ESTUDOS DE RELIGIÃO E EDUCAÇÃO SOBRE RELIGIÕES EM REVISTA QUALIS A

A prestigiosa Revista Estudos Teológicos, periódico semestral publicado nos formatos impresso e eletrônico pelo Programa de Pós-Graduação em Teologia da Escola Superior de Teologia dos Luteranos e classificada no nível A pelo Qualis da Capes, lançou o seu volume 58 com um dossiê sobre Ensino Religioso (ER), composto entre outros pelo artigo Transdisciplinaridade, o campo das Ciências da Religião e sua aplicação ao Ensino Religioso. O texto é assinado por Gilbraz Aragão (professor no campo dos estudos de religião na UNICAP) e Mailson Souza (mestre pelo PPGCR-UNICAP), participantes da equipe do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, da Universidade Católica de Pernambuco, que tem dado destaque especial ao estudo dos processos de educação (inter ou trans)religiosa na cultura pluralista brasileira, envolvendo os desafios do ER.

O editorial da revista, de autoria de Rudolf von Sinner e Sérgio Junqueira, justifica o dossiê lembrando que “… em 2015, no V Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciência da Religião (ANPTECRE), ocorrido em Curitiba, verificou-se a necessidade de articular inícios de um estudo qualitativo das produções científicas sobre o Ensino Religioso. Com essa intenção foram convidados pesquisadores e pesquisadoras de diferentes regiões do país, visando identificar e sistematizar o estudo sobre a pesquisa acerca do ER, considerando que esse constitui um importante campo de atuação da inserção da área Ciências da Religião e Teologia na educação básica, e está alocado na subárea de Ciência da Religião Aplicada. Cabe notar que uma subárea como essa, entre outras, pode atender a profissionais e pesquisadores e pesquisadoras com formação em Teologia ou em Ciências da Religião, como previsto na árvore do conhecimento dessa área”.

12002105_10206490968386394_86217758217466487_nE o artigo de Gilbraz e Mailson, que reflete o engajamento do Observatório da UNICAP na causa de um ER como desenvolvimento e aplicação pedagógica dos conhecimentos produzidos pelas Ciências da Religião, defende que “o Ensino Religioso pode desempenhar um papel importante na construção de culturas pluralistas e sociedades democráticas, desde que aprofunde seus fundamentos e desenvolva metodologias apropriadas. Procurando colaborar nesse sentido, o presente ensaio demonstra que uma postura transdisciplinar ajuda a criar conteúdo dialógico no campo das Ciências da Religião e a traduzir pedagogicamente, em processos de aprendizagem libertários, tais conhecimentos religiosos para o Ensino Religioso laico, plural e republicano. A área de conhecimento das Ciências da Religião surgiu para interpretar as experiências de sagrado, de forma aberta à complementariedade das disciplinas científicas e alicerçada sobre uma epistemologia das controvérsias. Em uma linha de desenvolvimento da metodologia interdisciplinar, a transdisciplinaridade pode desenvolver esses fundamentos científico-culturais, construindo conhecimentos através e além das ciências, engendrando uma atitude transcultural e trans-religiosa em nossos estudos de religião, que é muito apropriada para sua aplicação ao Ensino Religioso”.

Baixe o artigo em pdf por aqui.

Saiba mais:

Ciências da Religião pro Ensino Religioso