RELIGIÕES E ESPIRITUALIDADES EM PERNAMBUCO

O “Diálogos – Fórum da Diversidade Religiosa em Pernambuco” completou sete anos (veja por aqui a festa) e agora, dia 27 de julho, lançou um livro bonito como parte da celebração (veja o lançamento no vídeo abaixo, com cantos e preces dos grupos envolvidos). O livro, intitulado “Religiões e espiritualidades: por uma cultura de respeito e paz”, traz um pouco da história, da visão de mundo ou da missão, das crenças e ritos, além dos endereços físicos e virtuais dos movimentos religiosos que compõem o Fórum Diálogos.

Sete é um número místico em muitas culturas, fechando um ciclo de existência em que a gente se detém para somar os conhecimentos adquiridos e buscar novos desafios. Este é o sentido dessa publicação, com mais de 120 páginas ricamente ilustradas: avaliar quem somos e o que temos realizado juntos, descobrir com mais gente destinos renovados e visões ampliadas para o nosso coletivo. Lembrando que, no Fórum, o todo vai ficando sempre maior que a soma das partes!

O Fórum Diálogos foi lançado em 12 de novembro de 2012, durante as comemorações da Consciência Negra, por iniciativa de Westey Conde e equipe, da 7ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos da Capital do Ministério Público pernambucano, sobretudo em defesa do Povo de Santo – que sofre no estado uma forte intolerância religiosa, racista e classista.

Essa associação civil, que desde o começo conta com a assessoria do nosso Observatório das Religiões, agrega hoje mais de quinze tradições espirituais e visa colaborar para a construção de uma cultura de coexistência entre as diversas religiões, para o conhecimento e respeito às tradições dos outros, para a promoção de um serviço combinado das diversas espiritualidades às causas da justiça socioambiental em Pernambuco.

Conheça as religiosidades participantes do Fórum e envolva-se no seu trabalho de promoção do diálogo, vendo o livro “Religiões e espiritualidades”, disponível abaixo. Ele interessa muito a estudantes e professores do “Ensino Religioso” na região, a promotores de feiras ou fóruns sobre espiritualidade nas escolas públicas e comunitárias, a mediadores de debates envolvendo o fator religioso no espaço público, a quem deseja ampliar sua compreensão de mística – entre e para além das religiões.

Baixe por aqui o livro do Fórum.