IN-TOLERÂNCIA RELIGIOSA NO RECIFE

No dia 30 de agosto às 16h vamos ter, aqui pela internet, a defesa pública da dissertação de Mestrado em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco, de Rayane Marinho Leal. A pesquisa refletida na dissertação tratou da “Intolerância Religiosa no Recife: Cartografia das denúncias e enfrentamentos entre 2014 e 2019”. A banca examinadora será composta pela professora Karla Patriota (UFPE) e os professores Afonso Chaves e Gilbraz Aragão (UNICAP)

Ray participa do nosso Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife faz tempo: realizou Iniciação Científica e agora está concluindo o Mestrado, sempre com orientação do professor Gilbraz. Ela é também especialista em Direitos Humanos e graduada em Jornalismo. Já ganhou prêmio no Concurso Latino Americano de Ensaios Acadêmicos Monseñor Carlos Parteli y Pastor Emilio Castro “Fe en la Resistencia“. E integra o projeto “Creer en Plural” da Red Latinoamericana y Caribeña por la Democracia (REDLAD), como participante entre os grupos selecionados da América Latina, para promover a “Resolución 2941”, sobre Liberdade Religiosa, da OEA. Então, a moleca engajada do nosso grupo tá virando pesquisadora e agora vai ser mestre!

Na elaboração da dissertação de Rayane foram feitas revisões bibliográficas sobre violência religiosa e respeito à diversidade espiritual, bem como em leis e normas jurídicas sobre a laicidade do Estado. Foram realizados também levantamentos em arquivos e na imprensa, além de entrevistas com advogados, agentes do direito e representantes do legislativo, lideranças religiosas e personalidades civis que contribuem para o combate à violência religiosa, visando expor diferentes narrativas sobre a temática.

Utilizou-se, então, como metodologia principal, uma cartografia temática mapeando as principais religiões na cidade e os casos exemplares de intolerância e violência religiosa. Como resultados, foram observadas as características da intransigência religiosa na metrópole recifense, que é racista e classista, e foram destacados os caminhos ensaiados para superar a problemática apresentada, nem tanto pela simples tolerãncia mas pelo respeito e coexistência. No fim e ao cabo, percebe-se que as relações sociais estão em permanente modificação no mapa da cidade e podem ser transformadas e humanizadas a partir de uma consideração positiva da pluralidade cultural e possibilitadas pela prática do diálogo.

A dissertação “Intolerância Religiosa no Recife: Cartografia das denúncias e enfrentamentos entre 2014 e 2019”, conclui, enfim, que há necessidade de terapeutização dos discursos religiosos na região, que só podem avançar rumo à convivência social e ao diálogo inter-religioso pela superação de associações da diversidade espiritual com um “pecado original” e pela sua vinculação a uma bênção das origens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *