Programação 2015.2

UNICAP GRUPO 28 AGO 160

 

1. Grupo de Estudo

O Grupo de Estudo sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, coordenado pelo prof. Gilbraz Aragão na UNICAP, reúne-se nas quartas-feiras, das 17 às 18h30, no Laboratório do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (8º andar do bloco G4) e é aberto à participação de pesquisadores, doutorandos, mestrandos e também graduandos interessados na iniciação científica, além de militantes do diálogo inter-religioso. O pessoal alterna estudos de lógica transdisciplinar com os de diálogo entre culturas e religiões.

Nas reuniões semanais do Grupo os participantes compartilham o andamento de suas pesquisas e depois prosseguem com o estudo de uma obra: neste segundo semestre de 2015 vamos estudar o livro de Raimon Panikkar, O diálogo indispensável: paz entre as Religiões (Corroios-Portugal: Zéfiro, 2007). O autor faleceu em 2010, como religioso casado e com filhos adotados na sua Catalunha, tendo se dedicado aos estudos comparados de religiões, onde reuniu os aprendizados hindu e budista com o cristão e secular da sua vida.

 

2. Fórum Inter-religioso

O Fórum Inter-Religioso da UNICAP, organizado pelo nosso Observatório, articula desde 2007 uma série de encontros com animadores das tradições espirituais da região, para re-conhecimento humano e exercício de tolerância cultural, para refletir sobre a veneração pluralista do sagrado e ensaiar uma mística transreligiosa. Na esteira dessa experiência, que acontece normalmente na segunda segunda-feira de cada mês no auditório do CTCH da UNICAP, das 17 às 18h30, está surgindo inclusive uma exitosa rede de Fóruns Inter-religiosos nas Escolas de Pernambuco.

Após estudar as principais religiões de nossa região e também aprofundar temáticas transversais às grandes tradições espirituais, o Fórum da UNICAP está se debruçando sobre os desafios colocados pela intolerância religiosa, que entre nós afeta principalmente os grupos afro-brasileiros. As aproximações científicas a essas religiões são importantes para o seu conhecimento, mas, com certeza, a criação e socialização de teologias próprias pela Umbanda, Candomblé e Jurema devem ajudar na construção de maior compreensão e respeito social por essas tradições.

Assim sendo, a abertura do Fórum neste semestre, dia 17 de agosto, contará com a presença de João Luiz Carneiro, que lançou recentemente o livro Religiões afro-brasileiras: uma construção teológica e pode inspirar os Povos de Santo no desenvolvimento das reflexões sobre as crenças e vivências das religiões afro-pernambucanas. Os debates prosseguem nos dias 14 de setembro e 19 de outubro, quando serão buscadas formas humanizantes, tolerantes e respeitosas, de compreensão da diversidade das tradições espirituais no espaço público, notadamente através do ensino religioso.

 

3. Encontros e Seminários

A equipe do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife está envolvida igualmente na animação de vários eventos relacionados ao diálogo, em parceria com outros grupos acadêmicos e de educação comunitária:

Mística e diálogo – 28 e 29 de agosto (8 às 17h, no bloco G4 da UNICAP). Seminário com Franci Ronsi, sobre as teologias de Merton e Panikkar.

Religiões no Recife, identidades e diálogos – dia 7 de outubro (14h30 às 15h30, no auditório do CTCH da UNICAP). Apresentação das pesquisas de iniciação científica de Larissa Guerra e Rayane Marinho.

Intolerância religiosa à luz da análise do discurso – dia 14 de outubro (19 às 21h, no auditório GI da UNICAP). Palestra da Dra. Virgínia Leal, do Programa de Pós em Direitos Humanos da UFPE.

Peripateia das religiões – dia 17 de outubro (13 às 17h, saída do Humanitas UNICAP e caminhada pelas ruas da cidade). Visita coordenada por Artur Tavares aos centros de espiritualidade do Recife.

Religiões, desafios e encontros – dia 22 de outubro (9h30 às 11h, no auditório da Faculdade ESUDA). Participação em Mesa Redonda no Seminário Desafios Contemporâneos.

Cantos sagrados e respeito ao outro – dia 22 de outubro (16 às 19h, no hall do bloco G da UNICAP). Aula aberta com artistas da caminhada e lideranças religiosas, como troca de saberes no combate às intolerâncias.

Como o universo e a vida funcionam – dia 26 de outubro (14 às 15h30, no auditório do CTCH da UNICAP). Roda de conversa sobre Cabala, com o Rabino Joseph Saltoun.

Educação, arte e religião – 29 e 30 de outubro (13 às 21h, no Casarão Cultural da UNICAP). Mostra pedagógica de artes e textos sagrados, documentários e comidas das religiões, lançamento de livro do Observatório, com a curadoria de Andréa Caselli.

O sagrado, as espiritualidades e o imaginário na educação – dia 3 de novembro (14 às 17h, no anfiteatro do 3º andar do bloco G4 da UNICAP). Colóquio sobre espiritualidades e ensino religioso, com Jean-Jacques Wunenburger e Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo.

As cores da religiosidade – dia 27 de novembro (17 às 19h, na sala 305 do bloco G4 da UNICAP). Roda de conversa sobre artes e teologias, com Roberto van der Ploeg.

 

4. Congressos e Comunicações

Nossa equipe também atua em rede com outros Núcleos de pesquisa e Observatórios da diversidade cultural e do diálogo entre religiões, sobretudo promovendo sessões do Grupo de Trabalho “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo” por ocasião de Congressos acadêmicos da área:

14 a 17 de julhoCongresso da SOTER em Belo Horizonte.

9 a 11 de setembro – Congresso da ANPTECRE em Curitiba.

15 a 17 de setembro – Simpósio da ABHR na UFPE.

29 a 31 de outubroCongresso Nacional do Ensino Religioso na UNICAP.

4 a 7 de novembroCongresso VIDELICET em João Pessoa.

10 a 13 de novembroColóquio de História na UNICAP.

9 a 11 de dezembroSemana Acadêmica de Ciências das Religiões em João Pessoa.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *