EPISTEMOLOGIAS INCLUSIVAS

De 29 de outubro a 1 de novembro de 2018 centenas de pessoas se reuniram na PUC do Paraná para o Congresso Humanitas, sobre “o futuro das humanidades”. Organizado pelos quatro programas de pós-graduação da Escola de Educação e Humanidades e pelo Instituto Ciência e Fé da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o Humanitas congregou especialistas para discutir interdisciplinarmente o futuro do humanismo – e das ciências humanas.

Entre os participantes, educadores, filósofos, teólogos e pesquisadores, que debateram temas como epistemologia das ciências humanas, tecnologia e desenvolvimento, direitos humanos e educação a distância, ciências da religião e teologia, cultura e sociedade, metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem. A conferência de abertura foi realizada pelo professor Dr. Renato Janine Ribeiro (USP, ex-ministro da educação) e a de encerramento pelo professor Dr. Paulo Maria da Silva Dias (Reitor da universidade Aberta de Portugal). Muito concorrido também foi o café filosófico com o professor Dr. Vladimir Saflate (USP).

46082778_526733281086896_2197654689992933376_nMas o forte do encontro foram as mesas de debate e os grupos de trabalho, organizados por cada área envolvida: educação, tecnologia, filosofia, teologia e direitos humanos. Essa foi a primeira edição conjunta do evento, que abrigou e unificou vários simpósios, entre eles o I Congresso Internacional do PPGT PUCPR e o XIII Congresso de Teologia da PUCPR, que desfraldaram a temática “teologia em diálogo com as ciências humanas: novos desafios epistemológicos”.

Da UNICAP, foram convidados para participar como expositores nos seminários de teologia o prof. Cláudio Malzoni, que falou sobre hermenêutica, e o prof. Gilbraz Aragão, coordenador do nosso Observatório, que participou do seminário sobre “Ciências da Religião, Teologia e as Epistemologias do Sul”. Gilbraz, que dividiu os trabalhos com o Dr. Agenor Brighenti (PUC PR) e o Dr. Roberto Erwin Zwetsch (EST), defendeu o pensamento complexo e a metodologia transdisciplinar, lógicas ternárias e inclusivas para a administração de controvérsias e a produção de conhecimento em nossos estudos de religião.

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Saiba mais:

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