RELIGIÕES POR JUSTIÇA E PAZ

O nosso Fórum Diálogos, que reúne mais de 15 grupos religiosos e promove o respeito à diversidade espiritual em Pernambuco, está completando 9 anos e ganhou presente: na manhã do dia 13 de novembro, no Convento de São Francisco de Olinda (com transmissão por aqui), tivemos uma bela roda de conversa sobre “justiça e paz”. Contamos com a participação dos Sem Religião, Indígenas Xucuru, Religião de Deus, Espiritismo, Igreja Católica, Igreja Ortodoxa, Igreja Luterana, Igreja Anglicana, Batista Aliança, Batista Bereana, Batista Regular, Judaísmo, Islamismo Sunita, Islamismo Xiita, Fé Baha’i, Candomblé, Umbanda, Jurema, Budismo, Hare Krishna e Wicca…

O encontro começou com uma ciranda e, mesmo com máscaras higiênicas e certo distanciamento imposto ainda pela pandemia, todos puderam dançar e cantar a esperança de mais união, com base no amor e na verdade. Cada tradição espiritual mostrou, então, como pode contribuir para a causa comum de promoção da vida com justiça e paz, de respeito à integridade da Criação, fazendo variações em torno da “regra de ouro” das diversas escrituras e narrativas religiosas: “faça ao outro o que deseja que ele lhe faça”. Reiterou-se a necessidade de ações conjuntas de caridade das religiões para minorar a fome, que aumenta com a extinção de políticas públicas de promoção social, mas também de pressão cidadã articulada por uma sociedade mais justa e solidária. A manhã, cheia de energia e vibração, com declarações entrecortadas por mantras e cantos, terminou com almoço de comidas regionais.

No encontro também foi celebrada a notícia de que, na noite anterior (com transmissão por aqui e discurso transcrito aqui), foi concedido pela UFPB o título de Doutor Honoris Causa em Ciências das Religiões ao mestre e assistente do nosso Fórum, o irmão Marcelo Barros: um reconhecimento muito merecido ao seu trabalho como assessor de comunidades de base e de movimentos populares, em favor do direito a uma fé esclarecida e à causa do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. Dos sessenta e tantos livros que ele publicou, a maioria trata de espiritualidade ecumênica e relação entre religiões e culturas, temáticas muito importantes em tempos de fascismos fundamentalistas.

O Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife segue acompanhando e assessorando essas realizações espirituais, pulsando com tantas e diversas trajetórias de santidade em nossa região, congratulando-se com a busca de uma mística comum, entre e para além das religiões!

Saiba mais:

Festa dos 8 anos

Livro do Fórum

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *