AS ORIGENS DO ISLÃ

FOTO

 

O islamismo é uma religião de caráter universalista que busca suscitar e cultivar a atitude de obediência aos preceitos e valores éticos do seu livro sagrado, denominado Corão. Os cinco pilares do islã são a recitação da profissão de fé, as orações diárias, o interesse pelos necessitados, as práticas de autopurificação do jejum e a peregrinação a Meca. O islã é a religião que mais cresce no mundo, sendo às vezes associada a movimentos políticos terroristas. Mas você sabe mesmo de onde vem – e para onde vai – essa rica tradição espiritual?

Tendo como debatedor o Prof. Dr. Pedro Vasconcelos, da Universidade Federal de Alagoas, vamos receber, para uma palestra sobre “As origens culturais do islã”, o islamólogo Dr. Emilio González Ferrín, da Universidade de Sevilha (veja seus textos na AcademiaEdu e uma entrevista no Youtube). O evento, com entrada franca, será no próximo dia 31 de outubro às 16h, na sala 306 do bloco G4 da Católica de Pernambuco. A promoção é dos Programas de Pós-graduação em Teologia e em Ciências da Religião da UNICAP, junto com o seu Observatório das Religiões no Recife.

Emilio Ferrín é formado em história comparada das religiões, professor de estudos árabes e islâmicos na Universidade de Sevilha, na Espanha, e presidente da Fundação Gordion, que promove o diálogo entre Oriente e Ocidente. Ele é autor de muitos livros, incluindo Islamic ethics and politics (Seville, 2001), A general history of Al-Andalus (Cordoba, 2006), e do premiado Qur’an: the inflected word (Ovido, 2002).

A Paulus traduziu no Brasil o seu “A angústia de Abraão: as origens culturais do judaísmo, do cristianismo e do islamismo” (São Paulo, 2018), onde defende que esses três sistemas religiosos não podem ser estudados separadamente, mas resultam de revelação processual, propondo uma mudança de paradigma que possibilite um estudo racional e científico do fato religioso na história.

 

Para saber mais:

Muçulmanos no Fórum

Peripateia das religiões

Geopolítica e religiões

O contrário da intolerância

Dialogo entre cristãos e muçulmanos

 

6 comentários Adicione o seu

  1. Dione Esteves disse:

    Precisa efetuar inscrição p a palestra , as origens do Islã? Como fazer ? Grata, Dione Esteves

    1. Equipe disse:

      Não é necessário, Dione: é só chegar, que tá em casa!

  2. Maristela Velozo disse:

    Tem horário previsto para o encerramento?
    Agradecida e um abração.
    Maristela Velozo

    1. Equipe disse:

      o evento deve durar uma hora e meia… bem-vinda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *