CÍRCULOS PARA O DIÁLOGO

O Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo, ao qual o nosso Observatório das Religiões no Recife está relacionado, realizou em novembro passado um Seminário sobre os “Desafios dos Fundamentalismos”. As gravações das palestras e mesas estão disponíveis por aí e um livro com as principais comunicações apresentadas e debatidas no evento foi publicado por…

DIÁLOGOS PARA ALÉM DA RAZÃO

O nosso Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife tem buscado participar de redes de pesquisa e educação sobre a temática do “diálogo inter-religioso”, não apenas do Brasil mas com parceiros da Colômbia, Chile, EUA, Portugal, Espanha, Itália e, ainda mais, da França. Assim, algumas iniciativas dos nossos pesquisadores começam a ser publicadas, e também financiadas,…

AS RELIGIÕES E A NATUREZA

Re-ligar o humano com a natureza em prol da Ecologia Integral e da Justiça Socioambiental. Atendendo a esse chamado do espírito de nosso tempo e percebendo a necessidade de aprofundar nosso sentir, pensar e agir espirituais como resposta à crise socioambiental que vivemos, a Cátedra “Laudato Si” e o Observatório Transdisciplinar das Religiões de Recife…

SAGRADO XUCURU

No dia 3 de abril os cursos de Ciências da Religião da UNICAP, com apoio do seu NEABI/HUMANITAS e do Observatório das Religiões, sob a coordenação do professor Dr. Artur Peregrino, organizaram uma nova excursão às aldeias indígenas do Povo Xucuru, em Pesqueira-PE, para vivenciar rituais e refletir sobre ecologia e espiritualidade. A atividade aconteceu…

PODCAST DAS MENINAS APROVADO

Há seis meses divulgamos aqui no Observatório um concurso continental para apoio financeiro e técnico a projetos de intervenção educativa na promoção do respeito à diversidade religiosa e à liberdade de religião e crença ou convicção. Pois, as nossas pesquisadoras Rayane Marinho e Rebeca Carvalho (essas pirralhas aí das fotos) foram aprovadas para participarem do programa…

CATÓLICOS MAIS CATÓLICOS

A palavra “católico” vem do grego kata (junto) e holos (todo), isto é, universal, que abrange tudo e reúne a todos. Ela passou a ser adotada como um dos atributos da Igreja a partir do Concílio de Constantinopla no século IV, atestando a vocação e abertura do cristianismo para uma missão universal. A palavra “ecumênico”…

O DOM DO DIÁLOGO

Foi publicado na Revista de Teologia da UNICAP, Fronteiras, o artigo do professor Gilbraz Aragão, “O dom do diálogo”, que desenvolve um ensaio provocativo sobre “Dom Helder” como animador de conversações e ampliador das fronteiras das “famílias” da gente. O professor conviveu por uma década com dom Helder Câmara no Recife e percebeu que ele…

(IN)TOLERÂNCIA X UBUNTU

Em dezembro passado perdemos a convivência do bispo anglicano Desmond Tutu, amigo de Dom Helder que começou abrindo as igrejas para a organização política do povo negro contra o apartheid na África do Sul e avançou também para a causa da inclusão de mulheres e gays na sociedade e nas religiões (“Prefiro o inferno ao…