PROGRAMAÇÃO 2021

encontro inter-religioso sobre a encíclica Todos Irmãos

Grupo de Estudo

O grupo de estudo sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, coordenado pelo prof. Gilbraz na UNICAP, reúne-se desde 2005, sempre nas quartas-feirasdas 17 às 18h, no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (8º andar do bloco G4). O Grupo é aberto à participação de pesquisadores, doutorandos e mestrandos, e também de graduandos interessados na iniciação científica, além de militantes do diálogo inter-religioso.

Os membros que estão registrados no Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo devem, ao menos, participar de 1/3 das reuniões e apresentar uma produção acadêmica qualificada anualmente.

Nas reuniões semanais do Grupo os participantes compartilham o andamento de suas pesquisas e depois prosseguem com o estudo de uma obra: em 2021, continuando as reuniões virtualmente por causa da pandemia, vamos estudar uma série de referências sobre a metodologia transdisciplinar (disponíveis por aqui), como forma de aprofundar epistemologicamente os caminhos do diálogo, além dos verbetes do Dicionário do Pluralismo Religioso (veja aqui), que sintetiza os estudos de conceitos e autores que estão sendo trabalhados pelo nosso Grupo de Pesquisa comum.

Depois, no segundo semestre, vamos nos aventurar na discussão sobre espiritualidade pós-religiosa (veja aqui o livro) do filósofo alemão Peter Sloterdijk (veja aqui o nosso roteiro): influenciado pela Escola de Frankfurt, por Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger, Michel Foucault (e também pela metafísica indiana), ele tem uma visão provocativa sobre o futuro da religião e, portanto, do diálogo inter-religioso. Quem tiver coragem, está convidado!

Encontros e Seminários

A equipe do Observatório Transdisciplinar das Religiões está envolvida igualmente na animação de vários eventos relacionados ao diálogo, em parceria com outros grupos universitários e de educação comunitária:

Combate à Intolerância Religiosa – 18 de janeiro, 20h, Internet, Novo Ensino Religioso como espaço de promoção da coexistência, participação em mesa do CONER.

Dia de Combate à Intolerância Religiosa – 21 de janeiro, 7 e 19h, TV Globo, Promoção do Diálogo em Pernambuco no BomDiaPE e NE2, entrevistas aos jornais televisivos do Recife.

Promoção do Diálogo entre Religiões e Convicções – 21 de janeiro, 20h, Internet, Entrevista ao Programa Caminhando.

Fraternidade e Diálogo – 30 de janeiro, 16h, Internet, Palestra no Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica AOR.

Desafios da Transreligiosidade – 2 de fevereiro, 14h, Internet, Sessão do Grupo de Pesquisa.

Diálogo Fraterno – 10 de fevereiro, 9h, Internet, Defesa da tese de Ana Paula Luna, sobre o Diálogo Inter-religioso no Movimento dos Focolares.

Construir a Paz a partir do Diálogo – 3 de março, 19h30, Internet, Participação no programa Humanitas em Diálogo, da UNICAP.

Caridade e Justiça Social – 22 de março, 19h, Internet, Apoio à Roda de Conversa inter-religiosa do Fórum Diálogos.

Ações de Combate à Intolerância – 29 de março, 17h, Internet, Debate do Eixo Diálogo inter-religioso da Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos UNICAP.

Espiritualidade entre a Saúde e a Doença – 31 de março, 19h30, Internet, Roda de Diálogo com Maristela Velozo sobre o seu livro Entrelaces.

Páscoa e Religiões – 3 de abril, Internet, Entrevista na Folha de Pernambuco.

Estado Laico e Ensino Religioso – 7 de abril, 10h, Internet, Palestra para coordenadores do Ensino Religioso da Secretaria de Educação de Pernambuco.

Alteridade no Ensino Religioso – 28 de abril, 15h, Internet, Participação no Ciclo de Formação sobre Ensino Religioso à luz da BNCC, da ANEC.

Pedagogia do Afeto – 29 de abril, 18h30, Internet, Participação em Roda de Diálogo no Instituto Humanitas da UNICAP.

Teologia Cristã e Diálogos – 22 de maio, 8h, Internet, Entrevista no Café Teológico na rádioweb Sharom.

Espiritualidade e Ecologia – a partir de 25 de maio, Internet, Colaboração no Curso Ecologia Integral e Justiça Socioambiental.

Religião e Direitos Humanos – 1 de junho, 19h, Internet, Palestra no 3º Simpósio Brasileiro de Justiça Social do Exército de Salvação.

Liberdade Religiosa no Brasil – 17 de junho, 9 às 12h, Internet, Participação na Consulta sobre Liberdade Religiosa no Brasil, do Projeto Creer en Plural da articulação Otros Cruces.

Religião, Laicidade e Democracia – 12 a 16 de julho, Internet, Participação do nosso Grupo de Pesquisa no Congresso da SOTER.

Judaísmo e Israel – 13 de julho a 3 de agosto, Internet, Participação no Ciclo de Palestras “Israel no Contexto do Oriente Médio” do Museu-Sinagoga Kahal Zur Israel.

Subsídios pedagógicos para o diálogo inter-religioso – 11 de agosto, 15h, Internet, Oficina para professores na Jornada Unicap Comunitária.

Liberdade Religiosa e Ciências da Religião – 16 de agosto, 19h30, Internet, Palestra no Seminário da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB.

Ciências da Religião e Ensino Religioso – 17 a 19 de agosto, Internet, Colaboração no GT Ciências da Religião e Ensino Religioso: Interfaces Epistemológicas, no Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso.

Pluralismo Religioso, Educação e Democracia – 31 de agosto, 9h30-11h30, Internet, Participação em Mesa no Ciclo de Conversas Educação e Pluralismo Religioso UFPE.

Diálogos inter-religiosos, tempo da criação, cuidado da casa comum – 16 de setembro, 14h30, Internet, Articulação de Roda de Conversa na Semana Socioambiental da UNICAP.

Religiões em tempo de Pandemia – 22 de setembro, 8h, Internet, Palestra no II Congresso Nacional de Ciência e Educação da Faculdade Católica do RN.

Religião e Teologia entre Estado e Política – 28 a 30 de setembro, Internet, Mesa Temática e Participação do nosso Grupo de Pesquisa no Congresso da ANPTECRE.

Ensino Religioso na BNCC -13 de outubro, 19h, Internet, Participação em Mesa na Jornada do Ensino Religioso da UNICAP.

Política e Religião – 19 de outubro, 19h, Internet, Participação em Live do Fórum Diálogos.

Mística e Amor no Ensino Religioso – 20 de outubro, 18h30, Internet, Palestra para professores do Espírito Santo.

Direitos Humanos, Religiões e Ensino Religioso – 21 de outubro, 9h30, Internet, Palestra no Seminário Estadual de Professores do Amazonas.

Ensino Religioso no Brasil, passos e impasses – 23 de outubro, 14h30, Internet, Palestra no Fórum de Educadores Muçulmanos Nordestinos.

Educação, Economia, Ecologia e Ecumenismo – 3 a 5 de novembro, Internet, Participação na articulão de GT sobre Ecumenismo no Congresso Oikos.

Desafios dos Fundamentalismos – 17 a 19 de novembro, UNICAP, Seminário do Grupo de Pesquisa.

Participação em Comissões

O Observatório das Religiões no Recife, através de representações dos seus membros, participa ativamente de articulações e serviços, nacionais e regionais, de promoção do diálogo e do ecumenismo:

– Comissão de Pastoral para Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso do Regional Nordeste II da CNNB e da Arquidiocese de Olinda e Recife. Participação de Artur.

– Fórum Diálogos – Associação civil para Promoção da Diversidade Religiosa em Pernambuco. Participação de Thaís, Rayane e Gustavo.

– Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida. Participação de Thaís.

– Observatorio de la Diversidad Religiosa y de las Culturas en América Latina y el Caribe.

– Coalición Religiones, Creencias y Espiritualidades en Diálogo con la Sociedad Civil.

VEJA PROGRAMAÇÕES ANTERIORES POR AQUI.