O islamismo é uma religião de caráter universalista que busca suscitar e cultivar a atitude de obediência aos preceitos e valores éticos do seu livro sagrado, denominado Corão. Os cinco pilares do islã são a recitação da profissão de fé, as orações diárias, o interesse pelos necessitados, as práticas de autopurificação do jejum e a peregrinação a Meca. O islã é a religião que mais cresce no mundo, sendo às vezes associada a movimentos políticos terroristas. Mas você sabe mesmo de onde vem – e para onde vai – essa rica tradição espiritual?
Tendo como debatedor o Prof. Dr. Pedro Vasconcelos, da Universidade Federal de Alagoas, vamos receber, para uma palestra sobre “As origens culturais do islã”, o islamólogo Dr. Emilio González Ferrín, da Universidade de Sevilha (veja seus textos na AcademiaEdu e uma entrevista no Youtube). O evento, com entrada franca, será no próximo dia 31 de outubro às 16h, na sala 306 do bloco G4 da Católica de Pernambuco. A promoção é dos Programas de Pós-graduação em Teologia e em Ciências da Religião da UNICAP, junto com o seu Observatório das Religiões no Recife.
Emilio Ferrín é formado em história comparada das religiões, professor de estudos árabes e islâmicos na Universidade de Sevilha, na Espanha, e presidente da Fundação Gordion, que promove o diálogo intercultural e inter-religioso entre Oriente e Ocidente. Ele é autor de muitos livros, incluindo Islamic ethics and politics (Seville, 2001), A general history of Al-Andalus (Cordoba, 2006), e do premiado Qur’an: the inflected word (Ovido, 2002).
A Paulus traduziu no Brasil o seu “A angústia de Abraão: as origens culturais do judaísmo, do cristianismo e do islamismo” (São Paulo, 2018), onde defende que esses três sistemas religiosos não podem ser estudados separadamente, mas resultam de revelação processual, propondo uma mudança de paradigma que possibilite um estudo racional e científico do fato religioso na história. Então, vamos trocar fichas com o Ferrin e ampliar a nossa rede de estudo e promoção do diálogo!
Precisa efetuar inscrição p a palestra , as origens do Islã? Como fazer ? Grata, Dione Esteves
Não é necessário, Dione: é só chegar, que tá em casa!
Tem horário previsto para o encerramento?
Agradecida e um abração.
Maristela Velozo
o evento deve durar uma hora e meia… bem-vinda!