OUTRAS TECNOLOGIAS: NOVAS ESPIRITUALIDADES?!

 

O Fórum Inter-Religioso da UNICAP, organizado pelo nosso Observatório, articula desde 2007 uma série de encontros com animadores das tradições espirituais da região, para re-conhecimento humano da fé e exercício do respeito à diversidade de suas expressões, para reflexão sobre a vivência pluralista do sagrado e ensaio de uma mística trans-religiosa. Após estudar as principais religiões no Recife e também aprofundar temáticas transversais às grandes tradições espirituais, o Fórum da UNICAP está se debruçando agora sobre os desafios teóricos, fenomenológicos e hermenêuticos, para a compreensão crítica e engajada da nossa religiosidade.

E muitos de nós temos nos perguntado se as tecnologias contemporâneas de comunicação humana(?!) e de programação genética e transformação biológica (por dispositivos tecnológicos), levando a novos estados de consciência, não estariam provocando outras espiritualidades – e ensejando diálogos alternativos dessas experiências. Poderíamos falar de deslocalização e desterritorialização, de desmaterialização da vida. Ensaiam-se hoje formas mais cooperativas de trabalho e produção do saber pelas “redes sociais”. Novas concepções de propriedade e direito começam a ser descortinadas em um projeto de civilização que se vai esboçando mais mundialmente. Mas surgem também plantas e animais modificados geneticamente por aí e há quem diga mesmo que a implantação de tecnologias e próteses em nosso corpo e cérebro, inclusive de reprogramação biológica das “naturezas” humanas, podem levar ao fim da espécie da gente como tal. Então, esses nichos crescentes de pós ou transumanos trarão uma era pós ou trans-religiosa? Ou, ainda mais: androides sonham com ovelhas elétricas e têm fé em quê?!

A religiosidade que, entrementes, está emergindo nesse mundo em mutação, parece, é mais de baixo para cima ou, melhor ainda, na direção do mistério que se esconde e manifesta “entre e além”. Cada pessoa é hoje mais capaz de aprender e oferecer feedback. A religião até ontem tinha a ver com credos e doutrinas ditadas, enquanto a religiosidade agora produz wiki-teologias e novas metafísicas, pluralistas e lúdicas, como jogos de ficção. A mundialização possibilitada pela internet e pela informática provoca mudanças na ordem existencial e cultural de todos nós, as nanotecnologias e intervenções bioquímicas e maquínicas começam a alterar nossa percepção e interação com os outros e com o meio. Estamos às vésperas de uma era de grande pacifismo e cooperação, talvez, pela possibilidade do reconhecimento de uma espiritualidade trans-religiosa, conjugada com o debate científico transdisciplinar – ou então de um confronto mundial sem proporções.

Dia 13 de junho, segunda-feira, das 17 às 18h30, no auditório do CTCH (1º andar do bloco B) da Universidade, temos pois uma sessão do nosso Fórum com o tema “Diálogos trans-religiosos: outras tecnologias, novas espiritualidades?”. Participarão da conversa Luca Pacheco, Davi Barbosa e Véronique Donard. A entrada é franca para quem tem interesse em debater, com esses comunicólogos, teólogos, psicólogos, e cientistas da religião enfim, sobre os portais para a transcendência do nosso povo, suas velhas e novas configurações. Não chegará a produzir uma reedição do guia do mochileiro das galáxias, mas quase…

 

Saiba mais:

A natureza humana tem futuro?

A vida eterna: como assim?!

Espiritualidade: modo de usar

A velha encarnação do futuro

 

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *