DIÁLOGOS ALÉM DA RAZÃO

O nosso Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife tem buscado participar de redes de pesquisa e educação sobre a temática do “diálogo inter-religioso”, não apenas do Brasil mas com parceiros da Colômbia, Chile, EUA, Portugal, Espanha, Itália e, ainda mais, da França. Assim, algumas iniciativas dos nossos pesquisadores começam a ser publicadas, e também financiadas, internacionalmente. Além disso, com apoio do Consulado Geral da França no Recife, estamos avançando no sentido de consolidar um projeto internacional nesse campo de estudo, vislumbrando produção bibliográfica e técnica comum, intercâmbios e missões acadêmicas institucionalizadas, além de eventos compartilhados. Este ano vamos dar um passo nessa direção: preparamos um Colóquio Internacional sobre “Diálogos das racionalidades culturais e religiosas”. A previsão é para acontecer no dia 10 de outubro, das 8 às 16h, pelo Meet e transmissão no Youtube da UNICAP, com participantes reunidos em universidades brasileiras mas também com professores da Université de Savoie e das Université Jean Moulin e Université Catholique de Lyon, na França.

O Recife tem forte intercâmbio acadêmico com os franceses nas pesquisas antropológicas sobre o Imaginário Religioso. O Observatório das Religiões na Universidade Católica de Pernambuco já acolheu dois encontros nessa área de conhecimento, sobre Espiritualidades e aprendizagens e sobre O sagrado e o diálogo, e pretende então ampliar e institucionalizar uma rede de pesquisadores envolvendo os professores franceses Jean-Jacques Wunenburger, Pascal Bouvier e Marie Hélène Robert, que vêm atualizando o conceito de “sagrado”, de tempos e espaços que despertam intuitivamente um sentimento de infinito, em função da promoção de diálogos entre culturas e religiões. Contando com a colaboração prestigiosa do doutorando Thácio Santos, nosso ex-aluno que também estudou com eles na França, o Colóquio híbrido em outubro vai aproximá-los, via internet, dos professores e estudantes do Grupo de Pesquisa “Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo”, que tem sede na UNICAP, dentro do Observatório das Religiões, e envolve núcleos que trabalham igualmente o diálogo na PUC-Minas e na UFJF.

Cerca de trinta participantes relacionados a esse Grupo de Pesquisa serão convidados desde já para a leitura de capítulos selecionados do livro Le sacré, de Wunenburger (Presses Universitaires France, 2019), que serão traduzidos e disponibilizados previamente na página do Colóquio aqui no Observatório. E no dia 10 de outubro, de 8 às 11h, será organizada uma mesa redonda com mestrandos, doutorandos e orientadores que vêm aplicando e revisando o conceito de sagrado em suas pesquisas. E, das 13 às 16h, teremos a palestra do professor Jean-Jacques Wunenburger, sobre como o conceito de sagrado pode nos ajudar a pensar ternariamente o diálogo entre religiões aparentemente contrárias, sobre o imaginário religioso em uma perspectiva complexa e relacional diante dos desafios atuais de intolerância político-cultural. Na sequência, vamos aos comentários de Pascal Bouvier e Marie Hélène Robert, seguidos de debate com os parceiros brasileiros.

Mesmo quem não estiver participando diretamente do Colóquio poderá acompanhá-lo pela internet, com direito a tradução. Dessa maneira, se você tem interesse no estudo e na vivência do diálogo entre culturas e religiões, aproveite e agende logo aí o dia 10 de outubro e vá se perguntando: o que é mesmo sagrado pra gente? Essa experiência favorece ou impede o diálogo com os outros?!

Acesse a página do Colóquio

Saiba mais sobre Internacionalização no Observatório das Religiões

2 comentários Adicione o seu

1. Maria da Penha Leite disse:

Interessante