborou para a organização do v. 3, n. 6 (2012) da Revista Paralellus, que tem por tema “Diálogos a partir das religiões”, e cuja apresentação argumenta: a religião é intrínseca ao ser humano. Faz parte da cultura e do processo de construção da identidade de diversas civilizações ao longo do tempo, nos mais diversos espaços. No decorrer da história, muitos fizeram uso da religião na política, endossando incursões belicistas, embasando genocídios e dominações de todos os tipos, no campo privado e público. Além de servir a cada indivíduo enquanto instância de ligação com a divindade, ela pode, também, atender as demandas de um escopo maior, sendo usada na construção da diferença e legitimação dos poderes.

O século XX foi marcado pelo alvorecer das múltiplas identidades, baseadas em elementos de gêneros, etnias e lutas pelo meio-ambiente. Nesse processo, partindo de uma visão otimista do ser humano dentro dessas mudanças, apontamos que os caminhos para o diálogo cultural e religioso nunca foram tão amplos, bem como, de tamanha complexidade. Stuart Hall (2006) esclarece que as mudanças identitárias constroem sujeitos multifacetados, que lutam diariamente para mediar suas diversas identidades, em tempos de globalização.

As migrações e as trocas culturais através, principalmente, dos meios de comunicação, criam um sentido de proximidade entre os espaços do globo, fazendo com que, cada vez mais, se tenha acesso ao outro. Contraditoriamente, há um movimento de afastamento e os estranhamentos são mais frequentes, pois os sujeitos estão mergulhados no que Bauman (2004) chama de “amores líquidos”, em um individualismo e distanciamento interacional crescente. Mas o que isso teria a ver com a religião?

Nos dias hodiernos ficou tão acessível conhecer o outro; contudo, a xenofobia, os fundamentalismos e o preconceito cultural e religioso, têm aumentado e se misturado a crises políticas e econômicas. Deste modo, enfatizamos que o diálogo entre as religiões e, principalmente, entre os indivíduos de cada religião, mostra-se como um dos caminhos para apaziguar as tensões e gerar possibilidades para a solução dos problemas que afligem a humanidade…

APRESENTAÇÃO

DIÁLOGOS A PARTIR DAS RELIGIÕES

Walter Valdevino do AMARAL

DOSSIÊ

ARTE DO MOVIMENTO E EXPRESSÃO NÃO VERBAL NO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

Rogério Costa MIGLIORINI

A CIBERCULTURA E A RELIGIOSIDADE CATÓLICA: UMA LEITURA TRANSDISCIPLINAR DOS DESAFIOS E PARADOXOS DA NOVA CONFIGURAÇÃO DO SAGRADO EM AMBIENTE DIGITAL

Mariano Vicente da SILVA FILHO, Gilbraz de Souza ARAGÃO

CRISTIANISMO, ESPIRITISMO: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA  

Cezar Augusto CERQUEIRA

A PROPOSTA DE GIANNI VATTIMO PARA UMA ESPIRITUALIDADE PÓS-METAFÍSICA  

Carlos Alberto Pinheiro VIEIRA

“ENTRE O SER E O NÃO SER”: TEOLOGIA ANTI-SACRIFICIAL E SACRIFÍCIOS NAS RELIGIÕES POPULARES  

Marcelo BARROS

Revista sobre As muitas faces de Deus

capa teo 2009 final

O nosso Observatório organizou uma publicação especial da Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (ano VIII, 2009, n. 1, jan.jun.), como resultado de um Simpósio sobre “as múltiplas faces de Deus”. Tratou-se de um mutirão transdisciplinar e visando uma atitude transreligiosa. A tansdisciplinaridade, busca da realidade que está entre e além das disciplinas científicas, pode gerar uma atitude transreligiosa, que parte da experiência do sagrado ou divino e por isso não contradiz nenhuma tradição religiosa e envolve até as correntes ateias. Trata-se de favorecer o diálogo inter-religioso, pela percepção de uma experiência comum, entre e para além das religiões. Afinal, se as oito mil disciplinas que hoje povoam os corredores das nossas universidades precisam se comunicar, em vista da comum missão de compreender – e salvar – os fenômenos da vida, as dez mil religiões contadas no planeta precisam se entender um pouco sobre o significado da salvação que pregam.

A transdisciplinaridade engendra, pois, uma atitude transcultural e transreligiosa. A atitude transcultural designa a abertura de todas as culturas para aquilo que as atravessa e as ultrapassa, indicando que nenhuma cultura se constitui em um lugar privilegiado a partir do qual podemos julgar universalmente as outras culturas, como nenhuma religião pode ser a única verdadeira – mesmo que cada uma possa se experimentar como absolutamente verdadeira e universal. Em um mesmo nível de realidade, diferentes religiões seriam possivelmente antagônicas e excludentes, mas se considerarmos um outro nível ao menos, surge um “terceiro” que, incluído, as pode reconciliar. Trata-se da base antropológica que nos constitui a todos e exige uma atitude ética, ou daquilo que é mais humano no humano e também no cósmico – e por isso sagrado ou divino.

Os textos que apresentamos, como resultado das conferências dos amigos que debateram conosco, tratam dos “desafios do pluralismo religioso”. Talvez aí residam os maiores litígios da evangelização cristã nos dias de hoje, como ademais as grandes problemáticas para a paz em nosso mundo globalizado – que se reconhece plural em uma aldeia unificada, cada vez mais, pelas comunicações e pelo comércio. Pois então, enfrentando esta vertiginosa aventura, para redescobrir, com Nicolau de Cusa, que “Deus é a harmonia dos contrários”, de 11 a 13 de setembro de 2007 a Universidade Católica de Pernambuco recebeu mais de 150 cientistas e pesquisadores do fenômeno religioso, teólogos e professores de cultura religiosa, para o II Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião, sobre o tema “As Muitas Faces de Deus: Desafios do Pluralismo Religioso”.

Esse evento buscou projetar a pesquisa sobre as religiões realizada na UNICAP em um cenário mais amplo, sedimentando o seu pólo de estudos sobre Diálogo Intercultural e Inter-religioso e colaborando, assim, a partir da perspectiva latino-americana e transdisciplinar, para a reflexão sobre os desafios da pluralidade religiosa e do diálogo inter-religioso.

INTRODUÇÃO
Prof. Dr. Gilbraz de Souza Aragão

TEMA I – DEUS, POR ENTRE CRISTIANISMOS E RELIGIÕES

O ROSTO POPULAR DE DEUS REFLETIDO NO CATOLICISMO BRASILEIRO
Prof. Dr. Pedro Rubens Ferreira Oliveira

FACES E INTERFACES DA SACRALIDADE NUM MUNDO SECULARIZADO
Profa. Dra. Maria Clara Lucchetti Bingemer

PARTE   II – TEMA DA PLURALIDADE CULTURAL

A CRISTIANIZAÇÃO DA POLÍTICA
Prof. Dr. Álvaro Cepeda van Houten (Colômbia)

O CORPO E A RELIGIÃO NO XANGÔ E NA UMBANDA
Prof. Dr. Roberto Motta (Brasil)

PARTE  III –  TEMA DO PLURALISMO E LIBERTAÇÃO

ÉTICA MUNDIAL E RELIGIÕES
Prof. Dr. Giuseppe Staccone (Itália)

SALVAÇÃO, ENTRE E ALÉM DAS RELIGIÕES
Prof. Dr. Faustino Teixeira (Brasil)

PARTE   IV –  TEMA DA TEOLOGIA MULTIRRELIGIOSA

NOVAS RELIGIOSIDADES E RENOVAÇÃO ESPIRITUAL
Prof. Dr. Cláudio Vianney Malzoni (Brasil)

UM DEUS, MUITAS TEOLOGIAS?
Prof. Dr. Manuel Hurtado (Bolívia)

– o –

Anais do GT

.

Pluralidade espiritual e diálogo inter-religioso

O Observatório tem participado e colaborado na coordenação de um Grupo de Pesquisa que se reúne nos Simpósios de estudos da religião na UNICAP, bem como em grandes Congressos da área, feito os da SOTER e da ANPTECRE. O Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo é coordenado pelo professor Gilbraz Aragão, junto com os professores doutores Roberlei Panasiewicz (PUCMinas, MG) e Cláudio Ribeiro (UMESP, SP).

Diante do contexto culturalmente plural em que nos encontramos e que desafia as tradições religiosas, surgem, por um lado, movimentos intolerantes e fundamentalistas e, por outro lado, grandes oportunidades para o diálogo. Trata-se de reconhecer, no convívio com a diversidade, o que há de único e irrevogável em cada religião; ao mesmo tempo, é fundamental que se manifeste e reflita sobre o dinamismo espiritual comum que está entre e para além das religiões, mesmo daquelas expressões laicas e sem divindades. O diálogo “inter-religioso” que todas proporcionam faz repensar o compromisso ético das religiões com a paz mundial.

O Grupo se propõe, então, a debater pesquisas sobre Pluralidade Espiritual e Religiosa, Tolerância e Diálogo. Abaixo você pode acessar os Anais disponíveis dos últimos encontros e descobrir os estudos e pesquisas que a equipe do nosso Observatório tem compartilhado com as equipes que trabalham a nossa temática em outras Universidades:

Baixe por aqui os Anais SOTER 2009
Baixe por aqui os Anais SOTER 2010
Baixe por aqui os Anais SOTER 2011
Baixe por aqui os Anais SOTER 2012
Baixe por aqui os Anais SOTER 2013
Baixe por aqui os Anais SOTER 2014
Baixe por aqui os Anais SOTER 2015
Baixe por aqui os Anais SOTER 2016
Baixe por aqui os Anais SOTER 2017
Baixe por aqui os Anais SOTER 2018
Baixe por aqui os Anais SOTER 2019
Baixe por aqui os Anais SOTER 2021
Baixe por aqui os Anais SOTER 2022
Baixe por aqui os Anais ANPTECRE 2013
Baixe por aqui os Anais ANPTECRE 2015
Baixe por aqui os Anais ANPTECRE 2017
Baixe por aqui os Anais ANPTECRE 2019
Baixe por aqui os Anais ANPTECRE 2021
Baixe por aqui os Anais (Vol. XV) do Congresso Lusófono 2015
Baixe por aqui o Relatório do I Seminário “Espiritualidades contemporâneas, pluralidade religiosa e diálogo” 2016
BAIXE POR AQUI O RELATÓRIO DO II SEMINÁRIO “ESPIRITUALIDADES CONTEMPORÂNEAS, PLURALIDADE RELIGIOSA E DIÁLOGO” 2017
Baixe por aqui o Relatório do III Seminário “Espiritualidades contemporâneas, pluralidade religiosa e diálogo” 2021

..