IMPASSES E PASSOS NO DIÁLOGO

O Observatório Nacional de Justiça Socioambiental dos Jesuítas (OLMA) publica uma série chamada Lendo e Refletindo: cartilhas escritas por pessoas que são referências nas áreas socioambientais e espirituais, compartilhando em linguagem simples um apanhado dos seus pensamentos e práticas atuais. O público alvo são grupos de estudo e engajamento na interface da religiosidade progressista com os direitos humanos integrais. Os últimos temas abordados foram “A nova normalidade depois da pandemia” e “Terras indígenas e territórios quilombolas”.

E a décima segunda edição da série, que acaba de sair, traz a temática “Diálogo inter-religioso: impasses e passos”, e foi escrita pelo professor Gilbraz, coordenador do nosso Observatório das Religiões no Recife. Termina oferecendo o testemunho da caminhada do próprio Observatório, mas começa mapeando os desafios do diálogo entre as tradições religiosas, bem como nas fronteiras das experiências trânsfugas de fé e convicção mais pessoais. Além disso, recupera um pouco da história da busca moderna pelo diálogo, apontando os seus novos horizontes teóricos e práticos.

A cartilha, com 12 páginas bem ilustradas, termina dizendo que “… desejamos ajudar a somar e multiplicar na busca por uma espiritualidade dialogal e transreligiosa. Há quase 15 anos o nosso Observatório vem ajudando a cruzar caminhos entre e para além das religiões: afinal, os templos apontam para o além e se ficarmos apenas olhando os templos, perdemos o mistério sem fim da realidade e o seu reflexo, em nosso interior, na natureza e na história, nos olhos do outro”. Fica aí o convite: para ler e refletir… E tomar uma atitude frente às relações interculturais e inter-religiosas!

Baixe a cartilha por aqui.

Pra saber mais:

Espiritualidades em Pernambuco

Combate à Intolerância

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *