AS RELIGIÕES E A NATUREZA

Re-ligar o humano com a natureza em prol da Ecologia Integral. Atendendo a esse chamado do espírito de nosso tempo e percebendo a necessidade de aprofundar nosso sentir, pensar e agir espirituais como resposta à crise socioambiental que vivemos, a Cátedra “Laudato Si” e o Observatório Transdisciplinar das Religiões de Recife unem esforços com o Fórum Diálogos da Diversidade Religiosa em Pernambuco, o Instituto Humanitas UNICAP, o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida e o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Seguro e Sustentável da UPE, para a realização de um ciclo de debates sobre “As religiões e a natureza”.

As rodas de conversa, que podem ser seguidas livremente pelo canal do Youtube da Universidade Católica de Pernambuco, transformam-se também em um curso de extensão para quem deseja certificação: as inscrições devem ser feitas por aqui. Os encontros, cujo conteúdo mais relevante vai ser transcrito e distribuído como ebook, serão mensais e objetivam promover reflexões sobre como diferentes grupos das religiões mais conhecidas envolvem-se com a natureza, como encaram a sacralidade no cosmos e como podem colaborar cooperativamente para a defesa da integridade da Criação.

Cada encontro, mediado pelos coletivos parceiros, contará com um painel composto por diferentes lideranças religiosas que vão expor, a partir de suas perspectivas espirituais, qual o lugar da natureza e como a ela o ser humano se conecta em tais práticas religiosas:

26 de maio 19h – Religiões Tradicionais e a Natureza, com Iran Neves (Xucuru), Kwarahy Xypew (Tembé), Yabá Nayde de Ogum (Umbanda), Ogã Jaçanã Gonçalves (Candomblé)

30 de junho 19h – Religiões Orientais e a Natureza, com Haricakra Dasa (Hare Krishna), Jigme Choedzin (Budismo), Sandro Câmara (Budismo), Eliane Rangel (Brahma Kumaris)

25 de agosto 19h – Religiões Proféticas e a Natureza, com Ida Katz (Judaísmo), Fábio Potiguar (Catolicismo), Rafael Vilaça (Anglicanos), Maruilson Souza (Exército de Salvação), Paulo César (Batistas), Eduardo Santana (Islamismo), Emília Rabbani (Fé Bahai)

29 de setembro 19h – Novos Movimentos Espirituais e a Natureza, com Alexandre Júnior (Espiritismo), Émerson Damásio (Religião de Deus), Thaís Chianca (Bruxaria), Lucas Leite (Religiões do Chá), Gustavo Albuquerque (Danças Sagradas)

Grandes místicos, nas diversas tradições de fé, buscaram salvar os seus caminhos espirituais com uma vida tranquila e austera perto da natureza. Atualmente, a natureza é que precisa ser salva de um desenvolvimento humano não sustentável e nós devemos nos reconhecer misticamente relacionados a ela, enquanto meio divino ou que nos abre para a divina Criação. Então, não perca essa possibilidade de incluir o meio ambiente em sua busca espiritual, marcando os debates na sua agenda e/ou fazendo sua inscrição para o curso de extensão “As religiões e a natureza”.

Saiba mais sobre ecumenismo e ecologia

2 comentários Adicione o seu

  1. Ana Márcia Matias da Silva disse:

    Este tema é fundamental para nós que pesquisamos sobre as religiões e está relação com a natureza nos ajudar a vivemos este convite a estamos nesta casa comum de modo integral.

  2. everaldo jose da silva disse:

    É uma grande oportunidade para os estudante de licenciatura da ciência da religião a aprofundar os seus conhecimentos e trocar suas próprias experiências dentro deste contexto. Pe. Everaldo José -Ivcm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.