PROGRAMAÇÃO 2022

Aniversário do Fórum Diálogos: roda inter-religiosa sobre justiça e paz

Grupo de Estudo

O grupo de estudo sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, coordenado pelo prof. Gilbraz na UNICAP, reúne-se desde 2005, sempre nas quartas-feiras das 17 às 18h, a partir da pandemia de forma online através do Meet institucional. O Grupo é aberto à participação de pesquisadores, doutorandos e mestrandos, e também de graduandos interessados na iniciação científica, além de militantes do diálogo inter-religioso.

Os membros que estão registrados no Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo (CNPQ) devem, ao menos, participar de 1/3 das reuniões e apresentar anualmente uma produção acadêmica qualificada.

Nas reuniões semanais do Grupo os participantes compartilham o andamento de suas pesquisas e depois prosseguem com o estudo de uma obra: em 2022, tempos ainda de vírus na saúde e de vermes na política, como tem muita gente interessada em buscar caminhos místicos e espirituais, vamos analisar as controvérsias da mística encarando o livro de Luiz Felipe Pondé, Espiritualidade para corajosos. Através da internet, o nosso campus agora é a galáxia e você pode juntar-se a nós como um valente mochileiro do além!

Encontros e Seminários

A equipe do Observatório Transdisciplinar das Religiões está envolvida igualmente na animação de vários eventos relacionados ao diálogo entre fés e convicções, em parceria com outros grupos universitários e de educação comunitária:

Além da (In)Tolerância – 21 de janeiro, Internet, participação nos eventos do Dia de Combate à Intolerância Religiosa com o Fórum Diálogos.

Católicos mais Católicos – 18 a 20 de março, Olinda, assessoria ao Encontro de Formação sobre Ecumenismo e Diálogo da CNBB-NE2.

Impulsos Teocráticos – 30 de março, 14h, Internet, participação na aula inaugural do PPGCR-UNICAP.

Espiritualidade Indígena – 3 de abril, excursão às aldeias do Povo Xucuru.

Comunicação e Religiões – 26 de abril, 18h, Internet, participação no lançamento de livro.

Justiça Socioambiental e Espiritualidade – 27 de abril, Internet, participação na XIII Reunião do Conselho Nacional de Coordenação do Observatório dos Jesuítas.

Religião e Esfera Pública – 28 de abril, 19h, Internet, participação no debate e lançamento de livro do Observatório de Cultura, Religiosidades e Emoções da UFPE.

A mística e os Místicos – 3 de maio, 17h, Internet, participação no lançamento de livro.

Religiões e Modernidade – 25 de maio, 15h, UNICAP, participação em mesa celebrando a Semana de Arte Moderna.

Religiões Tradicionais e a Natureza – 26 de maio, 19h, Internet, organização de ciclo de debates.

Uni-diversidade Cristã – 1º de junho, 18h, capela da UNICAP, celebração da Semana da Unidade.

Religiões Orientais e a Natureza – 30 de junho, 19h, Internet, organização de ciclo de debates.

Religiões Proféticas e a Natureza – 25 de agosto, 19h, Internet, organização de ciclo de debates.

Novos Movimentos Religiosos e a Natureza – 29 de setembro, 19h, Internet, organização de ciclo de debates.

Diálogos das Racionalidades Culturais e Religiosas – 10 de outubro, 8 às 16h, Internet e UNICAP, colóquio internacional sobre sagrado e promoção de diálogos.

Participação em Comissões

O Observatório das Religiões no Recife, através de representações dos seus membros, participa ativamente de articulações e serviços, nacionais e regionais, de promoção do diálogo e do ecumenismo:

– Comissão de Pastoral para Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso do Regional Nordeste II da CNNB e da Arquidiocese de Olinda e Recife. Participação de Gilbraz e Artur.

– Fórum Diálogos – Associação civil para Promoção da Diversidade Religiosa em Pernambuco. Participação de Thaís, Rayane, Gilbraz e Gustavo.

– Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida. Participação de Thaís e Gilbraz.

– Observatorio de la Diversidad Religiosa y de las Culturas en América Latina y el Caribe. Participação de Gilbraz.

– Coalición Religiones, Creencias y Espiritualidades en Diálogo con la Sociedad Civil. Participação de Everaldo.

VEJA PROGRAMAÇÕES ANTERIORES POR AQUI.