ESPIRITUALIDADES E APRENDIZAGENS

 

Como os símbolos devem entrar nas escolas?

O que é mesmo sagrado em nossas vidas?

 

IMG-20150806-WA0004 (3)
(quadro de Lucas Suassuna Wanderlei)

 

O Sagrado, as Espiritualidades e o Imaginário na Educação

Colóquio aberto na UNICAP

Com Jean-Jacques Wunenburger e Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo

Auditório do Espaço Executivo (3° andar bloco G4)

Dia 3 de novembro, 14h30 às 17h

 

O Colóquio O Sagrado, as Espiritualidades e o Imaginário na Educação acolhe dois grandes especialistas internacionais sobre os estudos dos sistemas simbólicos, envolvendo estudiosos das áreas de história, antropologia e ciências da religião, para um aprofundamento transdisciplinar dos conceitos de sagrado e de espiritualidades, tendo em vista os desafios político-pedagógicos do ensino religioso e da educação humanista.

Jean-Jacques WunenburgerJean-Jacques Wunenburger é um Filósofo francês, especialista em estudos sobre a imagem e o sagrado. Formou-se em Filosofia em 1969, pela Universidade de Dijon, onde foi discípulo de Gilbert Durand. Posteriormente, fez seu doutorado sobre a experiência da festa, que defendeu em 1973. Além de lecionar na Universidade Jean Moulin Lyon 3, é diretor do Centro Gaston Bachelard de Pesquisa sobre o Imaginário e a Racionalidade da Universidade de Bourgogne.

servletrecuperafoto.gifAlberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo tem doutorado em Educação pela Universidade do Minho, é Professor e Investigador do Instituto de Educação e Psicologia da mesma Universidade portuguesa. Deste os anos noventa frequenta os autores do Círculo de Eranos (Ascona – Suiça) e, muito particularmente, aqueles ligados à obra de Gilbert Durand, tais como Jean-Jacques Wunenburger, Jean-Pierre Sironneau, Philippe Walter, Andrés Ortiz-Osés, entre outros. É autor de muitos trabalhos dedicados ao tema do Imaginário Educacional.

 

Promoção:

Grupo de Pesquisa Videlicet Religiões – PPGCR UFPB

Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife – PPGCR UNICAP

Núcleo de Pesquisas do Imaginário – PPGA UFPE

Apoio:

Aliança Francesa Recife

Instituto Humanitas UNICAP

Saiba mais:

Debate sobre ensino religioso

Transdisciiplinaridade e educação

.

4 comentários Adicione o seu

  1. Patricia Ingrasiotano disse:

    Prezados,
    Em razão da dissertação em curso, procedente do Mestrado Acadêmico em Educação, gostaria, por gentileza, ter acesso aos assuntos tratados durante o Colóquio “o Sagrado, a Espiritualidade e o Imaginário na Educação”.

    Agradeço antecipadamente.
    Patricia Ma. Ingrasiotano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *