IDENTIDADE ABERTA

Em março passado o nosso Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife completou 16 anos e por isso ganhou um presente: a sua logomarca, o desenho e nome estilizado da sua identidade. O Observatório começou (e continua) como grupo de estudo semanal (online, mesmo na pandemia) sobre diálogo inter-religioso, do professor Gilbraz, na UNICAP: depois uniu-se…

CLÍNICA PRO DIÁLOGO

No próximo dia 29 de março às 17h, uma turma do nosso Observatório vai debater sobre as atividades de extensão acadêmica que estão desenvolvendo, junto com estudantes voluntários de vários cursos da Católica de Pernambuco, no Eixo Diálogo Inter-religioso da Clícina Interdisciplinar de Direitos Humanos da UNICAP. O debate vai ser transmitido por aqui, no…

CARIDADE E JUSTIÇA

Como as religiões equacionam espiritualidade e política nos seus desdobramentos éticos? Como é trabalhada a relação entre caridade pessoal e justiça social pelas comunidades religiosas? Na segunda, 22 de março, às 19h, o Fórum da Diversidade Religiosa em Pernambuco – Fórum Diálogos, promove uma Roda de Diálogos no formato virtual, através do seu Canal no…

DIÁLOGO FRATERNO

Nesta quarta, 10 de fevereiro, às 9h, aqui pela Internet, a professora Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade vai defender, no PPGCR-UNICAP, a tese de doutorado “FRATERNIDADE E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO NA EXPERIÊNCIA DO MOVIMENTO DOS FOCOLARES“. Ana Paula é orientanda do professor Gilbraz e participa do nosso Observatório das Religiões. Na sua banca de defesa estarão os…

ALÉM DA IN-TOLERÂNCIA

Gildásia dos Santos e Santos, a mãe Gilda de Ogum, morreu de coração partido: infartou aos 65 anos, com a saúde abalada depois que jornal de igreja neopentecostal publicou sua foto com a manchete “Macumbeiros charlatões lesam a bolsa e a vida dos clientes, o mercado da enganação cresce no Brasil mas o Procon está…

TODOS IRMÃOS

Citando até o “Samba da bênção” de Vinícius, o Papa Francisco lançou encíclica onde critica o populismo político, defende a fraternidade contra as injustiças do neoliberalismo e a favor da promoção de justiça socioambiental, prega o diálogo e convivência entre culturas e religiões: somos “Todos irmãos” é o título da carta papal. O capítulo VIII…

MENINAS PREMIADAS

Com notícias do PPGCR-UNICAP. Thaís Chianca Bessa Ribeiro do Valle e Rayane Marinho Leal foram premiadas em um importante concurso de redações acadêmicas sobre Fé e Direitos Humanos. Elas são estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião na UNICAP. Thaís Valle é advogada, mestra e doutoranda (inclusive em colaboração com a Sapienza Università…

DICIONÁRIO DO PLURALISMO

O Grupo de Pesquisa “Espiritualidades contemporâneas, pluralidade religiosa e diálogo” é formado pelos núcleos que trabalham diálogo inter-religioso sob coordenação dos professores Gilbraz Aragão (na UNICAP, PE), Cláudio Ribeiro (na UFJF, MG) e Roberlei Panasiewicz (na PUC-Minas, MG). Desde 2008 o pessoal vem se reunindo como GT nos principais congressos da área e também já vai…