RELIGIÕES AFRO NO FÓRUM DA UNICAP

 

As religiões afro-brasileiras, das ciências às teologias

 

O Fórum Inter-Religioso da UNICAP, organizado pelo nosso Observatório, articula desde 2007 uma série de encontros com animadores das tradições espirituais da região, para re-conhecimento humano e exercício de tolerância cultural, para refletir sobre a veneração pluralista do sagrado e ensaiar uma mística transreligiosa. Na esteira dessa experiência, que acontece normalmente na segunda segunda-feira de cada mês no auditório do CTCH da UNICAP, está surgindo inclusive uma exitosa rede de Fóruns Inter-religiosos nas Escolas de Pernambuco.

Após estudar as principais religiões de nossa região e também aprofundar temáticas transversais às grandes tradições espirituais, o Fórum da UNICAP está se debruçando sobre os desafios colocados pela intolerância religiosa, que entre nós afeta principalmente os grupos afro-brasileiros. As aproximações científicas a essas religiões são importantes para o seu conhecimento, mas, com certeza, a criação e socialização de teologias próprias pela Umbanda, Candomblé e Jurema devem ajudar na construção de maior compreensão e respeito social por essas tradições. Assim sendo, a abertura do Fórum neste semestre contará com a presença de João Luiz Carneiro, que lançou recentemente o livro Religiões afro-brasileiras: uma construção teológica e pode inspirar os Povos de Santo no desenvolvimento das reflexões sobre as crenças e vivências das religiões afro-pernambucanas.

Doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP e Mestre em Filosofia pela UGF-RJ, João Carneiro é Especialista em Teologia Afro-brasileira pela Faculdade de Teologia Umbandista de São Paulo, sendo também praticante dessa tradição religiosa brasileira. João é ainda Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal Fluminense, Graduado em Administração de Empresas pelo CEFET-RJ e atualmente é Professor da FTU e da FMU, trabalhando em especial na pesquisa dos seguintes temas: Ética do discurso e Escolas das religiões afro-brasileiras.

Na segunda, 17 de agosto, ele lançará o seu livro às 15h na Livraria Vozes da Rua do Príncipe e às 16h fará palestra no Auditório do CTCH (primeiro andar do bloco B da UNICAP). Todas as pessoas de boa vontade estão convidadas.

.

Pra saber mais:

Desqualificação das religiões afro

Diversidade religiosa

Convivência das religiões

Sacrifício e religiões

Pluralização em Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *