ESCOLA DE DIÁLOGO

Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade faz parte do grupo de pesquisa ligado ao nosso Observatório das Religiões. Ela é pernambucana de Garanhuns, professora universitária e doutoranda em Ciências da Religião na UNICAP. Sob orientação do professor Gilbraz, está desenvolvendo um trabalho sobre fraternidade e diálogo inter-religioso no Movimento dos Focolares.

Os Focolares são um movimento laico católico que nasceu com grupos de solidariedade durante a II Guerra Mundial e busca favorecer espiritualmente a unidade da família humana. O resultado é uma proposta humanista de ampla vocação ecumênica, que inclui a participação de seguidores de outras religiões e convicções não-religiosas.

Por causa de sua pesquisa, Ana Paula esteve na Itália: nos dias 17 a 23 de junho realizou-se em Castel Gandolfo, Roma, o Interreligious Dialogue Meeting (Escola de Diálogo Inter-religioso), promovido pelo Centro de Diálogo Inter-religioso do Movimento dos Focolares.

O encontro internacional contou com aproximadamente 200 participantes de diversas correntes filosóficas e tradições religiosas, provenientes de 33 países. Para Ana Paula, foi um campo fértil para entrevistas e levantamento de dados, com “momentos de formação, escuta, conhecimento, diálogo, troca de experiências e sobretudo de fraternidade entre as pessoas”.

O Movimento favorece experiências da centralidade do amor e busca desenvolver isso em ações humanitárias, o que encontra um eco nas outras religiões e culturas graças à Regra de Ouro: “Faça aos outros aquilo que gostaria que fosse feito a você”. Para Ana, mais do que ocasião de pesquisa, “foi uma oportunidade única, construída juntos, uma amostra de que a paz entre as religiões é o primeiro passo para um mundo mais justo e unido”.

4 comentários Adicione o seu