CARIDADE E JUSTIÇA

Como as religiões equacionam espiritualidade e política nos seus desdobramentos éticos? Como é trabalhada a relação entre caridade pessoal e justiça social pelas comunidades religiosas? Na segunda, 22 de março, às 19h, o Fórum da Diversidade Religiosa em Pernambuco – Fórum Diálogos, promove uma Roda de Diálogos no formato virtual, através do seu Canal no Youtube/Fórum Diálogos, com o sheikh Rodrigo Jalloul, do Centro Islâmico Fatimah Az’Zahra, e o padre Júlio Lancellotti, da Paróquia São Miguel Arcanjo, que irão refletir sobre a temática “Caridade e Justiça Social”, com a mediação do jornalista e membro do Fórum, Rhaldney Santos, que é espírita.

O Fórum Diálogos atua na construção de uma cultura de coexistência e paz entre as religiões e espiritualidades no estado de Pernambuco: são mais de quinze grupos representados, que se reúnem e caminham em prol do respeito à diversidade religiosa e da promoção conjunta de justiça socioambiental nas comunidades. Por causa da pandemia do coronavírus, e respeitando todas as medidas de segurança, a Roda de Diálogos ocorrerá virtualmente e é a primeira de uma série de rodas que acontecerão ao longo de 2021. Justamente por isso, para inaugurar o novo espaço, o Fórum está trazendo irmãos mais velhos no caminho do diálogo inter-religioso, que trabalham juntos (foto ao lado) na Pastoral do Povo da Rua em São Paulo.

A live de segunda, então, vai permitir uma inspiradora troca de experiências. O Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife segue, desde a UNICAP, apoiando e assessorando o Fórum Diálogos e está muito feliz com o avanço da sua caminhada, não somente de convivência entre tradições espirituais, mas também de alinhamento de serviços na defesa da integridade da Criação, em respeito ao reconhecimento de um mistério criador que é comum. Esperamos também que, tocados pelo exemplo dos companheiros convidados para a Roda de Diálogos, mais pessoas de boa vontade considerem a possibilidade de apoiar, transreligiosamente, a Pastoral do Povo da Rua do Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *