III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo”
Desafios dos Fundamentalismos
Recife – 17 a 19 de novembro de 2021
(clique nos links da programação e re-veja as palestras e mesas)
.
…
PROMOÇÃO
Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo
Apoio:
Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida
UNICAP – Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação / Graduação e Pós-graduação em Ciências da Religião / Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas / Humanitas / Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife
Diálogos, Fórum da Diversidade Religiosa em Pernambuco
OBJETIVOS
O III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo” foi suspenso por conta da pandemia, mas continuou sendo preparado com esmero: baixe aqui o livro dos Fundamentalismos com as principais colaborações pro evento e se prepare pro lançamento de uma cartilha sobre Diálogo (pode ler e baixar por aqui) durante o encontro. Ele acontecerá, agora online, desde a Universidade Católica de Pernambuco, de 17 a 19 de novembro de 2021, e pretende reunir pessoas comprometidas com o estudo e o enfrentamento dos fundamentalismos religiosos. As inscrições são gratuitas para pesquisadores e militantes envolvidos com a temática e certificados serão entregues a quem participar integralmente do encontro virtual, que será transmitido pelo YouTube da UNICAP.
Nosso Seminário almeja contextualizar uma onda de religiosidade reacionária, buscando aprofundar o seu significado e apontar pistas para a sua terapeutização, desde um princípio teórico pluralista e dialogal. As edições anteriores do Seminário investigaram práticas de diálogo inter-religioso emergentes no Brasil, discernindo uma mística transreligiosa para o nosso tempo de transformações culturais e entre-lugares espirituais. Esses Seminários do Grupo, cadastrado no Diretório do CNPQ e que mantém GT nos congressos da SOTER e da ANPTECRE, buscam abrir horizontes de compreensão da diversidade religiosa e sedimentar conceitos para a promoção da coexistência espiritual.
Devido à interface sociopolítica do tema, agora em 2021, estabeleceu-se uma parceria com grupos que estão trabalhando a questão na Universidade Católica de Pernambuco. Também, e especialmente, com o Observatório de Justiça Socioambiental dos Jesuítas do Brasil, que articula Fóruns Inter-religiosos com Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas das Universidades inacianas, acreditando que o diálogo inter-religioso e intercultural é chamado a criar ambiência mística de compromisso, entre e para além das tradições de fé, com a frente ecumênica e ecológica do cuidado com a Casa Comum.
JUSTIFICATIVAS
O III Seminário do Grupo de Pesquisa interuniversitário Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo vai enfrentar os desafios dos fundamentalismos religiosos, que se avolumam em correlação com o crescimento dos populismos políticos integralistas. O fundamentalismo moderno despontou entre protestantes norte-americanos, os quais no começo do século XX criaram um movimento político-teológico para combater os cristãos liberais, que praticam uma interpretação científica da bíblia e aceitam as causas modernas do socialismo e do feminismo ou de gênero. Atualmente, a religiosidade vem sendo manipulada por grupos poderosos, que se aproveitam do medo de transições culturais para manter dominação política e exploração econômica, reforçando o comunitarismo da “civilização cristã tradicional” e práticas identitárias contra a alteridade e o diálogo.
E assim vários grupos religiosos opõem um “deus” sério e sacrificial a uma divindade amorosa de justiça e compaixão; uma igreja exclusivista, rígida e hierárquica, a movimentos inter-religiosos em favor da terra como Casa Comum; manifestam um apego teológico ao pecado original, contra uma espiritualidade da Criação e sua compreensão de bênção original; pregam a intolerância ao estrangeiro e ao “estranho” moral, contra o abraço ao feminino e aos outros gêneros; o medo da ciência, enfim, ao invés do incentivo à sapiência. Então, evangélicos e católicos fundamentalistas, que são concorrentes no mercado religioso, unem-se “ecumenicamente” contra o ecumenismo e o diálogo entre as religiões e sobretudo com as tradições afro-indígenas, contra imigrantes e especialmente muçulmanos, unem-se pela catequese cristã nas escolas e contra o “ensino religioso” laico e republicano, pela “liberdade religiosa” entendida como direito ao proselitismo intolerante e à ocupação do espaço público pela “bíblia”.
Acreditamos que os estudos de religião, frente a essa onda religiosa reacionária, precisam realçar marcadores epistemológicos e demarcar político-pedagogicamente sua área acadêmica, assolada por magistérios eclesiásticos e treinadores “espirituais” a serviço de ideologias neofascistas. Queremos reunir ativistas e pesquisadores da área para criticar a manipulação da religião e ativar a potência libertadora dos símbolos, para terapeutizar o entulho colonial, explorador e sacrificial de narrativas religiosas fundamentalistas.
CONSELHO CIENTÍFICO
Cláudio de Oliveira Ribeiro (UFJF), Constantino José Bezerra de Melo (UNICAP), Francilaide de Queiroz Ronsi (PUC-Rio), Gilbraz de Souza Aragão (UNICAP), José Ivo Follmann (UNISINOS), Luiz Felipe Lacerda (OLMA), Maria Cecília dos Santos Simões Rodrigues (UFJF), Roberlei Panasiewicz (PUC-Minas), Valdenice José Raimundo (UNICAP).
COMISSÃO ORGANIZADORA
Padre Clóvis Cabral, Gilbraz Aragão, Artur Peregrino, Carlos Vieira, Luiz Felipe, Mailson Cabral, Mariano Vicente, Thaís Chianca.
PROGRAMAÇÃO
Quarta 17/11
15h – Reunião do Grupo de Pesquisa (restrita aos membros)
18h – Mística ecumênica na capela (Coord.: Artur Peregrino)
Quinta 18/11
9h – Abertura – Valdenice Raimundo, Ivo Follmann, Luca Pacheco (Coord.: Gilbraz Aragão)
9h30 – Palestra: Princípio Pluralista e Fundamentalismo Religioso – Cláudio Ribeiro
10h30 – Reações e Debate – Roberlei Panasiewicz e Gilbraz Aragão
14h – Partilha de Pesquisas e Experiências de Promoção do Respeito à Diversidade Cultural e Religiosa – Westei Conde, Constantino Melo, Edson Nunes, Helaynne Sampaio, Ludovic Aubin (Coord.: Mailson Cabral)
17h – Palestra: Diálogo Inter-religioso e Espiritualidade Trans-religiosa – Marcelo Barros (Coord.: Thaís Chianca)
18h – Lançamentos de Livros / Notícias de Publicações / Cartilha do Diálogo
19h30 – Sarau – Karoline Menezes, Silvério Pessoa, Percy Marques (Coord.: Carlos Vieira)
Sexta 19/11
10h – Mesa de Conversa sobre Fundamentalismos e Intolerâncias – Angélica Tostes, Paulo César Pereira, Maruilson Souza, Hugo Ferreira, Ida Katz (Coord.: Mariano Vicente)
14h – Palestra de Encerramento: Justiça Socioambiental e Diálogo Espiritual – Ivo Follmann (Coord.: Luiz Felipe)
SUBSÍDIOS DO EVENTO
Desafios dos Fundamentalismos – Livro de Textos do Seminário
Diálogo Inter-religioso – Cartilha com Pistas do Seminário
Mais Subsídios sobre Fundamentalismos
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Se você é comprometido com o estudo e/ou enfrentamento dos fundamentalismos, pode participar integralmente do Seminário e deseja certificação, cadastre-se por aqui e faça sua inscrição gratuita. Para esclarecimentos sobre os certificados, por favor falar com carlos.vieira@unicap.br
.