CLÍNICA PRO DIÁLOGO

No próximo dia 29 de março às 17h, uma turma do nosso Observatório vai debater sobre as atividades de extensão acadêmica que estão desenvolvendo, junto com estudantes voluntários de vários cursos da Católica de Pernambuco, no Eixo Diálogo Inter-religioso da Clícina Interdisciplinar de Direitos Humanos da UNICAP. O debate vai ser transmitido por aqui, no Canal CIDH.UNICAP no YouTube, e contará com Rayane Marinho, volutária na iniciativa, Thaís Chianca, representando o Fórum Diálogos, e os professores Luca Pacheco e Gilbraz Aragão, que coordenam a experiência.

Na primeira temporada do estágio promovido pelo Eixo, que o Observatório das Religiões assume em parceria com a graduação em Ciências da Religião da UNICAP, seis estudantes se prepararam através de leituras e conversas sobre Intolerância Religiosa e Direitos Humanos, depois fizeram um mutirão destacando do livro do Fórum Diálogos citações e imagens que compuseram uma campanha de divulgação das religiões envolvidas com o diálogo entre espiritualidades em Pernambuco. Por fim, foram convidados a escrever um relatório sobre os aprendizados do processo. Assim começamos a criar pontes transdisciplinares entre direito e diversidade, envolvendo estudantes de pós e graduações na promoção do respeito ao pluralismo cultural e espiritual.

Os Direitos Humanos têm papel importante na promoção de uma cultura de paz. Apesar disso, têm sido postos em questão face aos grandes conflitos da contemporaneidade, tais como crise migratória, violência urbana e ascensão de fundamentalismos políticos e religiosos. Os Direitos Humanos foram se ampliando e aprofundando através das gerações, mas são desafiados por populismos anti-humanistas que desprezam a democracia republicana e seu respeito à laicidade e à diversidade.

Procurando colaborar para reflexões e intervenções sobre esse impasse, o Eixo Diálogo Inter-religioso da Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos busca articular a concepção contra-hegemônica dos direitos e o conceito de pluralismo religioso, defendendo que as espiritualidades e religiões podem ajudar, por meio de teologias progressistas e pluralistas, na construção de uma plataforma mais integral para a compreensão de direitos e deveres, engendrando uma atitude transcultural e transreligiosa para a reconstrução dos Direitos Humanos. Vamos avaliar, então, essa primeira turma de estagiários na Clínica e preparar as próximas!

Veja o debate por aqui

Mais sobre Direitos Humanos no Observatório