PERIPATEIA DAS RELIGIÕES ABRAÂMICAS

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Peripateia das Religiões é uma experiência de aprender andando e conversando, uma caminhada rumo ao diálogo com as tradições espirituais no entorno da cidade, em vista de uma cultura de paz no Recife. Aproveitando as curiosidades que os estudantes manifestam, decidimos visitar cada semestre alguns centros religiosos de nossa Região Metropolitana, para compartilhar e discutir visões do sagrado pelas suas ruas, procurando superar preconceitos e aprofundar conceitos sobre os “caminhos” religiosos dos outros.

Tal vivência formativa, com os estudantes da UNICAP, já foi realizada várias vezes e para muitos templos, por turmas do curso teológico de Humanidade e Transcendência, assim como por estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. A experiência começou por iniciativa dos professores Gilbraz, Vanderlei, Moura e Artur “Peregrino”, que a coordena. A edição do segundo semestre de 2014 (foto acima) aconteceu neste sábado 18 de outubro, com visitas guiadas à casa/museu de Dom Helder Câmara, ao Centro Islâmico da Boa Vista e à Sinagoga do Recife Antigo.

Esse passeio por espaços representativos das religiões abraâmicas, cujo profetismo aponta para uma mesma aliança divina em vista do shalom/salamaleico/paz do Senhor, mas que tem histórias de violências e intolerâncias sem paralelo, nos fez pensar sobre o que pode mesmo favorecer o encontro entre as pessoas, com suas diferenças religiosas e culturais. É preciso disposição para ir ao encontro do outro e conhecê-lo, fazer-se próximo; é necessário deslumbramento com o rosto da alteridade que nos interpela com seu jeito de viver e acreditar; é urgente focar na cura das feridas humanas e na cultura de compaixão, mais do que sobre a pregação de salvação…

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.