DIÁLOGO FRATERNO

Nesta quarta, 10 de fevereiro, às 9h, aqui pela Internet, a professora Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade vai defender, no PPGCR-UNICAP, a tese de doutorado “FRATERNIDADE E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO NA EXPERIÊNCIA DO MOVIMENTO DOS FOCOLARES“. Ana Paula é orientanda do professor Gilbraz e participa do nosso Observatório das Religiões. Na sua banca de defesa estarão os professores doutores José Tadeu e Luiz Carlos (UNICAP), além de Anderson Menezes (UFAL) e Marco Luppi (ASCES-UNITA).

Ana Paula possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2002), Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e é Doutoranda em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora Pedagógica no Centro Universitário Tabosa de Almeida, além de ministrar a disciplina Filosofia na mesma Instituição, que também leciona na Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Política.

A tese de Ana Paula evidencia as experiências de fraternidade e diálogo inter-religioso no Movimento dos Focolares, a fim de apreciar as suas formas e metodologias, os obstáculos e desafios que a relação dialógica suscita. O Movimento dos Focolares nasceu na Igreja Católica durante a II Guerra Mundial e tem como carisma a unidade e a fraternidade universal, abrindo-se assim para o diálogo com as diversas culturas e tradições espirituais. A pesquisa, então, partiu da discussão filosófica sobre a construção do diálogo, levantando questões de intersubjetividade, reciprocidade e silêncio. Depois adentrou nos documentos da Igreja Católica, conciliares e pós-conciliares, que promovem e suscitam o diálogo inter-religioso ao longo da história. Em seguida destacou as experiências da fraternidade em várias frentes, como condição para o diálogo envolvente ensaiado pelo Movimento. A tese termina com análise e discussão, no âmbito das Ciências da Religião, do conteúdo de entrevistas com representantes dos Focolares.

Pra saber mais:

Ana Paula em Roma