ESPIRITUALIDADE PRA “COBRA CRIADA”

“Quanto mais estudo menos religião”: o ditado está certo? Seria possível um itinerário espiritual para as “cobras criadas” na Academia, para o povo ambientado na Universidade? Entre os dias 27 de outubro e 14 de dezembro, o mestrando do PPGCR da UNICAP João Elton de Jesus, que pesquisa a contribuição da espiritualidade inaciana para a vida dos jovens universitários, sob orientação do professor Gilbraz, participou do Curso de Imersão em Espiritualidade Inaciana na cidade de Manresa, próximo à Barcelona, na Espanha. Nesse local, em que outrora Santo Inácio teve uma de suas visões místicas, a Companhia de Jesus (a Ordem dos Jesuítas, criada justo por estudantes da Universidade de Paris, com a liderança do basco Inácio de Loyola) construiu um Centro Internacional de Espiritualidade, que todos os anos oferece diversos cursos, retiros e formações.

Durante os mais de 40 dias de imersão, além dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de 8 dias, os 20 participantes de países como Brasil, Espanha, Argentina, Peru, Chile, México, Japão e Honduras puderam aprofundar o conhecimento sobre a Autobiografia de Santo Inácio, além de uma capacitação sobre a estrutura mistagógica e teológica dos Exercícios Espirituais Inacianos e como poder oferecê-los aos demais. Ademais, puderam participar de um módulo que buscava apontar pistas de como desenvolver a temática da espiritualidade inaciana nos dias atuais.

Entre um e outro curso, os alunos puderam fazer visitas a lugares importantes na tradição jesuítica e inaciana, como a cidade de Loyola, o Castelo onde nasceu São Francisco Xavier, patrono das missões, além de conhecer os locais em que Inácio esteve na cidade de Barcelona, entre eles a famosa Catedral Gótica de Santa Maria do Mar, fundada no século XII, e a a Igreja Sé de Manresa, construída do Século IX.

A partilha entre os participantes foi um importante momento para refletir a religiosidade e a espiritualidade nos países da América Latina e na Espanha. Também foi uma excelente oportunidade de trocas de experiências pastorais e dos desafios de uma espiritualidade no mundo de hoje, formando assim uma bonita e profícua comunidade de pessoas que buscam compreender melhor a sua própria vivência espiritual, aprofundar o conhecimento sobre religião e assim partilhar essa sabedoria nos escritos, serviços, pastorais e pesquisas que realizam nos mais diversos centros, universidades, pastorais e movimentos que atuam. Elton voltou mais “estudado” e parece que até um pouco mais santo: está ansioso para compartilhar a sua vivência no Grupo de Estudo do nosso Observatório, que retoma as atividades em março: sempre nas quartas às 17h.

Pra saber mais:

Escola de diálogo

Outras tecnologias novas espiritualidades

Espiritualidade para um novo tempo

Diálogo entre espiritualidades

Espiritualidade no ciberespaço

Espiritualidade transreligiosa

5 comentários Adicione o seu

1. Maristela Velozo disse:

Que maravilha de experiência vivida por Elton. ‘VOCÊ SÓ PODIA SER : João Elton de Jesus’!
    Farei todo possível para participar desse contato nas quartas com os colegas e seu orientador, ok?
    Parabéns aos dois e agradecida pela partilha. Abração.
    Maristela Velozo.