ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE

fórum

O Fórum Inter-Religioso da UNICAP, organizado pelo nosso Observatório, articula desde 2007 uma série de encontros com animadores das tradições espirituais da região, para re-conhecimento humano e exercício de tolerância cultural, para refletir sobre a veneração pluralista do sagrado e ensaiar uma mística transreligiosa. Na esteira dessa experiência, que acontece normalmente na segunda segunda-feira de cada mês, está surgindo inclusive uma exitosa rede de Fóruns Inter-religiosos nas Escolas de Pernambuco.

Após estudar as principais religiões de nossa região e também aprofundar temáticas transversais às grandes tradições espirituais, o Fórum da UNICAP está se debruçando sobre os desafios colocados pela intolerância religiosa, que entre nós afeta principalmente os grupos afro-brasileiros. Os encontros desta série revelaram que as aproximações científicas a essas religiões são importantes para seu conhecimento, mas a criação e socialização de teologias próprias pela Umbanda, Candomblé e Jurema devem ajudar na construção de maior compreensão e respeito social pelas tradições de sabedoria afrolatíndias.

Também se viu que o Ensino Religioso escolar pode ser um espaço privilegiado para o cultivo de novas práticas de coexistência entre as religiões. Por isso, na última sessão do semestre, segunda-feira dia 19 de outubro, das 17 às 18h30, no Auditório do CTCH (primeiro andar do Bloco B) da UNICAP, o Fórum reúne Constantino Melo e Rosália Sousa (pesquisadores e técnicos da Secretaria de Educação), Gilbraz Aragão (professor e pesquisador da UNICAP) e Teresa Leitão (deputada estadual de Pernambuco), para, com os olhares da política e dos estudos da religião e da educação, debaterem sobre os rumos do Ensino Religioso em nosso Estado e os impasses da lei de cultura afro-indígena nas escolas.

A legislação brasileira sobre o Ensino Religioso na escola pública avança e o MEC acabou de incluir (veja aqui, a partir da pg. 280) o conteúdo de cultura religiosa na proposta da base curricular nacional, como aplicação pedagógica dos estudos de religião para os nove anos do ensino fundamental. Em Pernambuco, a matéria está entrando no currículo (veja por aqui) e, no Recife (veja aqui), já entrou nos parâmetros das escolas. Resta, contudo, a necessidade de aprofundamento epistemológico para que passemos efetivamente, nos espaços educacionais da República, do Ensino Religioso tradicional e catequético, para uma aprendizagem transreligiosa sobre os conhecimentos espirituais da humanidade.

Esse encontro, então, vai apontar para a possibilidade de metodologias escolares que respeitem o pluralismo cultural e a diversidade religiosa e colocar o desafio da formação de professores dentro de um novo paradigma de tratamento público dos fenômenos religiosos. Enfim, vai acabar sendo uma prévia regional do Congresso Nacional do Ensino Religioso, que será acolhido na UNICAP de 29 a 31 de outubro e promete ser uma celebração dos educadores que promovem o ensino-aprendizagem crítico e democrático dos fatos espirituais da história humana.

Pra saber mais:

Debate sobre Ensino Religioso

Educação Transdisciplinar

Diversidade religiosa

Bíblias ou histórias das religiões?

2 comentários Adicione o seu